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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A organizao do ensino de biologia e o desenvolvimento do pensamento conceitual
Autor(es): Vanessa Daiana Pedrancini
Palavras-chave [PT]:

Biologia. Gentica. Histria da cincia. Formao de conceitos. Teoria histrico-cultural. Interaes verbais. Hereditariedade. Atividades ldicas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Verbal interactions. History of Science. Game activities. Concept formations. Heredity. Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Maria Jlia Corazza Nunes [Orientador] - UEM
Ana Lcia Olivo Rosas Moreira - UEM
Maria Terezinha Bellanda Galuch - UEM
Renato Eugnio da Silva Diniz - UNESP
Resumo:
Resumo: Estudos tm revelado que os principais motivos que dificultam a aprendizagem de conceitos e processos biolgicos residem em um ensino pautado na memorizao e fragmentao de contedos dissociados do cotidiano dos estudantes. Destas constataes originou-se a presente pesquisa, que tem como objetivo analisar se a organizao do ensino, pautada nas interaes verbais, na histria da cincia e em atividades ldicas, pode contribuir para a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento conceitual dos estudantes em relao ao mecanismo da hereditariedade nos seus aspectos clssicos e moleculares. Para a realizao desta pesquisa, inicialmente foram realizados estudos bibliogrficos, destacando-se a Teoria Histrico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Teoria da Assimilao, formuladas, respectivamente, por Vygotsky, Leontiev, Galperin e colaboradores, bem como as contribuies sobre a histria da hereditariedade apresentadas por vrios autores citados na fundamentao terica deste trabalho. Por meio dessa fundamentao terica, procedemos com o trabalho de campo da pesquisa, a qual se baseou na organizao e desenvolvimento de 30 aulas, em uma turma do 2 ano do Ensino Mdio noturno de um colgio pblico de um municpio do Noroeste do Paran. As elaboraes dos conceitos feitas pelos estudantes constituram a fonte de dados para a anlise dessa investigao e foram obtidas nos seus pronunciamentos gravados durante as interaes discursivas, nos textos elaborados e pelo seu desempenho nas atividades propostas, como jogos e dramatizaes. Na anlise dessas elaboraes, procuramos identificar as modalidades de generalizao do conceito, estabelecendo categorias baseadas nos estgios de desenvolvimento dos conceitos em crianas, adolescentes e adultos estabelecidos por Vygotsky e colaboradores. Apesar das diferenas encontradas entre os estudantes em relao aos estgios de formao de conceito, uma evoluo foi observada, de modo geral, quando comparamos as suas concepes prvias iniciais quelas descritas no ltimo encontro em relao ao assunto trabalhado.

Abstract: Research has revealed that the main motifs that make learning of biological processes and concepts difficult are due to learning foregrounded in memorization and content fragmentation unlinked to the students' daily life. Current research, the result of such statements, analyzes whether an organization intended to teach, based on verbal interactions in the history of science and in playful activities, may contribute towards learning and towards the development of students' conceptual thought with regard to the mechanism of heredity in its classical and molecular aspects. First, bibliographical studies have been undertaken, especially in Historical and Cultural theory, the Theory of Activity and the Theory of Assimilation, constructed respectively by Vygotsky, Leontiev, Galperin and colleagues, coupled to the contributions on the History of Heredity undertaken by several authors mentioned in the research's theoretical section. Based on such theoretical foregrounding, research developed by means of 30 lectures to a group of adolescents of the second year of an evening high school of a government school in a municipality in the northwestern part of the state of Paran, Brazil. Concept elaboration by students was the source of data for the investigation's analysis and was obtained by statements recorded of texts, during discursive interactions, and through the performance of suggested activities such as games and drama. In the context of these elaborations, modalities of generalizations of the concept were identified and categories were established based on the stages of development of the concepts in children, adolescents and adults established by Vygotsky and colleagues. In spite of the differences among students with regard to the stages of concept formation, a certain development was detected when initial previous concepts and the latter concepts described in the last meeting were compared.
Data da defesa: 14/04/2008
Cdigo: vtls000166285
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Maria Jlia Corazza Nunes
Co-Orientador: Prof. Dr. Ana Lcia Olivo Rosas Moreira
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2008_VANESSA PEDRANCINI.pdf
Tamanho: 1374 Kb (1406473 bytes)
Criado: 20-11-2008 15:40
Atualizado: 20-11-2008 15:55
Visitas: 2031
Downloads: 256

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