Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Letras

Início > Dissertações e Teses > Lingüística, Letras e Artes > Letras > Programa de Pós-Graduação em Letras

Título [PT]: O(s) sujeitos no Clube da Luta : o outro no mesmo
Autor(es): Fernanda Luzia Lunkes
Palavras-chave [PT]:

Análise do discurso. Lingüística. Filme cinematográfico. Análise. Crítica cinematográfica. Clube da Luta. Interpretação. Discurso. Sujeito. Corpo. Cinema.
Palavras-chave [EN]:
Discourse. Subject. Body. Cinema.
Área de concentração: Estudos Lingüísticos
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Maria Aparecida Honório [Orientador] - UEM
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Suzy Lagazzi Rodrigues - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa nos debruçamos sobre a categoria do sujeito na produção fílmica. Objetivamos explicitar os processos de constituição dos sujeitos no filme Clube da Luta, produção americana lançada em 1999. Na perspectiva da Análise de Discurso (Pêcheux, Orlandi), a homogeneidade do sujeito é um efeito ideológico. E uma das "surpresas" do filme está justamente no fato de que o espectador descobre, ao final, que os dois personagens, Jack e Tyler, são a mesma pessoa. E nesse sentido, o corpo se materializa. Nossos gestos de leitura caminham no sentido de explicitar, através dos recortes, a pergunta que fizemos diante de nosso objeto, tendo em vista que o corpo perpassa toda a narrativa fílmica seja como lugar de repetição seja como lugar de resistência: se há um imaginário interpelando constantemente, o corpo pode ser um lugar a trazer, de certa forma, esse imaginário? Através da descrição das discursividades desses sujeitos, procuramos mostrar sua construção heterogênea, o que nos leva a considerar as condições de produção, aqui tomadas enquanto os discursos sobre a pós-modernidade e sobre a categoria de sujeito; os discursos que circulam sobre o cinema; sobre o filme Clube da Luta; as cenas das quais selecionamos os recortes. Os recortes foram feitos de acordo com as perguntas que nos motivaram, não implicando, por conta disso, uma divisão entre o verbal e não verbal. Tomamos ambas instâncias simbólicas enquanto discurso. Empreendemos nossa análise separando Jack e Tyler não enquanto sujeitos empíricos, mas sim enquanto sujeitos discursivos, mostrando as coerções que o indivíduo sofre e como isso se dá no simbólico através do imaginário social que o interpela. Consideramos que o nosso sujeito no filme vai se constituindo por diferentes processos de identificação no corpo. Na primeira fase seu nome é silenciado, enquanto há uma regularidade em nomear grifes como metáfora do corpo aceito; na segunda, em outra metáfora, se auto-denomina "alguma coisa" de Jack, abordando tanto o lado biológico quanto emocional; e a terceira, através de Tyler, quando ele traz uma outra discursividade, o seu Outro, um discurso de resistência pelo corpo com outras marcas. O que não nos leva a pensar que ele escapa a outra ideologia. Resistir sim. Escapar jamais. Entendemos que o título Clube da Luta pode organizar uma paráfrase discursiva em que "luta" significa "luta física", mas também aponta para a polissemia: significa "luta ideológica". E o corpo inscrevendo ambas discursividades. Nosso estudo, mais do que respostas pretende levantar questões que, possivelmente, gerarão outras. Como sujeitos desejantes, não falamos em conclusões, mas em gestos de leitura, estes inseridos no movimento do discurso, que nos escapa.

Abstract: In this research we lean over the subject's category on the filmic production. We have as goal to explicit the constitution processes of the subjects in the movie Fight Club, an American production released in 1999. In the Analysis of the Discourse perspective (Pêcheux, Orlandi), the subject's homogeneity is an ideological effect. And one of the "surprises" of the movie is just the fact that the spectator finds out, in the end, that the two characters, Jack and Tyler, are the same person. And in this way, the body materializes itself. Our reading acts walk on the direction of showing through the scenes from which we selected the cuts the questions that we made ahead of our objective, in view that the body is in all filmic narrative either as repetition place either as resistance place: if it has an imaginary constantly interpellating, can the body be a place to bring, on certain form, this imaginary? Through the description of these subjects' discoursivity, trying to show them heterogeneous construction, that leads us to consider the production conditions, here taken as the discourses about the post-modern and about the subject category; the discourses that circulate around the cinema, about the movie Fight Club; the scenes from which we selected the cuts. The fragments were made according to the questions that motivated us, not implying, because of this, a division between the verbal and the not verbal. We took both symbolic instances as discourse. We undertook our analysis segregating Jack and Tyler not as empirical subjects but as speaking subjects, showing the coercions that the subject goes through and how this occurs in the symbolic through the social imaginary that interpellates it. We consider that our subject goes constituting himself for different processes of identification in the body. In the first phase his name is silenced, while it has a regularity in nominating brands, as the metaphor of the accepted body; in the second, in another metaphor, he calls himself "something" of Jack, approaching since his biological until his emotional side; and the third, through Tyler, when he brings one another discoursivity, his Other, one speech of resistance for the body with other marks. That doesn't lead us to think that he escapes to another ideology. To resist, yes. To run away, never. We understand that the title Fight Club can be organized as a discursive paraphrase, where "fight" means "physical fight", but also points to more than one meaning: means "ideological fight". And body being both discoursivities. Our study, more than answers, intends to raise questions that, possibly, will generate others. How desiring subjects, we don't talk about conclusions, but reading actions, these inserted in the movement of the speech, that escapes from us.
Data da defesa: 27/04/2007
Código: vtls000165322
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Maria Aparecida Honório
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: fllunkes.pdf
Tamanho: 6606 Kb (6764636 bytes)
Criado: 27-03-2009 09:25
Atualizado: 27-03-2009 09:39
Visitas: 1491
Downloads: 46

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar