Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar se o crescimento econômico, e a melhoria da educação têm contribuído para a redução dos índices de pobreza dos estados. O modelo estimado em painel de dados considera os aspectos quanto às diferenças específicas de cada estado, os chamados efeitos fixos, de forma dinâmica no tempo. Outro aspecto importante considerado é o da causalidade entre as variáveis. Como resultado principal tem-se que o crescimento econômico por si só não se mostrou capaz de reduzir os índices de pobreza, enquanto que a melhoria na escolaridade média da população e na freqüência escolar demonstrou ser instrumentos chave na redução do índice de pobreza. Em suma, políticas de incentivo a formação de capital humano para jovens e crianças demonstraram ser efetivas no combate à pobreza dos estados.
Abstract: The objective of this paper is to verify if economic growth, increase in the stock of human capital are contributing to the poverty reduction in Brazilian States. The panel data model estimates do consider the dynamics and the specific conditions of each state over time. Another important aspect considered was the causality among the variables. As main result, the states economic growth has not contributed to poverty reduction over time. However, poverty alleviation has come from human capital investment, particularly increase in average schooling of population. In sum education policies that incentive human capital accumulation by youth and children are more effective on poverty alleviation in Brazilian States. |