Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O ensino da Geometria no ambiente Cinderella
Autor(es): Rosngela Constantino
Palavras-chave [PT]:

Geometria. Ensino e aprendizagem. Geometria Dinmica. Representao geomtrica. Brasil
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Doherty Andrade [Orientador] - UEM
Regina Maria Pavanello - UEM
Lourdes Maria Wetle de Almeida - UEL
Resumo:
Resumo: Este trabalho trata do ensino da Geometria e das possveis contribuies dos softwares de Geometria Dinmica, em especial o software Cinderella. O objetivo deste trabalho analisar se uso do software de Geometria Dinmica Cinderella auxilia na construo do conhecimento em Geometria. Essa discusso se faz necessrio, pois o computador introduz uma dimenso dinmica investigao em Geometria. As representaes de figuras planas ou espaciais, poderem agora ser manipuladas e transformadas de diferentes maneiras. Elaboramos um curso com atividades de Geometria plana utilizando o software Cinderella para alunos do 2 ano do curso de Pedagogia para analisar as dificuldades dos alunos na compreenso de conceitos de Geometria e a possibilidade de superao dessas dificuldades mediante o uso do software. A anlise das discusses e comportamento dos alunos, futuros professores, revelaram inicialmente o pouco conhecimento em Geometria e que a utilizao dos softwares de Geometria Dinmica podem contribuir na evoluo da aprendizagem em Geometria e potencializar suas habilidades para visualizao e compreenso do objeto geomtrico.

Abstract: This work treats of the Geometry teaching and the possible contributions of Dynamic Geometry softwares, mainly Cinderella software. The aim of this work is to analyze if the use of the Dynamic Geometry Cinderella software aids in the construction of the knowledge in Geometry. This discussion is important because the computer introduces a dynamic dimension to the investigation of the Geometry. The representations of plane or space geometric illustrations can be now manipulated and transformed of different ways. A course of plane Geometry was carried out, using the software Cinderella, with students of the 2nd period of the Pedagogy graduation. This course was applied to analyze the students' difficulties to understand Geometry concepts and the possibility of overcoming of those ones by the use of the software. The analysis of the students' discussions and behavior showed initially low knowledge of Geometry. And was observed that the use of the Dynamic Geometry softwares can contribute to learning and to increase their abilities to visualize and understand geometric objects.
Data da defesa: 07/07/2006
Cdigo: vtls000164877
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Doherty Andrade
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2006_rosangela_constantino.pdf
Tamanho: 1383 Kb (1415824 bytes)
Criado: 14-10-2008 10:54
Atualizado: 04-11-2008 15:20
Visitas: 3507
Downloads: 662

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.