Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar a concepção de professores de Educação Infantil sobre o ensino de número para crianças de 4 a 6 anos de idade, tendo como referência a teoria piagetiana de construção de número. Para nos fundamentarmos partimos da leitura do livro: "A gênese do número na criança" de Piaget e Szeminska e analisamos algumas obras responsáveis pela divulgação das idéias de Piaget no Brasil. Pesquisamos a formação dos professores polivalentes, atuantes na Educação Infantil, priorizando os conhecimentos didáticos dos conteúdos matemáticos presentes nos cursos de formação, e os estudos referentes às suas concepções acerca de ensino e aprendizagem. Esses pressupostos teóricos nos possibilitaram analisar as respostas das 10 (dez) professoras entrevistadas. Os resultados da pesquisa indicaram que as concepções das professoras de Educação Infantil em relação ao ensino de número são empiristas, mescladas de situações aprioristas e interacionistas prevalecendo a orientação da prática em detrimento da teoria em seu cotidiano. Essas concepções, todavia, não se sustentam quando as professoras se deparam com as situações lúdicas, emergindo daí, uma concepção construtivista com a proposta de atividades que contemplam, claramente, a construção do conceito de número na perspectiva piagetina.
Abstract: Education teachers' concept on the teaching of numbers to 4-6-year old children with reference to Piaget's Theory is investigated. Piaget and Szeminska's The Genesis of Numbers in the Child and other works comprising Piaget's concepts, especially those published in Brazil, were analyzed. Polyvalent teachers' training, especially for those dedicated to Infant Education, was also researched. Didactic knowledge of Mathematics in training courses and the teachers' concepts with regard to teaching and learning were given priority. Above theoretical presuppositions were a great help in the analysis of answers given by 10 interviewed teachers. Results show that Infant Education teachers' concepts with regard to the teaching of number are rather empiricists, although mixed with aprioristic and interactionist situations where practice prevails to the detriment of theory. Concepts are easily worn out when teachers perceive playful situations. A constructivist concept emerges when activities involving the construction of the number concept within the Piaget's perspective are developed. |