Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender, através da análise dos dados coletados em um colégio da Rede Pública Estadual, localizado no distrito de Iguatemi, município de Maringá-PR, o processo de aprendizagem e retenção de alunos na quinta série do Ensino Fundamental. Para atingir tal objetivo, realizamos o levantamento do referencial teórico pautando-nos na teoria sobre letramento social (Cook-Gumperz, 1991; Kleiman, 1995) e sobre Avaliação Educacional (Ludke, 1986; Antunes, 2003), observando como questões de alfabetização, letramento, leitura, escrita e avaliação são relevantes na interação professor-aluno em ambientes institucionais. Os dados foram gerados a luz da pesquisa qualitativa interpretativa. Para a coleta dos dados, nos valemos de alguns procedimentos da pesquisa etnográfica (Erickson, 1989); realizamos trabalho de campo; coleta de avaliação escrita no final do ano de 2005; aplicação de um questionário em 2006, a uma componente da equipe pedagógica, a duas professoras do ensino de língua materna, a treze alunos retidos na quinta série no ano letivo de 2005, e aos pais dos alunos envolvidos na pesquisa; entrevista semi-estruturada; e coleta de textos produzidos pelos alunos envolvidos na pesquisa. Os dados levantados para a realização desta pesquisa apontam que a prática da leitura não tem sido constante na sala de aula e, quando ocorre, o papel do professor acaba sendo o de apresentador do texto e raramente o de mediador entre o texto e o aluno. Os alunos dificilmente apresentam outras práticas de letramento na sala de aula, pois a escola se preocupa apenas com o letramento escolar; outras práticas de letramento não são reconhecidas. A concepção de letramento norteadora do trabalho nesta sala de aula é a de letramento autônomo (Kleiman, 1995). Para o aluno, a escrita na escola tem como função o cumprimento de uma avaliação, ele escreve para atender as exigências do professor. O processo de interação do professor com o texto do aluno não acontece, já que o texto é dado como pronto, acabado. O sistema de avaliação utilizado nesta escola é a formativa, visto que há um processo de seleção e classificação dos alunos no final do ano letivo. Por fim, os dados mostram que a escola precisa repensar o processo de avaliação e deixar claro para o aluno o que será avaliado e como ele será avaliado.
Abstract: The learning and failure processes in fifth grade students of the primary school are provided through an analysis of data from a government school in Iguatemi, municipality of Maringá PR Brazil. A survey of the theory was based on social literacy (Cook-Gumperz, 1991; Kleiman, 1995) and on Educational Evaluation (Ludke,1986; Antunes, 2003) with special reference to problems involving reading-writing acquisition, literacy, reading, writing and evaluation as relevant factors in the teacher-student interaction within institutional environments. Data, produced by interpretative quality research, was collected by certain ethnographic research procedures (Erickson, 1989); by field work; by written evaluations late in 2005; by a 2006 questionnaire handed out to a member of the pedagogical team, to two teachers of Portuguese and to thirteen students who failed in the fifth grade in 2005 and to the parents of children taking part in the research; by a half-structured interview; and text collection undertaken by researchinvolved students. Data showed that reading practice has not been a constant exercise in the classroom; when it occurred the teacher's role has been that of a presenter and rarely as a mediator between the text and the student. Students rarely have other literacy practices in class since the school is merely concerned with school literacy shunning other literacy practices. Autonomous literacy (Kleiman, 1995) has been the guiding principle within the classroom. From the student's point of view writing in school is the fulfillment of an evaluation test and writing is done as the teacher's assignment. The teacher's interaction process vis-à-vis the student's text is not achieved since the text is given ready made. This particular school is characterized by a formative evaluation since there is a student's selection and classification process at the end of the scholastic year. Data show that the school must analyze its evaluation process and make it clear to the students what will be evaluated and how they will be evaluated. |