Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: O(s) sujeitos no Clube da Luta : o outro no mesmo
Autor(es): Fernanda Luzia Lunkes
Palavras-chave [PT]:

Anlise do discurso. Lingstica. Filme cinematogrfico. Anlise. Crtica cinematogrfica. Clube da Luta. Interpretao. Discurso. Sujeito. Corpo. Cinema.
Palavras-chave [EN]:
Discourse. Subject. Body. Cinema.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Maria Aparecida Honrio [Orientador] - UEM
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Suzy Lagazzi Rodrigues - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa nos debruamos sobre a categoria do sujeito na produo flmica. Objetivamos explicitar os processos de constituio dos sujeitos no filme Clube da Luta, produo americana lanada em 1999. Na perspectiva da Anlise de Discurso (Pcheux, Orlandi), a homogeneidade do sujeito um efeito ideolgico. E uma das "surpresas" do filme est justamente no fato de que o espectador descobre, ao final, que os dois personagens, Jack e Tyler, so a mesma pessoa. E nesse sentido, o corpo se materializa. Nossos gestos de leitura caminham no sentido de explicitar, atravs dos recortes, a pergunta que fizemos diante de nosso objeto, tendo em vista que o corpo perpassa toda a narrativa flmica seja como lugar de repetio seja como lugar de resistncia: se h um imaginrio interpelando constantemente, o corpo pode ser um lugar a trazer, de certa forma, esse imaginrio? Atravs da descrio das discursividades desses sujeitos, procuramos mostrar sua construo heterognea, o que nos leva a considerar as condies de produo, aqui tomadas enquanto os discursos sobre a ps-modernidade e sobre a categoria de sujeito; os discursos que circulam sobre o cinema; sobre o filme Clube da Luta; as cenas das quais selecionamos os recortes. Os recortes foram feitos de acordo com as perguntas que nos motivaram, no implicando, por conta disso, uma diviso entre o verbal e no verbal. Tomamos ambas instncias simblicas enquanto discurso. Empreendemos nossa anlise separando Jack e Tyler no enquanto sujeitos empricos, mas sim enquanto sujeitos discursivos, mostrando as coeres que o indivduo sofre e como isso se d no simblico atravs do imaginrio social que o interpela. Consideramos que o nosso sujeito no filme vai se constituindo por diferentes processos de identificao no corpo. Na primeira fase seu nome silenciado, enquanto h uma regularidade em nomear grifes como metfora do corpo aceito; na segunda, em outra metfora, se auto-denomina "alguma coisa" de Jack, abordando tanto o lado biolgico quanto emocional; e a terceira, atravs de Tyler, quando ele traz uma outra discursividade, o seu Outro, um discurso de resistncia pelo corpo com outras marcas. O que no nos leva a pensar que ele escapa a outra ideologia. Resistir sim. Escapar jamais. Entendemos que o ttulo Clube da Luta pode organizar uma parfrase discursiva em que "luta" significa "luta fsica", mas tambm aponta para a polissemia: significa "luta ideolgica". E o corpo inscrevendo ambas discursividades. Nosso estudo, mais do que respostas pretende levantar questes que, possivelmente, geraro outras. Como sujeitos desejantes, no falamos em concluses, mas em gestos de leitura, estes inseridos no movimento do discurso, que nos escapa.

Abstract: In this research we lean over the subject's category on the filmic production. We have as goal to explicit the constitution processes of the subjects in the movie Fight Club, an American production released in 1999. In the Analysis of the Discourse perspective (Pcheux, Orlandi), the subject's homogeneity is an ideological effect. And one of the "surprises" of the movie is just the fact that the spectator finds out, in the end, that the two characters, Jack and Tyler, are the same person. And in this way, the body materializes itself. Our reading acts walk on the direction of showing through the scenes from which we selected the cuts the questions that we made ahead of our objective, in view that the body is in all filmic narrative either as repetition place either as resistance place: if it has an imaginary constantly interpellating, can the body be a place to bring, on certain form, this imaginary? Through the description of these subjects' discoursivity, trying to show them heterogeneous construction, that leads us to consider the production conditions, here taken as the discourses about the post-modern and about the subject category; the discourses that circulate around the cinema, about the movie Fight Club; the scenes from which we selected the cuts. The fragments were made according to the questions that motivated us, not implying, because of this, a division between the verbal and the not verbal. We took both symbolic instances as discourse. We undertook our analysis segregating Jack and Tyler not as empirical subjects but as speaking subjects, showing the coercions that the subject goes through and how this occurs in the symbolic through the social imaginary that interpellates it. We consider that our subject goes constituting himself for different processes of identification in the body. In the first phase his name is silenced, while it has a regularity in nominating brands, as the metaphor of the accepted body; in the second, in another metaphor, he calls himself "something" of Jack, approaching since his biological until his emotional side; and the third, through Tyler, when he brings one another discoursivity, his Other, one speech of resistance for the body with other marks. That doesn't lead us to think that he escapes to another ideology. To resist, yes. To run away, never. We understand that the title Fight Club can be organized as a discursive paraphrase, where "fight" means "physical fight", but also points to more than one meaning: means "ideological fight". And body being both discoursivities. Our study, more than answers, intends to raise questions that, possibly, will generate others. How desiring subjects, we don't talk about conclusions, but reading actions, these inserted in the movement of the speech, that escapes from us.
Data da defesa: 27/04/2007
Cdigo: vtls000165322
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Maria Aparecida Honrio
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: fllunkes.pdf
Tamanho: 6606 Kb (6764636 bytes)
Criado: 27-03-2009 09:25
Atualizado: 27-03-2009 09:39
Visitas: 1125
Downloads: 46

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.