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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Crianas, algoritmos e sistema de numerao decimal
Autor(es): Marcela Boccoli Signorini
Palavras-chave [PT]:

Educao matemtica. Algoritmo de adio e subtrao. Sistema de Numerao Decimal. Ensino e aprendizagem. Prticas educativas. Aritmtica. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Mathematics Education. Addiction and Subtraction Algorithms. Decimal
Numeration System. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Cllia Maria Ignatius Nogueira [Orientador] - UEM
Ruy Csar Pietropaulo - UEM
Luzia Marta Bellini - UEM
Resumo:
Resumo: Embora vrios estudos em Educao Matemtica (tanto no mbito nacional quanto internacional) abordem possveis problemas na insero "incorreta" de procedimentos formais no ensino de aritmtica nas sries iniciais, necessrio reconhecer que essas discusses ainda no adentraram por completo nos limites escolares a ponto de romper significativamente com as prticas escolares que priorizam a repetio em detrimento da construo do conhecimento matemtico. Nessa perspectiva, a presente pesquisa teve como proposta investigar se o ensino da aritmtica, com nfase no algoritmo contribui para a construo do conhecimento matemtico. Optou-se por analisar apenas as estruturas aditivas - operao de adio e/ou subtrao - pois elas permitem investigar: a) se a utilizao das tcnicas operatrias convencionais (os algoritmos), na resoluo das operaes de adio e subtrao, permite a flexibilidade do pensamento da criana e; b) se a criana, ao utilizar os algoritmos formais de adio e subtrao, percebe os princpios e as propriedades do Sistema de Numerao Decimal implcitos nesse procedimento. Para alcanar os objetivos almejados, foram entrevistadas, mediante o Mtodo Clnico de Jean Piaget, vinte crianas de uma escola pblica de Maring, sendo que, dez pertencia terceira srie do ciclo bsico e dez cursavam a quinta srie do Ensino Fundamental. Estes dois grupos foram subdivididos ainda em outros dois grupos menores composto por cinco crianas que, segundo suas professoras, apresentavam bom desempenho de aprendizagem em Matemtica e cinco que apresentavam desempenho tido com insuficiente. A anlise dos resultados indica que tanto as crianas de terceira como as de quinta srie reproduzem mecanicamente as tcnicas operatrias convencionais, sem compreenso real das aes que realizam. Ao utilizar o algoritmo convencional de adio e subtrao o fazem de forma automtica, repetindo regras que lhes foram ensinadas e sem perceber a relao existente entre esse dispositivo e os princpios e as propriedades do Sistema de Numerao Decimal. Quanto ao desempenho na aprendizagem da disciplina (bom ou insuficiente), no possvel afirmar que ele esteja relacionado com a compreenso do Sistema de Numerao Decimal, o que nos parece que essas classificaes esto voltadas para outras variveis do processo educativo.

Abstract: Although many studies in Mathematics Education (in the national as well as in the international sphere) approach possible problems about an "incorrect" introduction of formal educational procedures in the arithmetic's teaching during the beginning stages of learning, it is important to recognize that these discussions haven't emerged completely in the scholars limits to provoke an important rupture on the present scholar practices, which remains taking priority to repetition instead of the mathematical knowledge construction. In this sense, the present research proposed to investigate if the arithmetical teaching, with emphasis in algorithm, contributes to the mathematical knowledge construction. It was decided to analyze only the additives structures - addition operation and/or subtraction - as these structures make possible to investigate: a) if the conventional operations techniques (the algorithms) utilization, in addition and subtraction operations solving, allow the flexibility of the child's thinking and; b) if the child, while using the formal addition and subtraction algorithms, perceives the principles and properties of the Decimal Numeration System which are implicit in this procedure. Aiming to achieve the proposed objectives, it was interviewed, through Piaget's Clinical Method, twenty children of a public school of Maring, being that, ten children belonged to the third grade of the basic cycle and the other ten to the fifth grade of the Fundamental Education. Each one of these two groups were subdivided into other two smaller groups, composed by five children who, according to their teachers, had a good performance and five children who had an insufficient performance in mathematical learning. The results analysis indicates that children from both educational stages reproduce mechanically the conventional operations techniques, without a real comprehension of the actions executed by them. While using the conventional algorithms of addition and subtraction, they make it automatically, repeating rules that they were taught to without realizing the existing relation between this mechanism and the principles and properties of the Decimal Numeration System. Regarding the learning performance in the subject (good or insufficient), it is not possible to affirm if it is related to the Decimal Numeration System comprehension, it seems that these classifications point toward to other variables of the educative process.
Data da defesa: 27/02/2007
Cdigo: vtls000164875
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Cllia Maria Ignatius Nogueira
Co-Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_MARCELA_signorini.pdf
Tamanho: 1547 Kb (1584178 bytes)
Criado: 20-11-2008 15:03
Atualizado: 20-11-2008 15:14
Visitas: 4956
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