Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: A teoria das representaes sociais para estudo das concepes docentes no ensino da fsica em nossas escolas : a fsica newtoniana
Autor(es): Roberto Gonalves Barbosa
Palavras-chave [PT]:

Fsica de Newton. Teoria das representaes sociais. Ensino e aprendizagem. Brasil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Luzia Marta Bellini [Orientador] - UEM
Alcina Maria Testa Braz da Silva - UNIVERSO
Marcos Cesar Danhoni Neves - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo desta dissertao foi investigar as Representaes Sociais da fsica newtoniana entre professores que ministram a disciplina fsica, em escolas pblicas de Maring e regio. Amparamo-nos no estuda da Teoria das Representaes Sociais de Moscovici (1961), para caracterizar as Representaes Sociais do grupo de professores. Do ponto de vista metodolgico, realizamos uma pesquisa com 8 professores da rede pblica do Estado do Paran, na cidade de Maring e regio, para compreender como estes representam a fsica newtoniana em situao de ensino. As etapas da pesquisa foram: aplicao de 8 questes sobre a fsica de Newton, 4 destas questes fizeram parte de uma entrevista, 4 foram problemas dados aos 8 professores para que estes resolvessem. Analisamos as respostas que caracterizam o ncleo central das resolues dos problemas propostos pelos 8 professores, indicando a ancoragem realizada por estes docentes. Como resultado, obtivemos: 7 dos 8 professores apiam-se em conceitos da Fsica newtoniana, porm desvencilham-se de sua geometria, detm-se em um conceito ou outro, descontextualizando a fsica de Newton. Apenas 1 professor representa a fsica de Newton por meio da contextualizao das noes de fora, massa, acelerao, inrcia, velocidade e gravidade com a geometria desta fsica.

Abstract: The social representations of Newtonian Physics among government secondary school teachers of Physics in Maring, PR, Brazil and surrounding region are investigated. Moscovici's Theory of Social Representations (1961) was analyzed to characterize the social representations of a group of 8 teachers. A research was undertaken with 8 government school teachers in Maring and surrounding region to study their representation of Newtonian Physics in the classroom. Research stages comprised: eight problems on Newtonian Physics were given to the teachers; four of the above constituted the interview; four problems were given to the teachers for their solution. When the answers were analyzed and the solutions' core suggested by the eight teachers was determined, the teachers' anchorage was consequently revealed. Results show that 7 out of 8 teachers based their results on Newtonian Physics but de-linked from its geometry and bound by one or other concept without any contextualization. Only one teacher accounted for Newtonian Physics with a contextualization of thrust, mass, acceleration, inertia, speed and gravity, coupled to its geometry.
Data da defesa: 12/03/2007
Cdigo: vtls000166287
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Luzia Marta Bellini
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_ROBERTO GONALVES BARBOSA.pdf
Tamanho: 670 Kb (686258 bytes)
Criado: 20-11-2008 15:18
Atualizado: 20-11-2008 15:27
Visitas: 2624
Downloads: 372

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.