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Ttulo [PT]: Estudo sobre o empreendedorismo na incubadora tecnolgica de Maring, a partir da fenomenologia social de Alfred Schtz
Autor(es): Fernanda Maria Felcio Macedo Boava
Palavras-chave [PT]:

Empreendedorismo. Empreendedor. Empresrios. Fenomenologia social. Incubadoras de empresas. Inovaes tecnolgicas. Entrepreneurship. Maring. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Entrepreneurship. Entrepreneur. Social phenomenology. Ideal type. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Elisa Yoshie Ichikawa [Orientador] - UEM
Fernando Antnio Prado Gimenez - UNICENP
Paulo da Costa Lopes - UEL
Resumo:
Resumo: O empreendedorismo vem se consolidando como uma atividade marcante no meio empresarial contemporneo, por ser capaz de impulsionar a criao de empresas de carter inovador. Nesse cenrio, passa a despertar o interesse da comunidade cientfica, que pesquisa tal atividade considerando, primordialmente, seus aspectos econmicos e/ou comportamentais. Todavia, o presente trabalho visa abordar o empreendedorismo em uma perspectiva distinta, a partir dos pressupostos da fenomenologia social. Dessa forma, pretende-se discutir o empreendedorismo a partir do significado que os empreendedores da Incubadora Tecnolgica de Maring atribuem a esse fenmeno. Para isso, investiga-se os motivos "para" e "motivos porque" presentes na ao empreendedora. Tais motivos conduziro construo de um esquema interpretativo tpico ideal do empreendedorismo. A relevncia desse estudo consiste em abordar o empreendedorismo como um fenmeno que existe em funo da sociedade, podendo evidenciar que a sua essncia transcende os limites da individualidade, posto que o pensamento fenomenolgico social se fundamenta na conscincia da existncia do outro. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis empresrios da Incubadora Tecnolgica de Maring, sendo os dados analisados a partir dos pressupostos da abordagem fenomenolgica de Sanders (1982), que procura tornar explcita a estrutura e o significado implcito da experincia humana. Conclui-se que o significado da ao empreendedora no algo isolado, estando vinculado a vrios fatores relacionados ao curso da vida do empreendedor. Assim, a ao no se encontra esttica na incubadora, considerando que o seu mentor, o empreendedor que lhe confere significado, um ser social que est em contnuo processo de construo e interao com os demais.

Abstract: The entrepreneurship has been consolidating itself as an outstanding activity in the current business milieu, for its capability to boost the creation of innovating character businesses. In this scenario, it starts to interest the scientific community that surveys such an activity, considering mainly its economical and/or behavioral aspects. However, the current work aims to approach the entrepreneurship in a distinctive perspective, from the principles of the social phenomenology. This way, we intend to discuss the entrepreneurship from the meaning that the entrepreneurs from the Technology Incubator of Maringa associate to this phenomenon. For that, investigated the reasons "to" and "why" present in the entrepreneurship action motives. Such motives will lead to a construction of an ideal and typical interpretation scheme of entrepreneurship. The relevance of this study consists in approaching the entrepreneurship as a phenomenon that exists because of the society, and it can evidence that its essence transcends the individual limits, because the phenomenological thought is based on the conscience of the existence of the other individual. Semi-structured interviews were conducted with six entrepreneurs of the Technological Incubator of Maringa, and the data were analyzed from the principles of the phenomenological approach of Sanders (1982), that tries to become explicit the structure and the implicit meaning of the human experience. We conclude that the meaning of the entrepreneurship action is not something isolated, and it is connected to several factors related to the course of the entrepreneur's life. So, the action is not static at the incubator, considering that its mentor, the entrepreneur, that conveys a meaning, is a social being who is in a permanent construction process and interacting with the others.
Data da defesa: 04/05/2007
Cdigo: vtls000166335
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Londrina
Orientador: Prof. Dr. Elisa Yoshie Ichikawa
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 115. Fernanda Boava.pdf
Tamanho: 1395 Kb (1428970 bytes)
Criado: 25-11-2008 17:08
Atualizado: 12-12-2008 14:02
Visitas: 1257
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