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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Letramento escolar : um estudo sobre a reteno de alunos na 5 srie em uma escola pblica do distrito de Iguatemi - Maring/PR
Autor(es): Clia da Silva Oliveira Haas
Palavras-chave [PT]:

Letramento. Escrita. Alunos. Ensino de primeiro grau. Reteno
Palavras-chave [EN]:
Literacy. Writing. Failure in class
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Maria Ceres Pereira - Unioeste
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo principal compreender, atravs da anlise dos dados coletados em um colgio da Rede Pblica Estadual, localizado no distrito de Iguatemi, municpio de Maring-PR, o processo de aprendizagem e reteno de alunos na quinta srie do Ensino Fundamental. Para atingir tal objetivo, realizamos o levantamento do referencial terico pautando-nos na teoria sobre letramento social (Cook-Gumperz, 1991; Kleiman, 1995) e sobre Avaliao Educacional (Ludke, 1986; Antunes, 2003), observando como questes de alfabetizao, letramento, leitura, escrita e avaliao so relevantes na interao professor-aluno em ambientes institucionais. Os dados foram gerados a luz da pesquisa qualitativa interpretativa. Para a coleta dos dados, nos valemos de alguns procedimentos da pesquisa etnogrfica (Erickson, 1989); realizamos trabalho de campo; coleta de avaliao escrita no final do ano de 2005; aplicao de um questionrio em 2006, a uma componente da equipe pedaggica, a duas professoras do ensino de lngua materna, a treze alunos retidos na quinta srie no ano letivo de 2005, e aos pais dos alunos envolvidos na pesquisa; entrevista semi-estruturada; e coleta de textos produzidos pelos alunos envolvidos na pesquisa. Os dados levantados para a realizao desta pesquisa apontam que a prtica da leitura no tem sido constante na sala de aula e, quando ocorre, o papel do professor acaba sendo o de apresentador do texto e raramente o de mediador entre o texto e o aluno. Os alunos dificilmente apresentam outras prticas de letramento na sala de aula, pois a escola se preocupa apenas com o letramento escolar; outras prticas de letramento no so reconhecidas. A concepo de letramento norteadora do trabalho nesta sala de aula a de letramento autnomo (Kleiman, 1995). Para o aluno, a escrita na escola tem como funo o cumprimento de uma avaliao, ele escreve para atender as exigncias do professor. O processo de interao do professor com o texto do aluno no acontece, j que o texto dado como pronto, acabado. O sistema de avaliao utilizado nesta escola a formativa, visto que h um processo de seleo e classificao dos alunos no final do ano letivo. Por fim, os dados mostram que a escola precisa repensar o processo de avaliao e deixar claro para o aluno o que ser avaliado e como ele ser avaliado.

Abstract: The learning and failure processes in fifth grade students of the primary school are provided through an analysis of data from a government school in Iguatemi, municipality of Maring PR Brazil. A survey of the theory was based on social literacy (Cook-Gumperz, 1991; Kleiman, 1995) and on Educational Evaluation (Ludke,1986; Antunes, 2003) with special reference to problems involving reading-writing acquisition, literacy, reading, writing and evaluation as relevant factors in the teacher-student interaction within institutional environments. Data, produced by interpretative quality research, was collected by certain ethnographic research procedures (Erickson, 1989); by field work; by written evaluations late in 2005; by a 2006 questionnaire handed out to a member of the pedagogical team, to two teachers of Portuguese and to thirteen students who failed in the fifth grade in 2005 and to the parents of children taking part in the research; by a half-structured interview; and text collection undertaken by researchinvolved students. Data showed that reading practice has not been a constant exercise in the classroom; when it occurred the teacher's role has been that of a presenter and rarely as a mediator between the text and the student. Students rarely have other literacy practices in class since the school is merely concerned with school literacy shunning other literacy practices. Autonomous literacy (Kleiman, 1995) has been the guiding principle within the classroom. From the student's point of view writing in school is the fulfillment of an evaluation test and writing is done as the teacher's assignment. The teacher's interaction process vis--vis the student's text is not achieved since the text is given ready made. This particular school is characterized by a formative evaluation since there is a student's selection and classification process at the end of the scholastic year. Data show that the school must analyze its evaluation process and make it clear to the students what will be evaluated and how they will be evaluated.
Data da defesa: 20/03/2007
Cdigo: vtls000164451
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras
UEL: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: csohaas.pdf
Tamanho: 3785 Kb (3875656 bytes)
Criado: 12-12-2008 15:51
Atualizado: 12-12-2008 15:58
Visitas: 1159
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