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Título [PT]: A organização do ensino de biologia e o desenvolvimento do pensamento conceitual
Autor(es): Vanessa Daiana Pedrancini
Palavras-chave [PT]:
Biologia. Genética. História da ciência. Formação de conceitos. Teoria histórico-cultural. Interações verbais. Hereditariedade. Atividades lúdicas. Brasil. |
Palavras-chave [EN]:
Verbal interactions. History of Science. Game activities. Concept formations. Heredity. Brazil. |
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
Banca:
Maria Júlia Corazza Nunes [Orientador] - UEM
Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira - UEM
Maria Terezinha Bellanda Galuch - UEM
Renato Eugênio da Silva Diniz - UNESP |
Resumo:
Resumo: Estudos têm revelado que os principais motivos que dificultam a aprendizagem de conceitos e processos biológicos residem em um ensino pautado na memorização e fragmentação de conteúdos dissociados do cotidiano dos estudantes. Destas constatações originou-se a presente pesquisa, que tem como objetivo analisar se a organização do ensino, pautada nas interações verbais, na história da ciência e em atividades lúdicas, pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento conceitual dos estudantes em relação ao mecanismo da hereditariedade nos seus aspectos clássicos e moleculares. Para a realização desta pesquisa, inicialmente foram realizados estudos bibliográficos, destacando-se a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Teoria da Assimilação, formuladas, respectivamente, por Vygotsky, Leontiev, Galperin e colaboradores, bem como as contribuições sobre a história da hereditariedade apresentadas por vários autores citados na fundamentação teórica deste trabalho. Por meio dessa fundamentação teórica, procedemos com o trabalho de campo da pesquisa, a qual se baseou na organização e desenvolvimento de 30 aulas, em uma turma do 2º ano do Ensino Médio noturno de um colégio público de um município do Noroeste do Paraná. As elaborações dos conceitos feitas pelos estudantes constituíram a fonte de dados para a análise dessa investigação e foram obtidas nos seus pronunciamentos gravados durante as interações discursivas, nos textos elaborados e pelo seu desempenho nas atividades propostas, como jogos e dramatizações. Na análise dessas elaborações, procuramos identificar as modalidades de generalização do conceito, estabelecendo categorias baseadas nos estágios de desenvolvimento dos conceitos em crianças, adolescentes e adultos estabelecidos por Vygotsky e colaboradores. Apesar das diferenças encontradas entre os estudantes em relação aos estágios de formação de conceito, uma evolução foi observada, de modo geral, quando comparamos as suas concepções prévias iniciais àquelas descritas no último encontro em relação ao assunto trabalhado.
Abstract: Research has revealed that the main motifs that make learning of biological processes and concepts difficult are due to learning foregrounded in memorization and content fragmentation unlinked to the students' daily life. Current research, the result of such statements, analyzes whether an organization intended to teach, based on verbal interactions in the history of science and in playful activities, may contribute towards learning and towards the development of students' conceptual thought with regard to the mechanism of heredity in its classical and molecular aspects. First, bibliographical studies have been undertaken, especially in Historical and Cultural theory, the Theory of Activity and the Theory of Assimilation, constructed respectively by Vygotsky, Leontiev, Galperin and colleagues, coupled to the contributions on the History of Heredity undertaken by several authors mentioned in the research's theoretical section. Based on such theoretical foregrounding, research developed by means of 30 lectures to a group of adolescents of the second year of an evening high school of a government school in a municipality in the northwestern part of the state of Paraná, Brazil. Concept elaboration by students was the source of data for the investigation's analysis and was obtained by statements recorded of texts, during discursive interactions, and through the performance of suggested activities such as games and drama. In the context of these elaborations, modalities of generalizations of the concept were identified and categories were established based on the stages of development of the concepts in children, adolescents and adults established by Vygotsky and colleagues. In spite of the differences among students with regard to the stages of concept formation, a certain development was detected when initial previous concepts and the latter concepts described in the last meeting were compared. |
Data da defesa: 14/04/2008
Código: vtls000166285
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Maria Júlia Corazza Nunes
Co-Orientador: Profª. Drª. Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática |
Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_VANESSA PEDRANCINI.pdf
Tamanho: 1374 Kb (1406473 bytes)
Criado: 20-11-2008 15:40
Atualizado: 20-11-2008 15:55
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