Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Início > Dissertações e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a Matemática

Título [PT]: A teoria das representações sociais para estudo das concepções docentes no ensino da física em nossas escolas : a física newtoniana
Autor(es): Roberto Gonçalves Barbosa
Palavras-chave [PT]:

Física de Newton. Teoria das representações sociais. Ensino e aprendizagem. Brasil.
Área de concentração: Ensino de Ciências e Matemática
Titulação: Mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Alcina Maria Testa Braz da Silva - UNIVERSO
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo desta dissertação foi investigar as Representações Sociais da física newtoniana entre professores que ministram a disciplina física, em escolas públicas de Maringá e região. Amparamo-nos no estuda da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1961), para caracterizar as Representações Sociais do grupo de professores. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa com 8 professores da rede pública do Estado do Paraná, na cidade de Maringá e região, para compreender como estes representam a física newtoniana em situação de ensino. As etapas da pesquisa foram: aplicação de 8 questões sobre a física de Newton, 4 destas questões fizeram parte de uma entrevista, 4 foram problemas dados aos 8 professores para que estes resolvessem. Analisamos as respostas que caracterizam o núcleo central das resoluções dos problemas propostos pelos 8 professores, indicando a ancoragem realizada por estes docentes. Como resultado, obtivemos: 7 dos 8 professores apóiam-se em conceitos da Física newtoniana, porém desvencilham-se de sua geometria, detém-se em um conceito ou outro, descontextualizando a física de Newton. Apenas 1 professor representa a física de Newton por meio da contextualização das noções de força, massa, aceleração, inércia, velocidade e gravidade com a geometria desta física.

Abstract: The social representations of Newtonian Physics among government secondary school teachers of Physics in Maringá, PR, Brazil and surrounding region are investigated. Moscovici's Theory of Social Representations (1961) was analyzed to characterize the social representations of a group of 8 teachers. A research was undertaken with 8 government school teachers in Maringá and surrounding region to study their representation of Newtonian Physics in the classroom. Research stages comprised: eight problems on Newtonian Physics were given to the teachers; four of the above constituted the interview; four problems were given to the teachers for their solution. When the answers were analyzed and the solutions' core suggested by the eight teachers was determined, the teachers' anchorage was consequently revealed. Results show that 7 out of 8 teachers based their results on Newtonian Physics but de-linked from its geometry and bound by one or other concept without any contextualization. Only one teacher accounted for Newtonian Physics with a contextualization of thrust, mass, acceleration, inertia, speed and gravity, coupled to its geometry.
Data da defesa: 12/03/2007
Código: vtls000166287
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Profª. Drª. Luzia Marta Bellini
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Centro de Ciências Exatas
Nível: Dissertação (mestrado em Educação para a Ciência e Matemática)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_ROBERTO GONÇALVES BARBOSA.pdf
Tamanho: 670 Kb (686258 bytes)
Criado: 20-11-2008 15:18
Atualizado: 20-11-2008 15:27
Visitas: 2619
Downloads: 372

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.