Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: A imagem de lngua portuguesa no discurso de professores e alunos do Ensino Fundamental e Mdio : a perspectiva do ensino - (e)aprendizagem
Autor(es): Juliana Orsini da Silva
Palavras-chave [PT]:

Anlise do discurso. Lngua portuguesa. Instituio escolar. Ensino. Aprendizagem. Ensino Fundamental e Mdio.
Palavras-chave [EN]:
Speech. Portuguese language. School.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Maria Aparecida Honrio [Orientador] - UEM
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Cludia Regina Castellanos Pfeiffer - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Neste trabalho, procedemos anlise do discurso dos professores e alunos sobre a lngua portuguesa fundamentada nos pressupostos tericos da Anlise de Discurso de linha francesa. A questo que norteou este trabalho foi: quais os sentidos produzidos sobre lngua portuguesa no discurso de professores e alunos tendo em vista a imagem que possuem desta lngua a partir da posio que ocupam no espao escolar? Para respondermos a esta questo, analisamos um corpus extrado de um questionrio por ns organizado e aplicado aos professores e alunos do ensino fundamental e mdio. Os dados levantados revelaram que, no discurso dos professores, h uma concepo de lngua que ideologicamente construda. Os sentidos produzidos em relao aos usos da lngua portuguesa estabeleceram suas bases no discurso da norma culta. A imagem de lngua que se inscreveu a de uma lngua enquanto sistema fechado, a lngua imaginria. Tambm compreendemos que, por meio do imaginrio lingstico produzido, o sujeito que se afasta da lngua imaginria, da lngua idealizada, afasta-se da condio de ser brasileiro, j que a lngua constitui-se como uma identidade nacional. Alm disso, percebemos diferentes posies-sujeitos, em que o professor deixou entrever a imagem de que incorporou aquilo que defende a lingstica, mas por outro lado, reproduziu os preceitos do ensino tradicional, incidindo sobre os discursos procedimentos de controle e jogo de imagens. Quanto aos alunos, para a 4 srie, a escrita perpassou a imagem em relao disciplina, aparecendo como algo que instaura poder. Na 8 srie, os alunos projetaram em seus enunciados o discurso da gramtica tradicional como lugar de estudo/ensino, do saber. Apareceu como efeito, a imagem de lngua correta que, para esses alunos, se constitui no domnio das nomenclaturas gramaticais. Esta viso tambm se revelou nas seqncias discursivas da 3 srie. Como conseqncia deste imaginrio de lngua, vimos que a identidade lingstica do aluno vai sendo construda durante toda a sua vida escolar. Em relao importncia da disciplina, observamos que, de uma forma ou de outra, aprender lngua portuguesa, para os alunos, justifica-se com a preocupao e o cuidado com o uso correto da lngua como forma de exercer poder e ser includo no grupo, seja na escola, seja fora da escola.

Abstract: In this work, we preceded the analysis of the teachers' speech and students on the Portuguese language based in the theoretical presuppositions of the Analysis of Speech of French line. The subject that orientated this work was: which senses produced on Portuguese language in the teachers' speech and students tends in view the image that they possess of this language starting from the position that they occupy in the school space? For us to answer this subject, we analyzed an extracted corpus of a questionnaire for us organized and applied to the teachers and students from the basic and high school. The research revealed that, in the teachers' speech, there is a language conception that is built ideologically. The senses produced in relation to the uses of the Portuguese language they established your bases in the speech of the educated norm. The language image that she enrolled is of a language while closed system, the imaginary language. We also understood that, through the imaginary linguistic produced, the person that stands back of the imaginary language, of the idealized language, he/she stands back of the condition of being Brazilian, since the language is constituted as a national identity. Besides that, we noticed different position-subjects, in that the teacher let to glimpse the image that they incorporated that that defends the linguistics, but on the other hand, it reproduced the precepts of the traditional teaching, happening on the speeches control procedures and game of images. And for the students, for to 4th grade, the writing shows the image in relation to the discipline, appearing as something that establishes power. In the 8th grade, the students projected in your statements the speech of the traditional grammar as learning/teaching place, of the knowledge. It appeared as effect, the language image correct that, for those students, it is constituted in the domain of the grammatical nomenclatures. This vision was also revealed in the discursive sequences of the 3rd grade. As a consequence of this imaginary of language, we saw that the student's linguistic identity is being built during all your school life. In relation to the importance of the discipline, we observed that, one way or another, to learn Portuguese language, for the students, it is justified with the concern and the care with the correct use of the language as form of power and to be included in the group, be at the school, be out of the school.
Data da defesa: 26/04/2007
Cdigo: vtls000165035
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Honrio
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: josilva.pdf
Tamanho: 544 Kb (556702 bytes)
Criado: 27-03-2009 10:23
Atualizado: 27-03-2009 10:36
Visitas: 1432
Downloads: 81

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.