Resumo: O objetivo desta dissertação foi investigar as Representações Sociais da física newtoniana entre professores que ministram a disciplina física, em escolas públicas de Maringá e região. Amparamo-nos no estuda da Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1961), para caracterizar as Representações Sociais do grupo de professores. Do ponto de vista metodológico, realizamos uma pesquisa com 8 professores da rede pública do Estado do Paraná, na cidade de Maringá e região, para compreender como estes representam a física newtoniana em situação de ensino. As etapas da pesquisa foram: aplicação de 8 questões sobre a física de Newton, 4 destas questões fizeram parte de uma entrevista, 4 foram problemas dados aos 8 professores para que estes resolvessem. Analisamos as respostas que caracterizam o núcleo central das resoluções dos problemas propostos pelos 8 professores, indicando a ancoragem realizada por estes docentes. Como resultado, obtivemos: 7 dos 8 professores apóiam-se em conceitos da Física newtoniana, porém desvencilham-se de sua geometria, detém-se em um conceito ou outro, descontextualizando a física de Newton. Apenas 1 professor representa a física de Newton por meio da contextualização das noções de força, massa, aceleração, inércia, velocidade e gravidade com a geometria desta física.
Abstract: The social representations of Newtonian Physics among government secondary school teachers of Physics in Maringá, PR, Brazil and surrounding region are investigated. Moscovici's Theory of Social Representations (1961) was analyzed to characterize the social representations of a group of 8 teachers. A research was undertaken with 8 government school teachers in Maringá and surrounding region to study their representation of Newtonian Physics in the classroom. Research stages comprised: eight problems on Newtonian Physics were given to the teachers; four of the above constituted the interview; four problems were given to the teachers for their solution. When the answers were analyzed and the solutions' core suggested by the eight teachers was determined, the teachers' anchorage was consequently revealed. Results show that 7 out of 8 teachers based their results on Newtonian Physics but de-linked from its geometry and bound by one or other concept without any contextualization. Only one teacher accounted for Newtonian Physics with a contextualization of thrust, mass, acceleration, inertia, speed and gravity, coupled to its geometry. |