Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: A formação do conceito de gênero dos substantivos entre alunos do ensino fundamental : um processo de tomada de consciência
Autor(es): Fabiana Poças Biondo
Palavras-chave [PT]:

Ensino fundamental. Gênero dos substantivos. Gênero gramatical. Ensino da língua portuguesa, Categoria de gênero. Língüística. Tomada de consciência.
Palavras-chave [EN]:
Primary school teaching. Gender category. Conscience-raising.
Área de concentração: Estudos Lïngüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Geiva Carolina Calsa - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Maria Inês Pagliarini Cox - UFMT
Resumo:
Resumo: A categoria de gênero caracteriza-se pela divisão dos nomes em classes. Na língua portuguesa os nomes estão agrupados, quanto ao gênero, na dicotomia masculino/feminino, porém há uma tendência a se pensar em gênero por meio da diferença entre o sexo masculino e o sexo feminino, idéia frágil e parcial que resulta em confusão conceitual. Tendo esse fato como ponto de partida e destacando a importância da intervenção escolar no processo de tomada de consciência que permite a compreensão adequada de um conceito, este trabalho propõe-se a investigar a compreensão do conceito de gênero gramatical por parte de alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos, por meio da abordagem quantitativoqualitativa, uma reflexão a respeito da categoria de gênero, da aprendizagem conceitual e da tomada de consciência, bem como um trabalho de caráter empírico no qual investigamos o conceito de gênero dos alunos. Ao testar a hipótese de mudança conceitual sobre o gênero gramatical, expressa pela tomada de consciência, verificamos que não vem se efetivando uma mudança conceitual significativa durante o processo de escolarização, ou seja, interséries. Mostra-se necessário, portanto, que o ensino de língua portuguesa, e mais especificamente o ensino de gramática, promova a reflexão e a compreensão que, em tese, tornariam possível a tomada de consciência na diferenciação dos conceitos de gênero gramatical e gênero biológico, ponto investigado nesse estudo.

Abstract: Gender category is characterized by the division of nouns in classes. Although in the Portuguese language names are grouped within the masculine and feminine dichotomy, a trend exists in which gender is thought of as the difference between he masculine and the feminine. This constitutes a weak and partial concept which may result in confusion. With this idea in mind and emphasizing the importance of school intervention in the process of conscience-raising that favors the concept's adequate understanding, current research investigates the understanding of the concept of the grammatical gender by junior school children. The gender category, conceptual learning and conscience-raising and practical assignments were undertaken through a qualitative and quantitative approach to investigate the students' gender concept. When the hypothesis of change in concepts on the grammatical gender expressed in conscience-raising was tested, a truly significant change in concept during the school and inter-grade process has not been reported. It is deemed necessary that the teaching of Portuguese, especially its grammar, triggers reflection and understanding which theoretically make possible conscience-raising within the differentiation of concepts of the grammatical and biological gender analyzed in current research.
Data da defesa: 03/03/2007
Código: vtls000165320
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Co-Orientador: Profª. Drª. Geiva Carolina Calsa
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: fpbiondo.pdf
Tamanho: 1568 Kb (1605961 bytes)
Criado: 27-03-2009 10:44
Atualizado: 27-03-2009 10:55
Visitas: 2034
Downloads: 113

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.