Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: A formao do conceito de gnero dos substantivos entre alunos do ensino fundamental : um processo de tomada de conscincia
Autor(es): Fabiana Poas Biondo
Palavras-chave [PT]:

Ensino fundamental. Gnero dos substantivos. Gnero gramatical. Ensino da lngua portuguesa, Categoria de gnero. Lngstica. Tomada de conscincia.
Palavras-chave [EN]:
Primary school teaching. Gender category. Conscience-raising.
rea de concentrao: Estudos Lngsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Edson Carlos Romualdo [Orientador] - UEM
Geiva Carolina Calsa - UEM
Neiva Maria Jung - UEM
Maria Ins Pagliarini Cox - UFMT
Resumo:
Resumo: A categoria de gnero caracteriza-se pela diviso dos nomes em classes. Na lngua portuguesa os nomes esto agrupados, quanto ao gnero, na dicotomia masculino/feminino, porm h uma tendncia a se pensar em gnero por meio da diferena entre o sexo masculino e o sexo feminino, idia frgil e parcial que resulta em confuso conceitual. Tendo esse fato como ponto de partida e destacando a importncia da interveno escolar no processo de tomada de conscincia que permite a compreenso adequada de um conceito, este trabalho prope-se a investigar a compreenso do conceito de gnero gramatical por parte de alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, realizamos, por meio da abordagem quantitativoqualitativa, uma reflexo a respeito da categoria de gnero, da aprendizagem conceitual e da tomada de conscincia, bem como um trabalho de carter emprico no qual investigamos o conceito de gnero dos alunos. Ao testar a hiptese de mudana conceitual sobre o gnero gramatical, expressa pela tomada de conscincia, verificamos que no vem se efetivando uma mudana conceitual significativa durante o processo de escolarizao, ou seja, intersries. Mostra-se necessrio, portanto, que o ensino de lngua portuguesa, e mais especificamente o ensino de gramtica, promova a reflexo e a compreenso que, em tese, tornariam possvel a tomada de conscincia na diferenciao dos conceitos de gnero gramatical e gnero biolgico, ponto investigado nesse estudo.

Abstract: Gender category is characterized by the division of nouns in classes. Although in the Portuguese language names are grouped within the masculine and feminine dichotomy, a trend exists in which gender is thought of as the difference between he masculine and the feminine. This constitutes a weak and partial concept which may result in confusion. With this idea in mind and emphasizing the importance of school intervention in the process of conscience-raising that favors the concept's adequate understanding, current research investigates the understanding of the concept of the grammatical gender by junior school children. The gender category, conceptual learning and conscience-raising and practical assignments were undertaken through a qualitative and quantitative approach to investigate the students' gender concept. When the hypothesis of change in concepts on the grammatical gender expressed in conscience-raising was tested, a truly significant change in concept during the school and inter-grade process has not been reported. It is deemed necessary that the teaching of Portuguese, especially its grammar, triggers reflection and understanding which theoretically make possible conscience-raising within the differentiation of concepts of the grammatical and biological gender analyzed in current research.
Data da defesa: 03/03/2007
Cdigo: vtls000165320
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Edson Carlos Romualdo
Co-Orientador: Prof. Dr. Geiva Carolina Calsa
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: fpbiondo.pdf
Tamanho: 1568 Kb (1605961 bytes)
Criado: 27-03-2009 10:44
Atualizado: 27-03-2009 10:55
Visitas: 1435
Downloads: 113

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.