Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Polticas educacionais e escolas rurais no Paran : 1930-2005
Autor(es): Edson Bareiro
Palavras-chave [PT]:

Escolas rurais. Educao rural. Histria. Poltica e educao. xodo rural. Ensino rural. Polticas educacionais. Dinmica populacional. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Rural schools. Rural Exodus. Teach Rural. Educational Politics.
Population Dynamics. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Maria das Graas de Lima [Orientador] - UEM
Ruth Youko Tsukamoto - UEL
Polnia Alto Fusinato - UEM
Resumo:
Resumo: Este trabalho trata das escolas rurais no Paran, como esto estruturadas e a sua situao ao longo do sculo passado e qual a sua tendncia atualmente. Apresenta uma retrospectiva histrica sobre as polticas pblicas e as discusses em cada perodo histrico sobre o tema educao rural no Brasil e no Estado do Paran. Mostra que no Brasil as polticas voltadas para as escolas rurais estiveram sempre atreladas s crises pelas quais passou o campo no pas, seja o xodo rural, a modernizao da agricultura e a presso dos Movimentos Sociais em busca da Reforma Agrria. No Estado do Paran as escolas rurais foram sendo implantadas a medida que as frentes pioneiras de colonizao avanavam na regio Norte e Sudoeste, nas outras regies de colonizao mais antiga j havia inmeras escolas, a partir da modernizao da agricultura, ocorre alm da mudana de cultura agrcola, uma alterao na estrutura fundiria no Estado e provoca um intenso xodo rural invertendo a situao de domiclio da populao que anterior a esse processo era rural. As escolas rurais passam por um processo de extino que chega ao nossos dias, as iniciativas para oferecer a populao que continua no campo paranaense o acesso a educao esto no transporte escolas para a cidade e na nucleao de antigas escolas rurais isoladas, alm de iniciativas de ONGs e Movimentos Sociais.

Abstract: This paper treats of the rural schools in Paran, as they are structured and your situation along last century and which your tendency now. Presents a retrospective one historical on the public politics and the discussions in each historical period on the theme rural education in Brazil and in the State of Paran. He/she/you shows that in Brazil the politics gone back to the rural schools they were always harnessed to the crises by the which it passed the field in the country, be the rural exodus, the modernization of the agriculture and the pressure of the Social Movements in search of the Agrarian Reform. In the State of Paran the rural schools went being implanted the measure that the pioneering fronts of colonization moved forward in the North and Southwest area. In the other areas of older colonization there were already countless schools, starting from the modernization of the agriculture, it happens besides the change of agricultural culture, an alteration in the structure of the country in the State and it provokes an intense rural exodus inverting the situation of home of the population that was rural previous to that processo The rural schools go by an extinction process that arrives at our days, the initiatives to offer the population that continues in the field paranaense the access the education are at the transport schools for the city and in the nucleation of old isolated rural schools, besides initiatives of ONGs and Social Movements .
Data da defesa: 12/03/2007
Cdigo: vtls000164871
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria das Graas de Lima
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_ EDSON BAREIRO.pdf
Tamanho: 3674 Kb (3762134 bytes)
Criado: 14-10-2010 11:49
Atualizado: 14-10-2010 11:58
Visitas: 1293
Downloads: 60

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.