Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: As concepes alternativas de alunos da 8 srie do ensino fundamental sobre o fenmeno do efeito estufa
Autor(es): Ana Cristina Leandro da Silva Libanore
Palavras-chave [PT]:

Efeito estufa. Aquecimento global. Cincias. Ensino. Concepes alternativas. Anlise de contedo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Teaching of Science. Alternative conceptions. Analysis of Content. Effect Stove. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Ana Maria de Andrade Caldeira - UNESP
Maria Jlia Corazza Nunes - UEM
Resumo:
Resumo: Elucidar o processo de ensino e aprendizagem sempre foi um desafio para todos os pesquisadores e educadores em geral. Na atualidade, vem crescendo o nmero de pesquisas voltadas para o ensino de Cincias, j que, segundo estudos recentes, o aluno formula vrias concepes diferentes das cientficas durante o processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Tais formulaes construdas pelos estudantes acabam interferindo de maneira negativa na aprendizagem dos conhecimentos cientficos. Alm disso, os professores parecem no saber como trabalhar os conhecimentos prvios dos alunos ao ensinar os conhecimentos cientficos escolares. Diante dessa realidade, este trabalho analisa as concepes de estudantes da 8 srie do Ensino Fundamental sobre o efeito estufa, tema que faz parte do currculo das disciplinas de Cincias e Geografia deste nvel de ensino. A pesquisa envolveu 40 alunos e duas professoras das disciplinas de Cincias e de Geografia do Ensino Fundamental de uma escola particular de um municpio da regio Noroeste do Estado do Paran. Para a coleta de dados, os alunos responderam a um questionrio e as professoras foram entrevistadas. Com base na anlise dos dados, seguindo os pressupostos da anlise de contedo de Bardin, constatou-se que tanto os alunos como as professoras possuem idias alternativas a respeito do efeito estufa, concebendo esse fenmeno como conseqncia da ao antrpica ao poluir e destruir a natureza. Tambm ficou manifesto que para eles efeito estufa e aquecimento global so sinnimos, pois o aumento de cncer de pele e o derretimento das geleiras foram explicados como conseqncias do efeito estufa. Outras concepes predominantes foram que os buracos na camada de oznio geram o efeito estufa e que o nosso planeta comparado a uma estufa justamente por causa dos raios ultravioletas que penetram pelos buracos da camada de oznio e aumentam a temperatura na Terra. Analisando o livro didtico adotado pela escola quando esses estudantes fizeram a 5 srie na disciplina de Geografia, tambm se constataram algumas dessas idias alternativas. Dessa forma, a anlise dos dados realizada indica que a confuso conceitual manifestada pelos educandos e educadores tem suas razes no processo de ensino e aprendizagem e interfere nitidamente na qualidade do ensino de Cincias.

Abstract: To elucidate education and learning always went in general a challenge for all researchers and educators. Nowadays, the number of researches about sciences is growing, since, according to recent studies, the student formulates different conceptions from the scientific, during the teaching-learning process in the classroom. Such formulations built by students, interfering in a negative way for learning of the scientific knowledge. Besides, the teachers not seem to know as to approach the previous knowledge of students, when teaching at school scientific knowledge. Due to that reality, this work analyzes the students of the 8th series of Fundamental Teaching conceptions on the effect stove, theme that makes part of the curriculum and the subjects are: Sciences and Geography of this teaching level. The research involved 40 students and two teachers, that teaching Sciences and Geography of the Fundamental Teaching of private school of a municipal district of the Northwest area of the State Paran. For collection of data, the students answered to a questionnaire and the teachers were interviewed. With base the analysis of data, it was verified that so much students as the teachers possess alternative ideas, regarding the effect stove, conceiving that phenomenon as a consequence of the human action, when polluting and to destroy the nature. It was also obvious that for them effect stove and global heating are synonymous, because the increase of skin cancer and the melting of the glaciers were explained as consequences of the effect stove. Others predominant conceptions were that the holes in the layer of ozone generate the effect stove and that our planet is compared exactly to a stove, because of the ultraviolet rays that penetrate for the holes of the layer of ozone and they increase the temperature in the Earth. Analyzing the didactic book adopted by the school, when those students did to 5th series in the subject is Geography, some of those alternative ideas were also verified. In that way, the analysis of the accomplished data indicates that the conceptual confusion manifested by the students and educators has it is roots in the teaching process and learning and it interferes sharply in the quality of the teaching of Sciences.
Data da defesa: 02/02/2007
Cdigo: vtls000164868
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_ANA_cristina_libanore.pdf
Tamanho: 900 Kb (921738 bytes)
Criado: 20-11-2008 14:50
Atualizado: 20-11-2008 14:55
Visitas: 3292
Downloads: 588

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.