Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Concepções alternativas e divulgação : análise da relação entre força e movimento em uma revista de popularização científica
Autor(es): Luciano Carvalhais Gomes
Palavras-chave [PT]:

Revista Superinteressante. Análise de conteúdo. Divulgação científica. Ensino de Física. Força e movimento. Concepções alternativas. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Alternative concepts. Force and movement. Content analysis. Scientific divulgation. Physics teachy. Brazil
Área de concentração: Ensino de Ciências da Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e Matemática
Banca:
Polônia Altoé Fusinato [Orientador] - UEM
Marcos Cesar Danhoni Neves [Co-orientador] - UEM
Roberto Nardi - UNESP
Resumo:
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi fazer uma análise crítica das concepções alternativas sobre força e movimento na revista Superinteressante, já apontadas em pesquisas anteriores, subsidiada pelos procedimentos metodológicos da análise de conteúdo propostos por Bardin. Para embasar a análise teórica, fizemos um breve histórico sobre o tema, abrangendo desde a teoria dos movimentos naturais de Aristóteles até as três leis de Newton. Em seguida, fizemos uma comparação das concepções encontradas em várias pesquisas sobre este tema com as destes pensadores. Guiados por esta revisão bibliográfica, concluímos que muitas das concepções dos estudantes sobre força e movimento estão presentes na revista, mas com uma percentagem menor em relação as encontradas nestas pesquisas. Observamos, também, vários erros conceituais; imprecisão na utilização de conceitos científicos, principalmente, força e energia; definições de leis físicas de forma inadequadas; entre outros equívocos na revista. O que exige dos educadores interessados na aprendizagem significativa dos seus alunos, cuidados especiais em sua utilização como um meio didático. Para auxiliar o professor nesta tarefa, finalizamos o trabalho apresentando alguns exemplos de uso de revistas de divulgação científica em sala de aula.

Abstract: The main purpose of this research was a critical analysis of alternative concepts about force and movement shown by Superinterressante´s magazine, already highlighted on previous researches, based on analysis methodology procedures proposed by Bardin. Founded theory analysis, it was shown a shortly history of science, beginning on Aristóteles´s Natural Movement until Newton´s Laws. Following, it was done comparison between conceptions shown on researches about this topic with the one shown by Aristóteles and Newton. Considered this bibliography revision, we concluded that student conceptions about force and movement are presented on magazine. It was observed some mistakes and imprecision on scientific concept, mainly, force and energy; inadequate definition about physical laws and others. These evidences request from educators some special cautions on your utilization as a didactic instrument. We finish with some recommendations about application of scientific magazines on science subjects.
Data da defesa: 20/03/2008
Código: vtls000166250
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Polônia Altoé Fusinato
Co-Orientador: Prof. Dr. Marcos Cesar Danhoni Neves
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: admin
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_luciano_carvalhais_gomes.pdf
Tamanho: 804 Kb (823174 bytes)
Criado: 01-09-2008 16:28
Atualizado: 04-11-2008 15:14
Visitas: 2074
Downloads: 102

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar