Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Professores de matemtica e os saberes mobilizados em sala de aula : um estudo de caso.
Ttulo [EN]: Teachers of mathematics and knowledges in the classroom : a case study.
Autor(es): Lucia Ines Battalini
Palavras-chave [PT]:

Conhecimentos didticos. Estratgias metodolgicas. Educao matemtica. Formao de professores de Matemtica. Matemtica. Professores. Formao. Educao. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Didactic formation. Knowledge. Methodological Strategies. Mathematical Education. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e Matemtica
Banca:
Doherty Andrade [Orientador] - UEM
Maria Aparecida Rodrigues - UEM
Dionsio Burak - UNICENTRO
Resumo:
Resumo: O principal objetivo deste estudo foi identificar que conhecimentos mobilizam, em sala de aula, duas professoras de matemtica no ensino fundamental, para isso, foi necessrio um estudo aprofundado acerca das principais tendncias da Educao Matemtica; dos elementos que caracterizam o conhecimento didtico do professor de Matemtica; e ainda, sobre as estratgias etodolgicas para o ensino da Matemtica indicadas pelas Diretrizes Curriculares de Matemtica do Estado do Paran: Resoluo de Problemas, Etnomatemtica, Modelagem Matemtica, Mdias Tecnolgicas e Histria da Matemtica. A investigao foi realizada com duas professoras de Matemtica, da rede Estadual de Ensino jurisdicionado ao Ncleo Regional de Educao de Paranava-Paran, no perodo de novembro de 2006 a julho de 2007, em turmas de 5 sries e em uma de 6 do ensino fundamental. O procedimento metodolgico adotado foi o estudo de caso de cunho qualitativo, pois se trata de um estudo em profundidade de uma situao sem a inteno de alter-la no contexto em que se encontra, sem produzir generalizaes. Os dados foram coletados por meio de um questionrio, entrevistas, observaes em sala de aula, materiais complementares como: planejamento, caderno de alunos e livro didtico. De posse destes materiais procuramos identificar os componentes fundamentais do conhecimento didtico do professor: o conhecimento da Matemtica, o conhecimento do currculo, o conhecimento do aluno e seus processos de aprendizagem e o conhecimento dos processos instrucionais. Os resultados deste estudo indicaram que a forma particular que cada docente adota para propiciar o aprendizado de seus alunos e a forma que mobilizam determinadas estratgias metodolgicas uma composio dos elementos que compe o seu conhecimento didtico e sustentada pelas concepes da Matemtica, de seu ensino e aprendizagem que constitui o iderio pedaggico de cada docente.

Abstract: The main objective of this research was to identify that knowledge mobilize, in classroom, two teachers of Mathematics in Basic Education, for this, was necessary a deepened study about: of the main trends of the Mathematical Education; of the elements that characterize the didactic knowledge of the professor of Mathematics; e still, on the methodological strategies for the education of the Mathematics indicated by the Curricular Lines of direction of Mathematics of the State of the Paran: Resolution of Problems, Etnomathematic, Mathematical Modeling, Technological Medias and History of the Mathematics. The inquiry was carried through with two teachers of Mathematics, of the State net of Education to the Regional Nucleus of Education of Paranava/Paran, in the period of November of 2006 the July of 2007, in group of 5 and 6 grades of basic education. The adopted methodological procedure was the study of case of qualitative, therefore it is about a study in depth of a situation without the intention of change it the context where if it finds, without producing generalizations. The data had been collected by means of a complementary questionnaire, interviews, comments in classroom, materials as: planning, notebook of pupils and didactic book. Of ownership of these materials we look for to identify what we consider as component basic of the didactic knowledge of the professor: the knowledge of the Mathematics, the knowledge of the resume, the knowledge of the pupil and its processes of learning and the knowledge of the instructional processes. The results of this study had indicated that the particular form that each professor adopts to propitiate the learning of its pupils and the form who mobilize definitive methodological strategies are a composition of the elements that its didactic knowledge composes and is supported by the conceptions of the Mathematics, of its education and learning that constitutes the pedagogical idea of each teacher.
Data da defesa: 18/04/2008
Cdigo: vtls000166280
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring, PR
Orientador: Prof. Dr. Doherty Andrade
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Matemtica) / UEM. Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: salete
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Batallini-Lucia I-2008-ME.pdf
Tamanho: 1849 Kb (1893129 bytes)
Criado: 13-10-2010 11:36
Atualizado: 15-07-2013 11:12
Visitas: 1284
Downloads: 41

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.