Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Marketing social corporativo e identidade corporativa na perspectiva do gestor : um estudo multicasos na indústria alimentícia do Paraná
Autor(es): Patricia Soares Azoline Corrêa
Palavras-chave [PT]:

Marketing social. Alimentos. Indústria. Imagem corporativa. Formação. Paraná (Estado). Brasil.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Mozar José de Brito - UFLA
Hilka Pelizza Vier Machado - UEM
Resumo:
Resumo:O marketing social corporativo é um conceito que surgiu na década de 90 e que engloba elementos da responsabilidade social corporativa com ferramentas de marketing, assim busca o compartilhamento de valor com seus públicos, por meio da divulgação dos programas sociais, em um processo que gera benefícios não somente para a causa social como também para a empresa. Com a inclusão dos valores sociais propostos pelo MSC na comunicação que é realizada, acredita-se que haja uma influência na identidade das empresas já que esta passa a se apresentar diferentemente a seus públicos. Assim, neste trabalho, objetivou-se estudar, sob a perspectiva dos gestores, a influência destes programas sociais na identidade corporativa das grandes indústrias do setor alimentício do estado do Paraná, por meio da comunicação que é realizada. Para atingir este objetivo, num primeiro momento é realizada uma discussão teórica sobre ambos os conceitos e que orientam a formulação da parte empírica que consistiu em uma pesquisa qualitativa, realizada entre dezembro de 2006 e março de 2007, utilizando-se entrevistas pessoais com gestores das áreas responsáveis pelos programas sociais e de marketing e de uma pesquisa documental em veículos de comunicação fornecidos e/ou recolhidos nas empresas como revistas, jornais, folders, vídeos, balanço social. A interpretação de dados foi realizada por meio da análise de conteúdo com a utilização de software QSR NVIVO. Os dados apontam que, a comunicação das empresas que constam os valores sociais trazidos pelo MSC é direcionada a determinados tipos de stakeholders e são utilizados veículos específicos, principalmente de escritos, e visa informá-los sobre o que a empresa faz e as pessoas e causas que ajudam e envolvê-los a participar destes programas. Os gestores acreditam ter obtidos resultados como fortalecimento na marca corporativa, maior participação em seus programas e maior abertura de mercado, porém ainda não há muitos dados mensurados.

Abstract: The corporate social marketing is a concept originated in the 90s and that brings together corporate social responsibility elements and marketing tools, so it aims to share value among the companies? publics, through the communication of the social programs, in a process that benefits not only for the cause as well as the company itself. Including the social values, proposed by the corporate social marketing in the communication, it is believed that can occur an influence in the identity of the companies because they present themselves differently to their publics. So, in this dissertation, the main objective is to study, in the managers? perspective, the influence of these social programs in the corporate identity in the biggest food industries in the state of Paraná, though the communication process. To achieve this objective, in the first moment, it is done a theoretical discussion about the main concepts which drive to the formulation of the empirical part, consisted in a qualitative research, applied between december, 2006 and march, 2007, with the use of personal interviews with the managers responsible for the social and marketing programs of the companies and a documental research in the means of communication provided and/or collected in the companies as magazines, newspapers, folders, videos, social balance. The data interpretation was done following the content analyses technique and with the use of the software QSR NVIVO. The data shows the communication of the companies, which the social values are included, is focused in specific stakeholders and it is done using certain means, specially written, and it aims to inform the stakeholders about what the company does and the causes and people helped and to involve them to participate in those programs. The managers believe to have achieved some results as the strengthen of the corporate brand, more participation in the programs and an opening of the markets. Besides that there are not many measured data.
Data da defesa: 12/07/2007
Código: vtls000165219
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração.
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 119. Patricia Azoline.pdf
Tamanho: 4476 Kb (4583240 bytes)
Criado: 18-09-2008 09:40
Atualizado: 12-12-2008 14:14
Visitas: 1831
Downloads: 218

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.