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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Hipteses sobre a combusto entre alunos do ensino mdio : a epistemologia de Gaston Bachelard
Autor(es): Dbora Piai
Palavras-chave [PT]:

Histria da qumica. Combusto. Educao. Bachelard, Gaston. Epistemologia de Bachelard. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Combustion. Bachelards Epistemology. Chemistry History. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Maria Aparecida Rodrigues [Orientador] - UEM
Eliane Sebeika Rapchan - UEM
Alice Ribeiro Casimiro Lopes - UERJ
Cllia Maria Ignatius Nogueira - UEM
Resumo:
Resumo: A descoberta do oxignio integra um dos maiores debates encontrados na histria da Qumica e est vinculada teoria lavoiseriana (MAAR, 1999). At que essa teoria fosse proposta por Lavoisier muitas outras estiveram atreladas a uma srie de noes, inclusive quelas que ficaram conhecidas por associao aos flogistonistas, algumas delas carregadas de dogmatismo e misticismo, constituram-se naquilo que Bachelard denominou como obstculo epistemolgico. Para Bachelard, num sentido amplo, obstculo algo que impede um indivduo de progredir na esfera intelectual (BACHELARD, 1996). Neste trabalho, foram levantadas as idias de alunos da 1 srie do Ensino Mdio, sobre o processo da queima, por meio de uma srie de experimentos envolvendo combusto. Os dados levantados foram analisados a partir do confronto com a epistemologia de Bachelard e debates histricos que circundaram a teoria do flogstico at o surgimento da teoria de Lavoisier. Da resultaram algumas categorias de carter epistemolgico histrico e educacional, que foram desdobradas em subcategorias entre elas: a da experincia primeira, generalizao, erro como tentativa de construo do conhecimento cientfico, o fogo como agente de transformao, os princpios responsveis pela queima e consideraes sobre a conservao da matria. O erro, quando manifesto em sala de aula, algo que no condiz com o conhecimento cientifico estabelecido. No entanto, para Bachelard, a reflexo sobre o novo, que leva sempre ao ato de conhecer e postura adotada pelo sujeito conhecedor nesse ato de conhecer, pode ser determinante no que diz respeito ao erro e ao obstculo epistemolgico. O erro em Bachelard difere de maneira significativa do erro na forma em que estamos habituados a pensar a partir do senso comum. Para ns, o erro visto como algo "impuro" e no premeditado e que nem deve ser considerado. A cincia em geral descarta o erro, assim como os professores, principalmente aqueles erros conceituais ou formais que so cometidos em sala de aula. Os resultados obtidos revelam que, em contato com os experimentos e sob estmulo de questes, os alunos conseguiram levantar hipteses sobre o que acontece no processo de combusto. No entanto, quando esses alunos expressaram concepes espontneas que mostraram-se errneas, isso foi valorizado pois, sob a tica bachelardiana, significa a existncia do pensamento racional. O professor, como o responsvel pela mediao entre o conhecimento e o aluno, pode fazer com que os estudantes superem tais dificuldades propondo situaes de aprendizagem nas quais as representaes falsas destes sejam colocadas em xeque, valorizando o erro com vistas sua superao. Este processo de reflexo tem o potencial de possibilitar aos alunos uma aproximao mais eficaz do conhecimento cientifico.

Abstract: The discovery of the Oxygen integrates one of the bulk debate found at the Chemistry history and is associated to Lavoisier theory (MAAR, 1999). Many others theory were associated to a many conception until Lavoisier proposed this theory, inclusive those were acquaintance because of the association to phlogistonists, some of them was appointed from dogmas and myth, that constituted in the obstacle that Bachelard called Epistemological Obstacle. Bachelard says the obstacle was something that impedes a individual to progress his intellect (BACHELARD, 1996). This work appointed the students ideas in the fist period E. M., about the bum process, when they observed some experiments about burn. The results were analysed confronting with the Bachelard theory. The students' answers resulted in some categories: Fist Experience, General Knowledge and Error. Fist Experience is the observation result after explanation and reflexion. General Knowledge is successive generalization. And the Error is some result that does not accord with the scientific knowledge reputed right. However, to Bachelard, the reflexion about what is news can be determinant about what is mistake and to obstacle. The error to Bachelard is considerably different to the common sense about error. Error to us is considered: innocent, unthinking and did not premeditate. The Science generally casts off the error, like the teachers do, mainly class mistakes. The results show the students could couch hypothesis about what happens in the process of combustion. However, when these students expressed spontaneous conception because represents the existence of the rational thought. The teacher is the mediator between the knowledge and the student, and he can do the students improve on the difliculties proposing situations to do the student sees the error to improve on him. This process has the potency to enable an approximation more effective of the scientific knowledge.
Data da defesa: 07/03/2007
Cdigo: vtls000164874
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Rodrigues
Co-Orientador: Prof. Dr. Eliane Sebeika Rapchan
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_DBORA PIAI.pdf
Tamanho: 1945 Kb (1991891 bytes)
Criado: 18-10-2010 08:28
Atualizado: 18-10-2010 08:42
Visitas: 1138
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