Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias da Sade > Educao Fsica > Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica - UEM/UEL

Ttulo [PT]: Percepo de competncia e desempenho motor : um estudo correlacional com escolares
Autor(es): Roberto Antonio Grisa
Palavras-chave [PT]:

Desenvolvimento motor. Percepo de competncia Treinamento esportivo. Motivao. Desempenho. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Competence. Performance. Motivation. Brazil.
rea de concentrao: Estudos do Movimento Humano
Titulao: Mestre em Educao Fsica
Banca:
Christi Noriko Sonoo [Orientador] - UEM
Juarez Vieira do Nascimento - UFSC
Lenamar Fiorese Vieira - UEM
Resumo:
Resumo: Este estudo descritivo teve como objetivo analisar o nvel de percepo de competncia e o desempenho motor de escolares de 11 e 12 anos, do municpio de Cascavel/PR. A amostra, tipo conglomerado, foi composta por 672 escolares (13,1% da populao), com idades entre 11 e 12 anos, de 5 e 6 srie do ensino fundamental das escolas estaduais (340 do gnero feminino e 332 do gnero masculino). Para verificar a percepo de competncia, foi utilizado o Protocolo de Percepo de Competncia de Harter (1985), adaptado por Fiorese (1993). O desempenho motor foi avaliado por meio de testes propostos por Gaia e Silva (2007), sendo selecionados os testes de fora explosiva de membros superiores, fora explosiva de membros inferiores, de agilidade e de velocidade. Foi utilizado o protocolo proposto por Fernandes Filho (1999) para coleta dos dados referentes estatura e massa corporal. Para anlise dos dados foi utilizado o pacote estatstico SPSS 13.0 para Windows. Utilizou-se a estatstica descritiva. O Teste U de Mann-Whitney foi utilizado para verificar as diferenas entre os grupos (gnero, idade e experincia esportiva) em relao as variveis de percepo de competncia e de desempenho. O Teste do Quiquadrado foi utilizado para verificar a associao entre as variveis de percepo de competncia e de desempenho dos escolares. Foi adotado valor de p<0,05. Os resultados demonstraram uma diferena significativa entre os gneros na percepo de competncia nas subescalas motora, aparncia fsica e conduta comportamental Entre os participantes de treinamento esportivo e os no participantes, foi encontrada uma diferena significativa na subescala afetiva e uma diferena altamente significativa para a subescala motora. Com relao ao desempenho escolar foram observadas diferenas significativas entre as idades e entre os gneros. Nos testes de desempenho motor os que participam de treinamentos apresentaram valores significativamente melhores em todos os testes em relao aos que no participam. Observou-se associao significativa no teste de fora explosiva de membros inferiores no grupo que participa de treinamento esportivo. Conclui-se que participar de treinamento esportivo pode auxiliar no desenvolvimento da auto-confiana e da autoestima motora e favorecer o desenvolvimento de um auto-conceito positivo.

Abstract: This study had as an objective, to analyze the level of perceived competence and motor performance from 11 and 12 years old students, from Cascavel city of the Paran. The sample was composed for 672 students from schools (13.1% of the population), with ages between 11 and 12 years, of 5th and 6th series of the basic education of the state schools (340 of female sort and 332 of the male sort). To verify the competence perception, the Protocol of Perception of Competence of Harter was used (1985), adapted for Fiorese (1993). The motor performance was evaluated by means of tests considered for Gaia and Silva (2007), being selected the tests of explosive force of superior members, explosive force of inferior members, test of agility and test of speed. The protocol considered was used for Fernandes Filho (1999) for collection of the referring data to the stature and corporal mass. For analysis of the data statistical package SPSS 13,0 for Windows was used. It was used descriptive statistics. Test "U" of Mann-Whitney was used to verify the differences between sort, age and sportive experience in relation the variable of performance and competence perception. To verify the association enters the factors of competence perception and the performance variable were used the Qui-square Test. Value of p<0,05 was adopted. The results had demonstrated a significant difference enter the sorts in the perception of competence in subscales motor and physical appearance and mannering behavior. It enters the participants of esportive training and not participant ones, were found a significant difference in subscales affective and a highly significant difference for subscale motor. With relation to the pertaining to school performance had been observed significant differences between the ages and the sorts. In the tests of motor performance the group that participates of training presented significantly better values in all the tests in relation to the group that does not participate. It was observed negative associations significant in the test of explosive force of inferior members in the group the participants of sportive training. The conclusion is that when someone makes part of a sportive training it can assist in the development of the self-confidence and of self-esteem motor and to favor the development of a positive self-concept.
Data da defesa: 13/03/2008
Cdigo: vtls000166165
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Christi Noriko Sonoo
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Educao Fsica , Universidade Estadual de Londrina . Centro de Educao Fsica e Esporte
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao Fsica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica, Programa de Ps-Graduao Associado em Educao Fsica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: DISSERTAO VERSO FINAL - 07.08.08 Roberto.pdf
Tamanho: 637 Kb (652224 bytes)
Criado: 10-11-2008 13:55
Atualizado: 10-11-2008 14:22
Visitas: 2208
Downloads: 216

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.