Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: Uma proposta de educação para o campo : Casa Familiar Rural Padre Haruo Sasaki
Autor(es): Bruno Henrique Gomes Alexandre
Palavras-chave [PT]:

Pedagogia da alternância. Educação no campo. Curriculo. Políticas educacionais. Paraná (Estado). Brazil.
Palavras-chave [EN]:
Pedagogy of the alternation; resume; education in the field; educational
politics. Brazil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
Banca:
Maria das Graças de Lima [Orientador] - UEM
Polônia Altoé Fusinato - UEM
Jorge Ulises Guerra Villalobos - UEM
Ruth Youko Tsukamoto - UEL
Resumo:
Resumo: Há muito se fala, nos pressupostos teóricos dos currículos escolares, em se desenvolver uma prática pedagógica voltada para o saber historicamente construído pela sociedade e para a realidade vivenciada pelo aluno. A trajetória educacional brasileira, particularmente a da população rural, mostra-se historicamente abandonada, já que são poucas as experiências referentes a esse enunciado. A implantação das políticas educacionais neoliberais, na verdade, vai na contramão desse princípio, pois a universalização do ensino, visto como avanço nos últimos anos, não garantiu a melhoria da qualidade do ensino e, os investimentos na educação são limitados e insuficientes para uma reorganização do currículo de forma a atender às reais necessidades dos alunos, particularmente os das escolas rurais. Talvez uma exceção seja a pedagogia da alternância, objeto desta pesquisa, que visa analisar as peculiaridades dessa proposta no Estado do Paraná, especialmente no município de Sapopema, e estudar até que ponto essa forma de organização curricular influencia a prática pedagógica e a melhoria da qualidade de vida dos alunos, garantindo-lhes a permanência no meio rural e acesso às novas tecnologias e à cidadania, mediante ações que fomentem mudanças na realidade local, a partir de um desenvolvimento sustentável pautado na agricultura familiar.

Abstract: It is said for a long time in the estimated theoreticians of grades to school resumes, for developing a pedagogical practice related to knowledge historically constructed for the society and toward the reality lived for the students. The Brazilian educational trajectory, particularly of the agricultural population, reveals historically abandoned, due to few referring experiences to this statement. The implantation of the neoliberal educational politics, in fact, is against of this principle, therefore the universalization of education, seen as advance in the last years, did not guarantee the improvement of the quality of education and, the investments in the education are limited and insufficient for a reorganization of the form resume to take care of the real necessities of the students, particularly of the agricultural schools. Perhaps the pedagogy of the alternation, object of this research, is an exception. It aims to analyze the peculiarities of this proposal in the state of Paraná, especially in the city of Sapopema, and study how this form of curricular organization influences the pedagogical practice and the improvement of the quality of students' life guaranteeing them the staying in the agricultural life and access the new technologies and the citizenship, through actions that search for changes in the reality, according to a sustainable development in familiar agriculture.
Data da defesa: 28/04/2008
Código: vtls000166281
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Maria das Graças de Lima
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_BRUNO HENRIQUE GOMES ALEXANDRE.pdf
Tamanho: 3628 Kb (3715466 bytes)
Criado: 20-11-2008 13:38
Atualizado: 20-11-2008 13:43
Visitas: 1696
Downloads: 128

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.