Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: Competitividade e orientao para o mercado no arranjo produtivo local embrionrio do vesturio de Londrina
Autor(es): Fabiano Palhares Galo
Palavras-chave [PT]:

Orientao para o mercado. Vesturio. Competitividade. Administrao. Inovao (Administrao). Indstria do vesturio. Londrina. Paran. (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Market orientation. Innovation. Competitiveness. Clothing industry. Londrina. Paran. State. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Mrcia Regina Gabardo da Camara [Orientador] - UEL
Jos Carlos Dalmas - UEL
Luiz Antonio Felix - UEL
Resumo:
Resumo: A pesquisa analisa o impacto da orientao para o mercado e da inovao sobre o desempenho das empresas do arranjo produtivo local embrionrio do vesturio de Londrina. Identifica o grau de orientao para o mercado atravs da escala Markor, elaborada por Kohli, Jaworski e Kumar (1993) e a implementao de inovaes de produto, processos e inovaes organizacionais, alm de verificar o desenvolvimento de atividades inovativas das empresas da amostra. O desempenho das empresas obtido atravs de medidas subjetivas e as variveis selecionadas foram o crescimento do faturamento, lucro lquido e retorno do investimento. Os procedimentos metodolgicos envolvem a reviso da literatura que estuda os principais fatores que caracterizam os arranjos produtivos, inovao e orientao para o mercado. O mtodo escolhido o survey, envolvendo uma amostra de 62 empresas. Para proceder anlise dos dados, utiliza-se o coeficiente de correlao de Pearson e a Anlise de Clusters. Aponta como principais resultados: a) as empresas do vesturio de Londrina so altamente orientadas para o mercado e esto se voltando principalmente para aes de resposta ao mercado; b) as micro empresas apresentaram as maiores mdias de orientao para o mercado; c) o comportamento inovador do arranjo baixo; d) o processo de lanamento de novos produtos tem sido a prtica inovativa mais utilizada pelas empresas; e) os principais motivos que dificultam a realizao de atividades de inovao por parte das empresas do arranjo esto ligados a fatores econmicos. Conclui que a orientao para o mercado e a inovao contribuem para o crescimento do faturamento e para o retorno do investimento das indstrias do vesturio de Londrina.

Abstract: This research analyzes the impact of the market orientation and innovation about the performance of the companies of the local embryonic productive arrangement of clothing in Londrina. It identifies the rank of market orientation through Markor scale, elaborated by Kohli, Jaworski and Kumar (1993) and the product innovation implementation, processes and organizational innovations, and also to verify the development of innovative activities of the sample companies. The performance of the companies is obtained through subjective measures and the selected variables were invoicing growth, net profit and return of the investment. The methodological procedures involve the revision of the literature that studies the main factors that characterize the productive arrangements, innovation and market orientation. The chosen approach is the survey, involving a sample of 62 companies. To proceed with the data analysis, we use the coefficient of correlation of Pearson and the Clusters Analysis. Main Results: a) the clothing companies in Londrina are highly oriented for the market and are turned to actions to answer the market; b) the small companies present the highest average of market orientation; c) the innovative behavior of the arrangement is low; d) the process of launching new products has been the most innovative practice used by the companies; e) the main reasons that complicate the innovation activities achievement by the arrangement companies are connected to economic factors. Concludes that market orientation and innovation contribute for the invoicing growth and for the return of investment of the clothing industries in Londrina.
Data da defesa: 28/06/2006
Cdigo: vtls000164913
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Londrina
Orientador: Prof. Dr. Mrcia Regina Gabardo da Camara
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 096. Fabiano Galo.pdf
Tamanho: 1571 Kb (1608808 bytes)
Criado: 27-09-2010 09:38
Atualizado: 27-09-2010 09:51
Visitas: 1083
Downloads: 19

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.