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Título [PT]: Um estudo de caso : leitura de narrativa de acadêmicos do Instituto de Línguas da Universidade Estadual de Maringá
Autor(es): Gilda Teresa Contreras López
Palavras-chave [PT]:

Leitura literária. Leitor. Formação. Análise. Acadêmicos ILG/UEM. Letramento literário. Sujeitos escolarizados. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literacidad literaria. Lectura literaria. Sujetos escolarizados. Brazil.
Área de concentração: Estudos Literários
Titulação: Mestre em Letras
Banca:
Mirian Hisae Yaegashi Zappone [Orientador] - UEM
Vera Helena Gomes Wielewicki - UEM
Marta Silene Ferreira Barros - UEM
Regina Célia dos Santos Alves - UEL
Resumo:
Resumo: A pesquisa apresentada nesta dissertação teve como objetivo geral verificar de que modo um grupo de acadêmicos de língua estrangeira da Universidade Estadual de Maringá, a saber, que se submeteram ao processo completo de escolarização básica, efetuam a leitura de um texto narrativo. O que nosso trabalho procura é conhecer os níveis de letramento literário de indivíduos que passaram pela escolarização, a fim de estabelecer como tem sido a intervenção da escola no processo de formação leitora desses sujeitos. Os pressupostos teóricos foram retirados de estudos sobre a leitura, oriundos de alguns campos do saber, tais como a lingüística aplicada, a literatura, e os estudos sobre letramento, bem como os princípios da critica literária. Teve como base metodológica os fundamentos da pesquisa qualitativa com estudo exploratório descritivo e estudo de caso. Com base nesses pressupostos, para acesso à leitura dos sujeitos, foram formulados instrumentos de pesquisa, bem como analisados os resultados a partir deles.

Resumen: La investigación presentada en esta disertación ha tenido como objetivo general constatar de que modo un grupo de académicos de la Universidad Estadual de Maringá, que, por tanto pasaron por el proceso de escolarización básica, efectúan la lectura de um texto narrativo. Lo que nuestro trabajo se propone es conocer los niveles de literacidad literaria, a fin de establecer como ha sido la intervención de la escuela en el proceso de formación lectora de los sujetos de estudio. Los fundamentos teóricos se basaron em estudios sobre lectura, provenientes de algunos campos del saber, tales como la lingüística aplicada, la historia de la lectura y los estudios sobre literacidad, así como los principios de la crítica literaria. Tuvo como marco metodológico los principios de la investigación cualitativa con estudio exploratorio-descriptivo y estudio de caso. Basándonos en esos fundamentos, para tener acceso a la lectura de los sujetos, se formularon instrumentos de investigación y fueron analizados los resultados a partir de ellos.
Data da defesa: 10/03/2008
Código: vtls000166216
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Mirian Hisae Yaegashi Zappone
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Letras
Nível: Dissertação (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: gtclopez.pdf
Tamanho: 458 Kb (468514 bytes)
Criado: 08-12-2008 16:21
Atualizado: 08-12-2008 16:26
Visitas: 1879
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