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Ttulo [PT]: Pesquisadores em construo : representaes sobre pesquisa e pesquisador na elaborao e apresentao do TCC em um curso de Letras
Autor(es): Jefferson Adriano de Souza
Palavras-chave [PT]:

Representao social. Formao de professores. Curso de Letras. Pesquisa. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social representation. Teachers training. Research in Language and Literature. Course. Monograph. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Snia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Edson Carlos Romualdo - UEM
Merion Campos Bordas - UFRGS
Resumo:
Resumo: Este estudo investiga as representaes sociais (RS) que envolvem o processo de construo da pesquisa no ensino superior e a constituio da identidade do pesquisador no Curso de Letras. Para concretiz-lo, mapeamos as RS iniciais de trs professorandas de um 4 ano de Letras sobre pesquisa-pesquisador e suas percepes, ao longo da produo do seu Trabalho de Concluso de Curso (TCC), cotejando-as com as RS do imaginrio social e com aquelas presentes nos documentos oficiais. Com base na teoria das RS, organizada por Moscovici (1978, 2003), nas ponderaes de Demo (1998) e Fazenda (1997, 2000) e nas determinaes dos documentos oficiais que regulam a dimenso da pesquisa nos cursos de Letras, averiguamos a influncia dessas RS na construo da identidade profissional das professorandas. Para tanto, capturamos as imagens que povoam e constituem o planejamento, organizao, execuo e avaliao do TCC realizado por elas, privilegiando seu testemunho. Optamos por uma pesquisa qualitativa de carter etnogrfico porque focalizamos significados sociais, frutos de uma cultura. As anlises revelam que, durante o processo de execuo do trabalho, as professorandas ampliam suas vises sobre pesquisa, aproximando-as de suas prprias RS sobre pesquisador e das RS presentes nos documentos oficiais. As RS de pesquisa-pesquisador como entidades superiores, ainda que no desapaream, enfraquecem, consideravelmente. O desenvolvimento da autonomia e confiana abalado, enquanto a crtica, ou mais especificamente a autocrtica, embora significativa, no consolida a transformao das professorandas em pesquisadoras. A identidade do aluno de Letras e todas as RS que ela encerra ainda se sobrepem identidade do pesquisador e do profissional educador. Conclumos ser necessrio investir em uma formao que naturalize a pesquisa e a proposio de problemas, a fim de consolidar a identidade do profissional da rea, maximizando reflexes e aes, por meio de contatos reais com a educao bsica e seus problemas contextuais.

Abstract: Social representations (SR) involving research construction process in higher education and the researcher's identity in the Language and Literature Course are provided. Initial SRs of three future teachers of the fourth year of the above-mentioned course with regard to research researcher and their perceptions during the production of their last year monograph were charted. They were compared to social imaginary SRs and to those in official documents. Foregrounded by SR theory propounded by Moscovici (1978, 2003), Demo (1998) and Fazenda (1997, 2000) and by official documents that regulate research in Language and Literature Courses, the influence of SRs in the construction of professional identity of future teachers was verified. Representations that make up planning, organization, execution and evaluation of their Monograph, with special emphasis to their witness, have been registered. A qualitative ethnographic research was chosen since social meanings, the results of culture, were focalized. Analyses reveal that during the execution process, the future teachers widen their ideas with regard to research and make them very close to their own SR on researchers and SRs extant in official documents. Research-researchers' SRs as higher entities break down considerably even though they do not disappear. Development of autonomy and trust is shaken, whereas criticisms, or rather, self-criticism, albeit significant, fail to consolidate the transformation of the future teachers into researchers. The identity of the student of the Language and Literature Course and all SRs involved do not supplant the researcher's and the professional educator's identity. Results show that more dedication should be given to a training that naturalizes research and the positing of problems so that the identity of the professional could be consolidated with a maximum of reflections and activities through real contacts with basic education and its contextual problems.
Data da defesa: 20/05/2008
Cdigo: vtls000166306
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Snia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: jasouza.pdf
Tamanho: 1277 Kb (1307644 bytes)
Criado: 08-12-2008 15:56
Atualizado: 08-12-2008 16:04
Visitas: 1442
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