Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Redes de educao ambiental : caracterizao e desenvolvimento do plo Maring
Autor(es): Cristiane Montavanelli Tavares
Palavras-chave [PT]:

Educao ambiental. Redes Sociais. Educadores. Redes. Plo Maring. Paran (Estado). Brazil.
Palavras-chave [EN]:
Social network. Environmental education. Pole Maringa. Paran. (State). Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Ana Tiyomi Obara [Orientador] - UEM
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira - UEM
Antonio Fernando Silveira Guerra - UNIVALI
Resumo:
Resumo: As redes sociais apresentam-se como uma nova perspectiva de atuar, organizar-se e formar parcerias para responder as necessidades sociais e ambientais. As redes so estratgias para modificar formas hierrquicas e tradicionais de trabalho, proporcionando a mudana de modelos e espaos para a experimentao e a aprendizagem. O trabalho teve como objetivo caracterizar a criao da Rede de Educao Ambiental do Paran (REA-PARAN), por meio de levantamento histrico das redes de Educao Ambiental no Brasil e na regio Sul; alm de explicitar os atores envolvidos no processo de construo do Plo Maring. Assim, realizou-se entrevistas com oito educadores ambientais participantes ativos dessa rede. Os depoimentos coletados nas entrevistas foram analisados por meio da tcnica de Anlise de Contedo, visando identificar o perfil de cada educador, seus objetivos na rede e suas concepes e prticas em Educao Ambienta!. A anlise do perfil dos educadores ambientais participantes do Plo Maring evidenciou que o grupo bastante diverso. Percebe-se que as diferentes experincias dos participantes do Plo Maring inseridos na educao formal e/ou no-formal potencializam as trocas de informaes e conhecimentos, enriquecendo e fomentando o desenvolvimento de projetos ligados rede. Por meio das oito categorias de anlise levantadas foi possvel observar que a concepo de redes e as prticas ambientais, apresentados pelos participantes da pesquisa, esto em consonncia com a Educao Ambiental crtica e emancipadora. Observou-se nos discursos de todos os entrevistados o comprometimento com a causa ambiental, bem como, a dedicao aos princpios do Plo Maring. Para muitos, o Plo foi uma forma de redescobrir a dimenso ambiental, um motivo de reflexo sobre a prtica pedaggica e ambiental. Detectou-se, ainda, que as concepes e prticas dos educadores ambientais so nitidamente diferentes, sendo assim, necessrio ampliar o debate e a socializao dos conhecimentos. Os entrevistados demonstraram em seus relatos a necessidade de uma Educao Ambiental crtica voltada mudana de valores e atitudes dos elementos sociais. Portanto, para que a articulao do Plo Maring possa expandir necessrio investir em projetos, na comunicao e na divulgao das atividades realizadas, sendo esses fatores imprescindveis para a motivao do trabalho em rede e expanso dos diferentes ns.

Abstract: Social networks present as a new perspective to act, organize themselves and form partnerships to meet the social and environmental needs. Networks are strategies for change and traditional hierarchical forms of work, providing the change of models and space for experimentation and learning. The study aimed to characterize the creation of the Network of Environmental Education of Parana, through historical survey of networks of environmental education in Brazil and southem region, in addition to explain the actors involved in the process of construction of the Pole Maring. Thus, we did eight interviews with educators environmental active participants of this network. The evidence collected in interviews were analyzed using the technique of analysis of Content, to identify the profile of each educator, their goals in the network and its ideas and practices in environmental education. The analysis of the environmental profile of educators participating in the Pole Maring showed that the group is very diverse. Clearly it is that the different experiences of the participants of Maringa pole inserted in formal education and / or non-formal leverage the exchange of information and knowledge, enriching and promoting the development of projects connected to the network. Through the eight categories of analysis raised was possible to see that the design of networks and environmental practices, submitted by participants of the survey are in line with the Environmental Education critical and emancipatory. It was observed in the speeches of all the interviewees commitment to environmental causes, and the dedication to the principIes of Maringa Pole. For many, the Pole was a way of rediscovering the environmental dimension, a cause for reflection on the practice and teaching environment. It tumed out also that the concepts and practices of environmental educators are clearly different, so necessary to enlarge the debate and the socialization of knowledge. The interviewees showed in their reports the need for an Environmental Education criticism aimed at changing attitudes and values of social elements. So, for the articulation of Maringa Pole can expand it is necessary to invest in projects in communication and disclosure of activities, these factors are essential for the motivation of networking and expansion of various us.
Data da defesa: 10/04/2008
Cdigo: vtls000166257
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Ana Tiyomi Obara
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_CRISTIANE MONTAVANELLI.pdf
Tamanho: 782 Kb (800927 bytes)
Criado: 14-10-2010 09:49
Atualizado: 14-10-2010 09:58
Visitas: 1006
Downloads: 29

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.