Resumo: Vários estudos demonstram que a aprendizagem é um processo gradual, que antes de passar para o plano individual, subjetivo, deve estar explícito na relação professor/conhecimento/aluno. Objetivamos com este trabalho contribuir para a reflexão e análise qualitativa da importância das interações discursivas entre professor/aluno, aluno/professor e aluno/aluno na dimensão e organização do processo de ensino e aprendizagem de Biologia no Ensino Médio, verificando se as interações discursivas estabelecidas em sala de aula propiciam o desenvolvimento do pensamento conceitual nos estudantes. Fundamentamos nossa pesquisa na Teoria Histórico-Cultural, uma vez que encontrarmos nessa matriz teórica subsídios consistentes para entender o processo de desenvolvimento do conhecimento espontâneo e científico, além de nortear as ligações entre as especificidades do ensino escolar e do papel do professor enquanto mediador do conhecimento, no sentido de aluno apreender os conhecimentos científicos sistematizados ensinados na escola. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizamos análises de aulas em duas turmas de primeiro ano do Ensino Médio em duas escolas localizadas em dois pequenos municípios do Estado do Paraná. As aulas observadas foram documentadas por meio da gravação das vozes e registros descritivos. A análise dos dados permitiu formular cinco categorias discursivas: solilóquios; sugerir resposta; um diálogo de surdos; propondo situações desafiadoras; e como se os alunos já soubessem. Verificamos um esvaziamento discursivo nas aulas observadas. Concluímos que, apesar de um grande número de pesquisas ressaltar a importância da interação dialógica em sala de aula, essas pesquisas ainda não estão influenciando a organização do ensino.
Abstract: Several studies show that learning is a gradual process which should be explicit in the teacher-knowledge-pupil relationship, rior to turning to the individual subjective level. Current research contributes towards reflection and qualitative analysis of the importance of discursive interactions between the teacher and pupil, pupil and teacher, and pupil and pupil within the organization of teaching and learning process of Biology in high school. Research also verifies whether discursive interactions established in the classroom cause the development of conceptual thoughts in the students. Current essay is based on the Historical and Cultural Theory since it foregrounds the process of development of spontaneous and scientific knowledge and links the specificities of school teaching to the teacher's role. The latter is actually the mediator of knowledge for the student's apprehension and progress of systematized scientific knowledge learned in the school. Research consisted of an analysis of lectures in two first year classes of the senior high school in two schools of two small municipalities of the state of Paraná, Brazil. Lessons were recorded and descriptive registers taken. Data analysis identified tive discursive categories: soliloquies; suggesting answers; deaf man's dialogue; proposing challenging situations; as-if-the-students-knew attitude. A discursive emptiness has been registered in the lessons under analysis. Conclusions show that, in spite of the fact that a high number of research exists enhancing the importance of dialogic interactivity in the classroom, no true effect has been pinpointed in the organization of learning. |