Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: O potencial empreendedor dos microempresrios do Shopping Popular de Londrina
Autor(es): Jorge Avanzi
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Microempreendedores. Pequenas e mdias empresas. Potencial empreendedor. Entrepreneurship. Previso comercial. Pretenses de negcios. Setor informal. Economia. Shopping Popular. Londrina. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneurship. Microentrepreneurs. Business pretensions. Enterprising potential.Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Luiz Antnio Felix [Orientador] - UEL
Jos Carlos Dalmas - UEL
Marcia Regina Gabardo da Camara - UEL
Resumo:
Resumo: Uma das caractersticas dos empreendedores de sucesso a viso. Guiado por ela, o empreendedor direciona suas atividades envolvendo as pessoas e os recursos necessrios na busca da realizao dos seus objetivos empresariais. O presente estudo analisa o potencial empreendedor dos microempresrios do Shopping Popular de Londrina e suas pretenses de negcios com relao a seus estabelecimentos. Para medir o potencial empreendedor foi utilizada a verso em portugus do instrumento de medio do potencial empreendedor Carland Entrepreneurship Index - CEI. Em seguida, separados em grupos de maior e de menor potencial empreendedor, foram analisadas as pretenses de negcios dos distintos grupos. A pesquisa exploratria e entrevistou 95 lojistas do Shopping Popular de Londrina no ms de maio de 2006. Como resultado, a amostra apresentou ndices CEI variando de 8 a 23, enquadrando os entrevistados nas classificaes "Micro-empreendedor" e "Empreendedor". Na comparao entre "Micro-Empreendedores" e "Empreendedores" no foram identificadas diferenas quanto s pretenses de negcio dos lojistas em relao aos seus estabelecimentos. A amostra foi dividida em dois grupos, um formado por aqueles voltados para o crescimento dos negcios e outro formado por aqueles voltados para o Status Quo. Os testes estatsticos no identificaram diferenas significativas entre os ndices CEI dos dois grupos. Contudo, o estudo revelou que as questes do Carland Entrepreneurship Index - CEI sobre propenso ao risco foram as mais pontuadas dentro do grupo de entrevistados voltados para o crescimento dos seus negcios.

Abstract: One of the characteristics of successful entrepreneurs is vision. Guided by it, the entrepreneur directs its activities involving the necessary people and resources in the search of the accomplishment of its enterprise objectives. The present study analyses the enterprising potential of the micro-entrepreneurs of the Popular Shopping Center of Londrina and its business pretensions with regard to its establishments. To measure the enterprising potential, a portuguese version of the Carland Entrepreneurship Index - CEI (measurement instrument of enterprising potential) was used. After that, separated in groups of high and low enterprising potential, the business pretensions of each group were analyzed. The research is exploratory and interviewed 95 storekeepers from the Popular Shopping Center in the month of May of 2006. As result, the sample presented CEI indexes varying from 8 to 23, fitting the interviewed in the classifications "Micro Entrepreneur" and "Entrepreneur". In the comparison between "Micro Entrepreneur" and "Entrepreneur" differences relating the business pretensions of the storekeepers to their establishments weren't identified. The sample was divided in two groups, one formed by those facing the growth of their business and other formed by those facing the Status Quo. The statistics tests don't identified significant differences between the CEI indexes of both groups. However, the study revealed that the Carland Entrepreneurship Index - CEI questions about propensity to the risk were most punctuated inside the group of the interviewed that are facing the growth of their business.
Data da defesa: 27/08/2006
Cdigo: vtls000166331
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2006
Local de Publicao: Londrina
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antnio Felix
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 097. Jorge Avanzi.pdf
Tamanho: 1270 Kb (1300588 bytes)
Criado: 25-11-2008 18:44
Atualizado: 12-12-2008 14:22
Visitas: 2436
Downloads: 3975

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.