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Ttulo [PT]: Era uma vez ... por onde anda Cinderela? : estudo de caso do Conto de Fadas Cinderela, na cidade de Maring-PR
Autor(es): Marlise Maria Batista Martinelli
Palavras-chave [PT]:

Contos de fadas. Cinderela. Histria e crtica. Mediao. Literatura infanto-juvenil. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Fairytales. Cinderella. Mediation. Btazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Rosa Maria Graciotto Silva [Orientador] - UEM
Alice urea Penteado Martha - UEM
Renata Junqueira de Souza - UNESP
Resumo:
Resumo: Os contos de fadas tratam de temas que fazem parte da tradio de muitos povos, pois discutem questes universais, constituindo-se em histrias que so oferecidas aos leitores em vrios momentos de suas vidas, da infncia at a vida adulta, permitindo a criao de mundos de sonho e imaginao. Pelo fato de os contos de fadas compreenderem um amplo corpus, delimitamos como objeto de estudo em nossa pesquisa a obra Cinderela, j que a mesma consolidou-se como um dos textos mais conhecidos, encontrando-se presente, por meio de reedies, verses e adaptaes em vrios momentos literrios e histricos de todo o mundo. Desse modo, torna-se pertinente um estudo de caso da referida obra, verificando no s a circulao do conto, mas, principalmente, a leitura prvia que alunos e educadoras do Ensino Fundamental de uma escola pblica de Maring tm sobre os contos de fadas e, em especfico, sobre o conto Cinderela. A fim de que nossos objetivos fossem alcanados, realizamos, primeiramente, uma pesquisa bibliogrfica, que compreendeu concepes de leitura, natureza e funes da literatura, sociologia da leitura e contos de fadas. Em um segundo momento, levantamos e obtivemos, em bibliotecas, livrarias e sebos, uma amostragem significativa dos diversos meios de circulao do conto Cinderela. No mbito escolar, os instrumentos utilizados restringiram-se a questionrios aplicados aos alunos e s educadoras da escola pesquisada. Observando os aspectos individuais, coletivos e sociais, levantamos as percepes dos leitores a respeito dos contos de fadas e da obra em questo. Analisando e confrontando os dados obtidos entre os sujeitos envolvidos, constatamos que o conhecimento prvio sobre a obra o mesmo entre alunos e educadoras. Para estas, o trabalho com a leitura e com os contos de fadas de suma importncia. Contudo, observando as respostas dos alunos, tal desenvolvimento fica intrinsecamente relacionado ao posicionamento dos professores, o que reflete variveis que os levaram a apreciar ou rejeitar a obra. Ressaltase, assim, que a mediao fundamental para que a leitura possa ser ampliada e diversificada.

Abstract: The fairytales deal with themes that make part of the tradition of many people, because they discuss universal questions. Besides, they exemplify texts that are offered to readers in various moments of their lives, from the childhood to the adult life, allowing the creation of worlds of dream and imagination around and from texts. By the fact that the fairytales include a wide corpus, our search is limited in the study of the work Cinderella, as this one consolidated as one of the best known texts, because it is present, through re-editions, versions and adaptations in various literary and historic moments in all the world. Thereby, it becomes pertinent a case study of the said work, verifying not just the circulation of the tale, but mainly, the previous reading that some students and educators of the secondary education of a public school of Maring have about fairytales and, in specific, of Cinderella tale. In order to achieve our objectives, we carried out, firstly, a bibliographic research that included reading conceptions, nature and functions of literature, reading sociology and fairytales. In a second moment, we carried out a survey and could find in libraries, bookstores and stores of old books a significant sample of the various means of circulation of the tale Cinderella. In the school scope, the used instruments were restricted to questionnaires applied to the students and educators of the researched school. Observing the individual, collective and social aspects of the readers, we carried out a survey about the fairytales and the work in question. Analyzing and confronting the obtained among the involved subjects, we noticed that the previous knowledge about the work is the same among students and educators. For them, the work with reading and with the fairytales is very important. However, observing the students' answers, such development gets intrinsically related with the teachers' position, what reflects some possible variables that took them to appreciate or reject the work. Such fact emphasizes that the mediation is fundamental for the reading be enlarged and diversified.
Data da defesa: 04/03/2008
Cdigo: vtls000166217
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Rosa Maria Graciotto Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: mmbmartinelli.pdf
Tamanho: 6996 Kb (7164133 bytes)
Criado: 08-12-2008 15:25
Atualizado: 08-12-2008 15:37
Visitas: 1379
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