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Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Um olhar para o curso de formao de docentes : ensino mdio - modalidade normal
Autor(es): Leonice Aparecida Braga Hngaro
Palavras-chave [PT]:

Formao docente. Escola normal. Lngua portuguesa. Ensino e estudo. Leitura. Produo de texto. Gramtica. Ensino mdio.
Palavras-chave [EN]:
Teacher Education. Normal School. Teaching. Portuguese Language.
rea de concentrao: Estudos Lingsticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Snia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Renilson Jos Mengassi - UEM
Maria Rosa Petroni - UFMT
Resumo:
Resumo: O trabalho focaliza o ensino de Lngua Materna no curso de formao de docentes em nvel mdio oferecido por um colgio de Maring. A pesquisa investiga os eixos do ensino de leitura, produo textual e reflexo sobre a lngua no curso denominado Ensino mdio - Modalidade Normal, cujo objetivo formar professores para atuar nas primeiras sries do Ensino Fundamental (zero a dez anos). A investigao justifica-se pela importncia do curso no cenrio educacional. As anlises ancoram-se no mtodo qualitativo-interpretativo de carter etnogrfico, visto que a pesquisadora atua como professora de parte dos alunos pesquisados, e os dados so interpretados sob o enfoque qualitativo. O corpus composto por 58 relatrios de prtica docente dos professorandos, nos estgios supervisionados realizados nos anos de 2004 e 2006. As anlises so sustentadas por pressupostos tericos da Lingstica Aplicada, sobre o processo de leitura, de escrita e de anlise lingstica no ensino. As anlises apresentadas neste trabalho foram selecionadas pela representatividade em relao a todos os exerccios analisados e o resultado mostra que, em fase de concluso de curso, no universo pesquisado, poucos so os alunos que entendem a necessidade de buscar os sentidos do texto na interao entre autor, condies de produo e leitor. Esses alunos, potenciais professores das primeiras sries do Ensino Fundamental, entendem, em sua maioria, que, durante o processo de leitura, os sentidos dos textos ou so atribudos unicamente pelo leitor, ou so extrados unicamente do material lingstico. O parco trabalho com a produo escrita, por sua vez, visto mais como uma forma de preencher espao temporal do que como uma atividade significativa na aprendizagem das crianas em incio de idade escolar. Por fim, as atividades de anlise lingstica constantemente cedem lugar gramtica normativa, com nfase na metalinguagem, nas aulas para crianas de 6 a 10 anos. Tais dados permitem concluir que os alunos pesquisados reproduzem os mesmos moldes em que foram ensinados, mantendo o movimento circular que configura a educao no pas.

Abstract: This work is focused on the mother tongue teaching in the teacher education course, secondary school level, in a school in Maringa- PR. The research aims at investigating the axis of teaching reading, textual production and reflexion about the language in the course called "Ensino Mdio" - "Normal" Modality, whose goal is to educate teachers to work in the first grades of basic education (children aged from zero to ten). The investigation is relevant because of the course importance for the educational scenario. The analyses are based on the qualitative-interpretative method with ethnographic nature, since the researcher works as a teacher of some of the investigated students and the data are interpreted under the qualitative point of view. The corpus is composed by 58 teaching practice reports of graduating student-teachers, in the supervised training carried out from 2004 and 2006. The analyses are supported by theoretical presuppositions of Applied Linguistics about the reading, writing and linguistic analysis process in teaching. The analysis showed in the present work were selected considering their representativeness in relation to all the analyzed exercises and the result points out that in the investigated universe, despite finishing the course, there are few students who understand the necessity of searching for the text meanings in the interaction between the author, the production conditions and the reader. Most of these students, who will potentially become teachers in the first grades of basic education, understand that during the reading process the text meanings are whether attributed only by the reader or they are only extracted from the linguistic material. The poor work with writing production, in its turn, is seen more as a way of filling time gaps than as a meaningful activity in the children's learning at the early school years. Finally, the linguistic analysis activities often assign place for the normative grammar, with emphasis on the metalanguage, in classes for children from 6 to 10 years old. Such dada allow concluding that the investigated students reproduce the same models in which they had been taught, keeping the circular movement which features the education in the country.
Data da defesa: 08/05/2008
Cdigo: vtls000166551
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Snia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: labhungaro.pdf
Tamanho: 4147 Kb (4246401 bytes)
Criado: 20-04-2010 17:45
Atualizado: 20-04-2010 17:55
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