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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

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Ttulo [PT]: Anlise do processo de gesto estratgica de custos e formao de preo, no mbito do jogo de empresas, com apoio de treinamento baseado no computador (CBT)
Autor(es): Federico Natalio Madkur
Palavras-chave [PT]:

Administrao de empresas. Ensino gerenciado por computador. Planejamento empresarial. Jogos de empresas. Gesto estratgica de custos.
Palavras-chave [EN]:
Cost of Strategic Management. Business Games
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Paulo da Costa Lopes [Orientador] - UEL
Paulo Arnaldo Olak - UEL
Mario Nei Pacagnan - UEL
Resumo:
Resumo: No presente trabalho, visando explorar os efeitos da integrao de ferramentas de aprendizagem, buscou-se analisar o impacto da disponibilidade e utilizao do treinamento baseado no computador (CBT) dentro da experincia dos jogos de empresas. No estudo, comparou-se o desempenho econmico e a consistncia do alinhamento estratgico das empresas simuladas no jogo de empresas SEE (Simulao de Estratgia Empresarial), com a aplicao do CBT de gesto estratgica de custos e formao de preo, com os mesmos indicadores obtidos por empresas simuladas em edies anteriores do jogo SEE, realizadas nos ltimos seis anos, nos cursos de graduao e ps-graduao em administrao da UEL. Para anlise, separaram-se os dados em funo dos distintos cenrios para as edies do jogo de empresas SEE e nveis de formao dos estudantes pesquisados. Quanto a metodologia, caracteriza-se como mtodo quantitativo, pesquisa experimental e com anlise da contribuio percebida pelos alunos, pela utilizao do CBT como survey, com o corte da pesquisa do tipo seccional com perspectiva longitudinal. Para anlise dos resultados, utilizaram-se tcnicas estatsticas para validao das hipteses, aplicando-se os testes t-student e Mann Whitney. Os principais resultados da pesquisa foram: o retorno do ativo operacional e o crescimento acumulado do patrimnio foram influenciados pela utilizao do CBT nos alunos da graduao no cenrio A; j no cenrio B e para os alunos da ps-graduao os resultados no apresentaram variabilidade. Quanto percepo dos estudantes em relao utilizao do CBT, concluiu-se que: o CBT apresentou altos benefcios na integrao do conhecimento, auxiliou na prtica da tomada de decises e anlise de problemas, contribuiu para o ensino/aprendizagem, demonstrou maior efetividade em relao aos mtodos tradicionais de ensino e integrou a teoria e prtica do contedo especfico apresentado. Embora tenha havido melhora nos indicadores de desempenhos econmicos, nas empresas simuladas com a disponibilidade e utilizao do CBT, no se pode afirmar, estatisticamente, que impactaram nos resultados. Mas a apreciao positiva dos estudantes que utilizaram o CBT indicou que a ferramenta efetiva para auxlio na formao profissional. Porm, pelos resultados do estudo, no h como afirmar que sua integrao com os jogos de empresas possam potencializar seus benefcios

Abstract: In the present work, seeking to explore the effects of integration of learning tools, it tried to analyze the impact of the availability and use of training based in computer (CBT) within the experience of business games. Was compared in the study, the economical performance and the consistence of the strategic alignment of the simulated companies in the business games SEE (Simulao de Estratgia Empresarial), for which was made available a CBT of strategic management of costs and formation of prices, with the same indicators obtained by simulated companies in previous editions of the game SEE, accomplished in the last six years, in the degree and post-graduation courses in administration of UEL. For the analysis, the data were separated due to the different sceneries for the editions of the business game SEE and levels of formation of the students researched. About the methodology, it is characterized as a quantitative method, experimental research and with analysis of the contribution noticed by the students, by the use of CBT as survey, with the cut of the research of sectional type with longitudinal perspective. For the analysis of the results, statistical techniques were used, and for validation of the formulated hypotheses were applied the tests t-student and Mann Whitney. The main results of the research were: the return of the operational assets and the cumulative growth of the equity were influenced by the use of CBT in the degree students in the scenery A; in the scenery B and for the students of post-graduation the results did not present variability. As for the students' perception in relation to the use of CBT, it was concluded that: the CBT presented high benefits in the integration of knowledge, it aided in practice of making decisions and analysis of problems, it contributed to the teaching/learning, it demonstrated larger effectiveness in relation to the traditional methods of teaching and it integrated the theory and practice of the specific content presented. Although there have been improvements in the indicators of economical performance, in the simulated companies with the readiness and use of CBT, it was not possible to affirm, statistically, that they make an impact in the results. But the students' positive appreciation who used CBT indicated that the tool is effective in the aid for professional formation. However, by the results of the study, it is not possible to confirm that its integration with the business games can potentiate their benefits
Data da defesa: 29/08/2008
Cdigo: vtls000167936
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Londrina
Orientador: Prof. Dr. Paulo da Costa Lopes
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 142. Federico Natalio Madkur.pdf
Tamanho: 2377 Kb (2434497 bytes)
Criado: 01-12-2008 13:02
Atualizado: 12-12-2008 13:58
Visitas: 1497
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