Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O ensino e a aprendizagem do conceito de nmero na perspectiva piagetiana : uma anlise da concepo de professores da educao infantil
Autor(es): Ozilia Geraldini Burgo
Palavras-chave [PT]:

Formao de professores. Ensino de nmeros. Teoria piagetiana. Concepo de professores. Matemtica. Educao infantil. Construo do nmero. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Infant education. Number construction. Teaching of numbers. Teachers
concepts. Brazil
rea de concentrao: Ensino de Cincia e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Leny Rodrigues Martins Teixeira - UNESP
Valdeni Soliani Franco - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a concepo de professores de Educao Infantil sobre o ensino de nmero para crianas de 4 a 6 anos de idade, tendo como referncia a teoria piagetiana de construo de nmero. Para nos fundamentarmos partimos da leitura do livro: "A gnese do nmero na criana" de Piaget e Szeminska e analisamos algumas obras responsveis pela divulgao das idias de Piaget no Brasil. Pesquisamos a formao dos professores polivalentes, atuantes na Educao Infantil, priorizando os conhecimentos didticos dos contedos matemticos presentes nos cursos de formao, e os estudos referentes s suas concepes acerca de ensino e aprendizagem. Esses pressupostos tericos nos possibilitaram analisar as respostas das 10 (dez) professoras entrevistadas. Os resultados da pesquisa indicaram que as concepes das professoras de Educao Infantil em relao ao ensino de nmero so empiristas, mescladas de situaes aprioristas e interacionistas prevalecendo a orientao da prtica em detrimento da teoria em seu cotidiano. Essas concepes, todavia, no se sustentam quando as professoras se deparam com as situaes ldicas, emergindo da, uma concepo construtivista com a proposta de atividades que contemplam, claramente, a construo do conceito de nmero na perspectiva piagetina.

Abstract: Education teachers' concept on the teaching of numbers to 4-6-year old children with reference to Piaget's Theory is investigated. Piaget and Szeminska's The Genesis of Numbers in the Child and other works comprising Piaget's concepts, especially those published in Brazil, were analyzed. Polyvalent teachers' training, especially for those dedicated to Infant Education, was also researched. Didactic knowledge of Mathematics in training courses and the teachers' concepts with regard to teaching and learning were given priority. Above theoretical presuppositions were a great help in the analysis of answers given by 10 interviewed teachers. Results show that Infant Education teachers' concepts with regard to the teaching of number are rather empiricists, although mixed with aprioristic and interactionist situations where practice prevails to the detriment of theory. Concepts are easily worn out when teachers perceive playful situations. A constructivist concept emerges when activities involving the construction of the number concept within the Piaget's perspective are developed.
Data da defesa: 05/03/2007
Cdigo: vtls000164525
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_OZILIA BURGO.pdf
Tamanho: 1158 Kb (1185562 bytes)
Criado: 10-10-2008 17:23
Atualizado: 04-11-2008 15:21
Visitas: 3492
Downloads: 479

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.