Resumo: A inclusão da História da Ciência como parte da formação do professor de ciências tem sido defendida por diversos pesquisadores, que afirmam que um professor deve ter um conhecimento mínimo de aspectos sociais da ciência. Nesse sentido, torna-se importante conhecer a atitude que estudantes têm diante da História da Ciência. Estas atitudes podem ser evidenciadas por meio de um instrumento de avaliação, que forneçam indícios de como eles se posicionam, possibilitando inferir sua influência na prática pedagógica. No presente trabalho foi elaborado um instrumento de avaliação por meio de uma escala métrica, visando avaliar as atitudes de estudantes de licenciatura em Ciências (física, química, biologia, geografia, matemática), a respeito do uso da História da Ciência no ensino. Na etapa inicial foram produzidos 96 itens baseados em levantamento de literatura acerca da História da Ciência e de seu uso no ensino. Cada item corresponde a uma afirmação que deverá ser respondida por meio de uma escala do tipo Likert. De início, os itens foram agrupados em cinco fatores: I. Conhecimento de História da Ciência (HC), II. Reconhecimento da HC como importante, III. Reconhecimento da HC como relevante no ensino. IV. Influência da HC na própria formação. V. O professor e sua relação com a História da Ciência. Como parte da validação do mesmo, o instrumento foi inicialmente avaliado por onze juízes, especialistas em História da Ciência, Educação e Psicologia, que se manifestaram sobre a clareza e classificação de cada item, bem como sua pertinência no instrumento. Após esta etapa, permaneceram 89 itens. Posteriormente, o instrumento foi submetido a uma amostra de 201 estudantes do 2º, 3° e 4° séries de licenciatura dos cursos citados, de uma Universidade paranaense. As respostas foram submetidas a análises estatísticas pelo programa SPSS® v.13, a fim de se verificar sua validade. Análises descritivas, de fiabilidade e fatoriais foram efetuadas, bem como eliminados os itens pouco significativos ou que apresentavam dificuldade de resposta por parte dos integrantes da amostra. O resultado final indicou para um questionário contendo 33 itens, subdivididos em 3 fatores I. Importância da História da Ciência no ensino; II. Insegurança em relação a História da Ciência; III. Conhecimento de História e da natureza da Ciência, com cargas fatoriais entre 0,799 - 0,373 e alfas de 0,921, 0,716 e 0,581, respectivamente. Estes resultados evidenciam que o instrumento proposto possui qualidades psicométricas adequadas para avaliar atitudes desses licenciandos frente ao uso de História da Ciência no ensino.
Abstract: Several researches have defended the inclusion of the History of Science in the training of the Science teacher by stating that the teacher must have a minimum knowledge of the social aspects of Science. Knowledge on the attitudes of students on this theme is of paramount importance. Attitudes may be analyzed by evaluations that would give clues on their opinions and, consequently, their influence on pedagogical practice may be inferred. A metric scale evaluation tool has been prepared in current research to assess the attitudes of undergraduate Science (Physics, Chemistry, Biology, Geography and Math) students with regard to the History of Science in teaching. Initially 96 items, based on a research in the literature on the History of Science and its employment in teaching, were presented. Each item corresponded to a statement that must be answered by a Likert-type scale. Items were grouped under five headings: I Knowledge of the History of Science (HS); II Acknowledgement that HS is important; III Acknowledgement that HS is relevant in teaching; IV Influence of HS in the teacher's training; V The teacher and his/her relationship with the HS. The above tool was initially evaluated by eleven judges, experts in the History of Science, Education and Psychology, who opined on the clarity and classification of each item and its appropriateness. Items were reduced to 89 and the tool was applied to a sample of 201 students of the 2nd, 3rd and 4th year of the undergraduate course mentioned above at a university in the state of Paraná, Brazil. Statistical analyses by SPSS® v.13 were applied to the answers as a validity test. Descriptive, trust and factorial analyses were further undertaken, while certain lowsignificant items or items that proved to be difficult to reply by sampled students were eliminated. Results showed factorial loads between 0.799 and 0.373 and alphas 0.921, 0.716 and 0.581 respectively, for a 33-item questionnaire, subdivided into three factors I. Importance of the History of Science in teaching; II Insecurity with regard to the History of Science; III Knowledge of History and the nature of Science. Results also show that the above tool has psychometric traits proper for the evaluation of undergraduate students' attitudes with regard to the History of Science in teaching. |