Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: Marketing social corporativo e identidade corporativa na perspectiva do gestor : um estudo multicasos na indstria alimentcia do Paran
Autor(es): Patricia Soares Azoline Corra
Palavras-chave [PT]:

Marketing social. Alimentos. Indstria. Imagem corporativa. Formao. Paran (Estado). Brasil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Mozar Jos de Brito - UFLA
Hilka Pelizza Vier Machado - UEM
Resumo:
Resumo:O marketing social corporativo um conceito que surgiu na dcada de 90 e que engloba elementos da responsabilidade social corporativa com ferramentas de marketing, assim busca o compartilhamento de valor com seus pblicos, por meio da divulgao dos programas sociais, em um processo que gera benefcios no somente para a causa social como tambm para a empresa. Com a incluso dos valores sociais propostos pelo MSC na comunicao que realizada, acredita-se que haja uma influncia na identidade das empresas j que esta passa a se apresentar diferentemente a seus pblicos. Assim, neste trabalho, objetivou-se estudar, sob a perspectiva dos gestores, a influncia destes programas sociais na identidade corporativa das grandes indstrias do setor alimentcio do estado do Paran, por meio da comunicao que realizada. Para atingir este objetivo, num primeiro momento realizada uma discusso terica sobre ambos os conceitos e que orientam a formulao da parte emprica que consistiu em uma pesquisa qualitativa, realizada entre dezembro de 2006 e maro de 2007, utilizando-se entrevistas pessoais com gestores das reas responsveis pelos programas sociais e de marketing e de uma pesquisa documental em veculos de comunicao fornecidos e/ou recolhidos nas empresas como revistas, jornais, folders, vdeos, balano social. A interpretao de dados foi realizada por meio da anlise de contedo com a utilizao de software QSR NVIVO. Os dados apontam que, a comunicao das empresas que constam os valores sociais trazidos pelo MSC direcionada a determinados tipos de stakeholders e so utilizados veculos especficos, principalmente de escritos, e visa inform-los sobre o que a empresa faz e as pessoas e causas que ajudam e envolv-los a participar destes programas. Os gestores acreditam ter obtidos resultados como fortalecimento na marca corporativa, maior participao em seus programas e maior abertura de mercado, porm ainda no h muitos dados mensurados.

Abstract: The corporate social marketing is a concept originated in the 90s and that brings together corporate social responsibility elements and marketing tools, so it aims to share value among the companies? publics, through the communication of the social programs, in a process that benefits not only for the cause as well as the company itself. Including the social values, proposed by the corporate social marketing in the communication, it is believed that can occur an influence in the identity of the companies because they present themselves differently to their publics. So, in this dissertation, the main objective is to study, in the managers? perspective, the influence of these social programs in the corporate identity in the biggest food industries in the state of Paran, though the communication process. To achieve this objective, in the first moment, it is done a theoretical discussion about the main concepts which drive to the formulation of the empirical part, consisted in a qualitative research, applied between december, 2006 and march, 2007, with the use of personal interviews with the managers responsible for the social and marketing programs of the companies and a documental research in the means of communication provided and/or collected in the companies as magazines, newspapers, folders, videos, social balance. The data interpretation was done following the content analyses technique and with the use of the software QSR NVIVO. The data shows the communication of the companies, which the social values are included, is focused in specific stakeholders and it is done using certain means, specially written, and it aims to inform the stakeholders about what the company does and the causes and people helped and to involve them to participate in those programs. The managers believe to have achieved some results as the strengthen of the corporate brand, more participation in the programs and an opening of the markets. Besides that there are not many measured data.
Data da defesa: 12/07/2007
Cdigo: vtls000165219
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao.
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 119. Patricia Azoline.pdf
Tamanho: 4476 Kb (4583240 bytes)
Criado: 18-09-2008 09:40
Atualizado: 12-12-2008 14:14
Visitas: 1290
Downloads: 218

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.