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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

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Ttulo [PT]: Jogos de empresas : um estudo da utilizao em cursos de graduao em Administrao no Estado de So Paulo
Autor(es): Joziel Pereira Neves
Palavras-chave [PT]:

Jogos (Administrao). Administrao. Mtodos de simulao. Jogos de empresas. Administradores de empresas. Formao profissional. Estudo e ensino. Simulao empresarial. Jogos empresariais. Ensino de administrao. So Paulo (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Business games. Business simulation. Enterprise simulation. Administration education. So Paulo. State. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Paulo da Costa Lopes [Orientador] - UEM
Antonio Carlos Aidar Sauaia - USP
Jos Paulo de Souza - UEM
Resumo:
Resumo: Com base na contradio existente entre a eficcia dos jogos de empresas e sua baixa utilizao em cursos de graduao em administrao, evidenciada em estudos de diversos pesquisadores, buscou-se investigar as condies de utilizao dos jogos de empresas na formao de administradores, nas IES's do Estado de So Paulo. Atravs de uma pesquisa "survey", de natureza descritiva, que utilizou um questionrio auto-administrado, formulado a partir de estudos relacionados utilizao de jogos de empresas e aspectos tcnicos e pedaggicos, obteve-se 130 respostas em uma populao de 347 cursos de administrao pesquisados. Em instituies no usurias de jogos de empresas, investigou-se as razes para a no utilizao dos mesmos e a inteno de utiliz-los. Nos cursos que utilizam jogos de empresas, a investigao procedeu-se com nfase em identificar aspectos tcnicos e pedaggicos empregados, bem como a satisfao quanto aos resultados obtidos. Para o conjunto das IES's, buscou-se identificar, dentre aqueles apontados pela literatura, os principais aspectos percebidos como favorecedores e dificultadores utilizao de jogos. Como resultados da pesquisa, evidenciou-se que: 48% das IES's utilizam regularmente jogos de empresas em seus cursos de graduao em administrao; das 130 IES's respondentes, apenas 2 no pretendem utilizar jogos; 95% das IES's que utilizam a ferramenta esto satisfeitas com os resultados; h preferncia pelos jogos gerais ou sistmicos, com competio entre os participantes e organizados em equipes; preferncia por jogos desenvolvidos internamente e adquiridos de empresas especializadas, ambas com 29% da preferncia, sendo que o nmero de IES's satisfeitas com jogos comprados 450% superior em relao ao nmero de IES's satisfeitas com jogos desenvolvidos internamente; h concordncia de mais de 90% em relao aos benefcios da prtica de jogos, destacando-se a importncia na formao profissional, o estmulo ao pensamento sistmico, a contribuio aprendizagem cognitiva e o estmulo ao trabalho em equipe. Entre os aspectos percebidos como dificultadores prtica de jogos, destacaram-se a falta de professores treinados e custos de aquisio. As principais concluses neste estudo so de que a utilizao de jogos de empresas na formao de administradores, crescer significativamente, podendo at se intensificar medida que os custos de implantao, percebidos como limitantes pelos respondentes, forem reduzidos. Tambm, o cenrio revelado por este estudo, configura-se em uma importante oportunidade de atuao profissional docente e tcnica.

Abstract: On the basis of the existing contradiction enters the effectiveness of the business games, and its low use in courses of graduation in administration, evidenced in studies of diverse researchers, searched to investigate the conditions of use of the business games in the formation of administrators, in the management schools of the state of So Paulo. Through one it searches survey, of descriptive nature, that used a questionnaire auto-managed, formulated from studies related to the use of business games and pedagogical and aspects technician, got 130 answers in a population of 347 searched courses of administration. In not using institutions of games of companies, one investigated the reasons for not the use of games, the perceptions concerning factors favorable and favorable to the practical one of games, as well as the intention to use. In the courses that use games of companies, the inquiry was proceeded with emphasis in identifying to aspects technician and pedagogical employees, the satisfaction how much to the gotten results and aspects favouries and difficulties to the use of games. As results of the research, it was proven that: 48% of the management schools of the state of So Paulo regularly use games of companies in its courses of graduation in administration; of the 130 management schools respondent, only 2 do not intend to use; 95% of the management schools that they use the tool are satisfied with the results; it has predominance for the games general or total enterprise, with competition between the participants and organized in teams; preference for games developed internally and acquired of specialized companies, both with 29% of the preference, being that the number of IES satisfied with bought games is 4,5 times bigger that the number of satisfied management schools with games developed internally; it has, in general way, agreement of the respondents in relation to the benefits generated for the tool pointed by literature, being distinguished with more than 90%, the importance in the professional formation I stimulate, it to the functional thought, the contribution to the cognition learning I stimulate and it to the work in team; As aspects difficulties to the practical one of games, lack of trained professors and costs of acquisition had been distinguished it. The main conclusions that if arrived with this study, are of that the use of games of companies in the formation of managers, will grow significantly in such a way in the short one how much in the average stated period, as well as the identification of a chance of teaching professional performance and technique, in the measure that relative the economic limitations to the acquisition costs and implantation of games, will have to be surpassed by the efforts of professionals specialized in the development and the dynamics of games, as well as for the management schools interested in its use.
Data da defesa: 01/10/2007
Cdigo: vtls000165254
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo da Costa Lopes
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 125. Joziel Pereira Neves.pdf
Tamanho: 1181 Kb (1209810 bytes)
Criado: 27-09-2010 10:05
Atualizado: 27-09-2010 10:18
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