Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: O conceito e o uso de analogias como recurso didtico por licenciandos de biologia
Autor(es): Rafael Gustavo Rigolon
Palavras-chave [PT]:

Ensino de Cincias. Formao de professores. Didtica. Analogia. Brasil
Palavras-chave [EN]:
Analogy. Sciences teaching. Teacher formation. Didactics. Brazil
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Geiva Carolina Calsa - UEM
Ana Maria de Andrade Caldeira - UNESP
Resumo:
Resumo: As analogias so comparaes que os professores fazem entre domnios diferentes. Elas so usadas no ensino para comunicar conceitos abstratos e novos, dado que as analogias permitem transferir o conhecimento de uma rea para outra. Geralmente, fazem comparaes entre um domnio no-familiar e um familiar, um observvel e um no-observvel, um abstrato e um concreto, um desconhecido e um conhecido. Muitos professores de Biologia recorrem s analogias para tornarem suas aulas mais atrativas e compreensveis. Entretanto, o uso das analogias exige certos cuidados por parte do professor para que conceitos diferentes e no desejveis do anlogo passem para o que se quer ensinar. Contudo, diversos estudos as analogias como uma estratgia didtica importantssima, que deveria ser ensinada aos licenciandos na sua formao acadmica. Para colaborar com a qualidade do ensino de Biologia, esta pesquisa procurou saber quais so os conceitos que licenciandos de Biologia possuem sobre analogias, como as utilizam em sala de aula e se tiveram acesso metodologia da analogia nas suas disciplinas da licenciatura. Alm do levantamento sobre os conceitos e usos, outro objetivo da pesquisa foi o de verificar se esses conceitos poderiam ser modificados e suas analogias poderiam ser mais estruturadas e elaboradas aps uma interveno pedaggica. Os dados foram obtidos por meio de um questionrio escrito aplicado a uma turma de licenciandos do quarto ano de Biologia de uma instituio pblica de Ensino Superior do norte do Paran. Os licenciandos responderam a oito perguntas sobre analogias duas vezes: a primeira antes da interveno pedaggica e a segunda, aps. Tambm tiveram suas aulas regenciais observadas antes e depois da interveno pedaggica, para anlise das analogias empregadas. Os resultados mostraram que a maioria dos acadmicos no conseguia definir e exemplificar corretamente analogia; no sabia diferenciar analogia de exemplo e de metfora; no conhecia nenhum mtodo de ensino com analogias. Os acadmicos pesquisados alegaram no ter aprendido nada relacionado a analogias nas disciplinas da licenciatura, nem mesmo em Didtica. Aps a interveno pedaggica, realizada na forma de mini-curso, os licenciandos parecem ter apresentado mudanas conceituais e procedimentais: conceituaram e exemplificaram analogia corretamente; souberam diferenciar analogia de outros termos; reconheceram as analogias como importantes ferramentas didticas e utilizaram analogias previamente elaboradas em suas aulas. Assim como outras pesquisas educacionais, esta pretende colaborar com o reconhecimento do uso de analogias como uma metodologia didtica eficaz e estimulante, colaborando assim para um ensino das cincias de forma mais atrativa e criativa.

Abstract: Analogies are comparisons that teachers do among different domains. They are used in education to communicate abstract and new concepts, once analogies allow to transfer the knowledge from an area to another. Usually, comparisons are done between a non-familiar and a familiar, an observable and a non-observable, an abstract and concrete, an unknown and a known domain. Several Biology teachers use analogies to become their classes more interesting and understandable. However, the use of analogies requires some care by the teachers to avoid that different and non-desirable concepts from the analogous ones pass to what it is wanted to teach. Meanwhile, it is a very important didactic strategy, that should be taught to the licensees in their academic formation. To collaborate with the quality of Biology teaching, this research wanted to know what are the concepts that Biology licensees have about analogies, how their use them in their classrooms and if they had access to the analogy methodology in their course's disciplines. In addition to the survey about the concepts and their use, another goal of the research was to verify if these concepts could be changed and if their analogies could be better structured and built after a pedagogical intervention. Data were colleted through a written questionnaire applied to the licensee's class at the fourth grade of Biological Sciences from a public University in the North of Paran state. The licensees answered eight questions about some analogies twice: first, before the pedagogical intervention and the second one, after. They also had their classes observed before and after the pedagogical intervention, for the analogies applied to be analyzed. The results show that the majority of the academic students could not define and exemplify an analogy correctly; did not know how to differentiate an exemplifying analogy from a metaphor; did not know any teaching method with analogy. The researched academic students claimed that they did not learn anything related to analogies in their teaching disciplines, even in Didactics. After the pedagogical intervention, realized as a mini-course, the licensees showed conceptual and procedural changes: gave concepts and examples of analogies correctly; knew how to differentiate analogy from other terms; recognized analogies as important didactic tools and used them previously prepared in their following classes. As well as other educational researches, this one intends to collaborate with the recognition of the use of analogies as an effective and stimulating didactic methodology, collaborating - in this way - for a teaching of Science in a creative and more interesting way.
Data da defesa: 14/03/2008
Cdigo: vtls000166253
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_RAFAEL RIGOLON DA SILVA.pdf
Tamanho: 677 Kb (693628 bytes)
Criado: 10-10-2008 17:00
Atualizado: 04-11-2008 15:19
Visitas: 2266
Downloads: 110

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.