Dúvidas e sugestões
|
Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração
Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração
Título [PT]: Jogos de empresas : um estudo da utilização em cursos de graduação em Administração no Estado de São Paulo
Autor(es): Joziel Pereira Neves
Palavras-chave [PT]:
Jogos (Administração). Administração. Métodos de simulação. Jogos de empresas. Administradores de empresas. Formação profissional. Estudo e ensino. Simulação empresarial. Jogos empresariais. Ensino de administração. São Paulo (Estado). Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Business games. Business simulation. Enterprise simulation. Administration education. São Paulo. State. Brazil. |
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Paulo da Costa Lopes [Orientador] - UEM
Antonio Carlos Aidar Sauaia - USP
José Paulo de Souza - UEM |
Resumo:
Resumo: Com base na contradição existente entre a eficácia dos jogos de empresas e sua baixa utilização em cursos de graduação em administração, evidenciada em estudos de diversos pesquisadores, buscou-se investigar as condições de utilização dos jogos de empresas na formação de administradores, nas IES's do Estado de São Paulo. Através de uma pesquisa "survey", de natureza descritiva, que utilizou um questionário auto-administrado, formulado a partir de estudos relacionados à utilização de jogos de empresas e aspectos técnicos e pedagógicos, obteve-se 130 respostas em uma população de 347 cursos de administração pesquisados. Em instituições não usuárias de jogos de empresas, investigou-se as razões para a não utilização dos mesmos e a intenção de utilizá-los. Nos cursos que utilizam jogos de empresas, a investigação procedeu-se com ênfase em identificar aspectos técnicos e pedagógicos empregados, bem como a satisfação quanto aos resultados obtidos. Para o conjunto das IES's, buscou-se identificar, dentre aqueles apontados pela literatura, os principais aspectos percebidos como favorecedores e dificultadores à utilização de jogos. Como resultados da pesquisa, evidenciou-se que: 48% das IES's utilizam regularmente jogos de empresas em seus cursos de graduação em administração; das 130 IES's respondentes, apenas 2 não pretendem utilizar jogos; 95% das IES's que utilizam a ferramenta estão satisfeitas com os resultados; há preferência pelos jogos gerais ou sistêmicos, com competição entre os participantes e organizados em equipes; preferência por jogos desenvolvidos internamente e adquiridos de empresas especializadas, ambas com 29% da preferência, sendo que o número de IES's satisfeitas com jogos comprados é 450% superior em relação ao número de IES's satisfeitas com jogos desenvolvidos internamente; há concordância de mais de 90% em relação aos benefícios da prática de jogos, destacando-se a importância na formação profissional, o estímulo ao pensamento sistêmico, a contribuição à aprendizagem cognitiva e o estímulo ao trabalho em equipe. Entre os aspectos percebidos como dificultadores à prática de jogos, destacaram-se a falta de professores treinados e custos de aquisição. As principais conclusões neste estudo são de que a utilização de jogos de empresas na formação de administradores, crescerá significativamente, podendo até se intensificar à medida que os custos de implantação, percebidos como limitantes pelos respondentes, forem reduzidos. Também, o cenário revelado por este estudo, configura-se em uma importante oportunidade de atuação profissional docente e técnica.
Abstract: On the basis of the existing contradiction enters the effectiveness of the business games, and its low use in courses of graduation in administration, evidenced in studies of diverse researchers, searched to investigate the conditions of use of the business games in the formation of administrators, in the management schools of the state of São Paulo. Through one it searches survey, of descriptive nature, that used a questionnaire auto-managed, formulated from studies related to the use of business games and pedagogical and aspects technician, got 130 answers in a population of 347 searched courses of administration. In not using institutions of games of companies, one investigated the reasons for not the use of games, the perceptions concerning factors favorable and favorable to the practical one of games, as well as the intention to use. In the courses that use games of companies, the inquiry was proceeded with emphasis in identifying to aspects technician and pedagogical employees, the satisfaction how much to the gotten results and aspects favouries and difficulties to the use of games. As results of the research, it was proven that: 48% of the management schools of the state of São Paulo regularly use games of companies in its courses of graduation in administration; of the 130 management schools respondent, only 2 do not intend to use; 95% of the management schools that they use the tool are satisfied with the results; it has predominance for the games general or total enterprise, with competition between the participants and organized in teams; preference for games developed internally and acquired of specialized companies, both with 29% of the preference, being that the number of IES satisfied with bought games is 4,5 times bigger that the number of satisfied management schools with games developed internally; it has, in general way, agreement of the respondents in relation to the benefits generated for the tool pointed by literature, being distinguished with more than 90%, the importance in the professional formation I stimulate, it to the functional thought, the contribution to the cognition learning I stimulate and it to the work in team; As aspects difficulties to the practical one of games, lack of trained professors and costs of acquisition had been distinguished it. The main conclusions that if arrived with this study, are of that the use of games of companies in the formation of managers, will grow significantly in such a way in the short one how much in the average stated period, as well as the identification of a chance of teaching professional performance and technique, in the measure that relative the economic limitations to the acquisition costs and implantation of games, will have to be surpassed by the efforts of professionals specialized in the development and the dynamics of games, as well as for the management schools interested in its use. |
Data da defesa: 01/10/2007
Código: vtls000165254
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Paulo da Costa Lopes
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração |
Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 125. Joziel Pereira Neves.pdf
Tamanho: 1181 Kb (1209810 bytes)
Criado: 27-09-2010 10:05
Atualizado: 27-09-2010 10:18
Visitas: 1433
Downloads: 15
[Visualizar] [Download]
Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.
|