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Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Economia > Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas

Título [PT]: Pobreza, crescimento econômico e acesso à educação : uma avaliação econométrica dos Estados brasileiros em painés de dados
Autor(es): Cíntia da Silva Arruda
Palavras-chave [PT]:

Estados brasileiros. Avaliação econométrica. Pobreza. Estimativas Dinâmicas. Crescimento econômico. Educação. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Poverty. Economic Growth. Education. Dynamics Estimates. Brazil.
Área de concentração: Teoria Econômica
Titulação: Mestre em Economia
Banca:
Joilson Dias [Orientador] - UEM
Resumo:
Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar se o crescimento econômico, e a melhoria da educação têm contribuído para a redução dos índices de pobreza dos estados. O modelo estimado em painel de dados considera os aspectos quanto às diferenças específicas de cada estado, os chamados efeitos fixos, de forma dinâmica no tempo. Outro aspecto importante considerado é o da causalidade entre as variáveis. Como resultado principal tem-se que o crescimento econômico por si só não se mostrou capaz de reduzir os índices de pobreza, enquanto que a melhoria na escolaridade média da população e na freqüência escolar demonstrou ser instrumentos chave na redução do índice de pobreza. Em suma, políticas de incentivo a formação de capital humano para jovens e crianças demonstraram ser efetivas no combate à pobreza dos estados.

Abstract: The objective of this paper is to verify if economic growth, increase in the stock of human capital are contributing to the poverty reduction in Brazilian States. The panel data model estimates do consider the dynamics and the specific conditions of each state over time. Another important aspect considered was the causality among the variables. As main result, the states economic growth has not contributed to poverty reduction over time. However, poverty alleviation has come from human capital investment, particularly increase in average schooling of population. In sum education policies that incentive human capital accumulation by youth and children are more effective on poverty alleviation in Brazilian States.
Data da defesa: 2007
Código: vtls000166523
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2007
Local de Publicação: Maringá, PR
Orientador: Prof. Dr. Joilson Dias
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Economia
Nível: Dissertação (mestrado em Economia)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Economia

Responsavel: beth
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: CINTIA ARRUDA.pdf
Tamanho: 358 Kb (366980 bytes)
Criado: 08-05-2010 08:30
Atualizado: 08-05-2010 08:35
Visitas: 1429
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