Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau

Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Análise de um modelo de gestão da informação da atividade docente em uma universidade pública
Autor(es): João Otávio Montanha Endrici
Palavras-chave [PT]:

Administração - Gestão da informação, Administração pública - sistema integrado - Informação, Administração pública - Gestão estratégica - Informação
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Álvaro José Periotto [Orientador] - UEM
Giancarlo Lucca - UEM
Luiz Tatto - UEM
Resumo:
Resumo: As constantes mudanças nas relações econômicas, sociais e políticas têm afetado, substancialmente a administração das organizações, que buscam meios para melhorar o desempenho e, com isto, promover seus valores. Estas mudanças fazem com que os gestores das organizações tradicionais, verticalizadas e burocráticas, repensem a estrutura visando adaptações para poder atender às novas exigências e às novas demandas da sociedade contemporânea. Assim, a estratégia, os sistemas, a tecnologia, a gestão da informação nas organizações, sejam elas públicas ou privadas, têm recebido crescente atenção e ampliado seus espaços na mídia, congressos e publicações especializadas nos últimos anos, exigindo a constante atualização de seus gestores. As soluções de gestão da informação percorrem caminhos e enfrentam obstáculos próprios nos diferentes tipos de organizações. No setor privado, as organizações ágeis se apropriam de soluções que alinham tecnologias de informação e comunicação à gestão do fluxo de trabalho e documentos, obtendo imediato reflexo na eficiência operacional e na criação de diferenciais. Já nas organizações públicas, as dificuldades inerentes ao rompimento com velhos paradigmas e atendimento às novas demandas, acentuam o desgaste corporativo e a degradação dos serviços. Nestas organizações os apelos por um contexto mais favorável convivem com a escassez de recursos e impelem o empreendedorismo interno à busca de alternativas. Sob esse cenário o presente trabalho propõe-se a verificar como a gestão da informação, pautada por um sistema integrado de informações da atividade docente, pode afetar as estratégias de uma unidade administrativa em uma universidade pública. Para isso buscou-se o referencial teórico em três pontos fundamentais: Gestão da Informação, Administração Pública e a Gestão Estratégica alinhada com os recursos das Tecnologias da Informação. Quanto ao percurso metodológico da pesquisa, esta se caracterizou como qualitativa, descritiva e desenvolvida por meio de um estudo de caso. A coleta de dados se deu por meio de entrevista e questionários aplicados nas unidades administrativas da Universidade Estadual de Maringá. A apresentação dos resultados foi precedida de um detalhamento da proposta do sistema G-Info (sistema integrado de informações) e das alternativas de seu uso na gestão da informação. Foi possível concluir que além dos problemas comuns à Administração Pública, a universidade pública apresenta outras especificidades que dificultam a gestão da informação eficiente e eficaz. Constatou-se também que o sistema G-Info apresenta-se como uma ferramenta capaz de proporcionar alinhamento da TI com as dimensões operacionais e estratégicas das unidades administrativas, permitindo-se vislumbrar a possibilidade de estender suas aplicações em novas dimensões institucionais
Abstract: The constant changes in economical, social and political relations have affected, substantially, the administration of the organizations, which seek for new ways of improving their performance, thus promoting the organization values. Such changes lead managers of traditional, verticalized and bureaucratic organizations, to rethink the organization structure, aiming at adapting themselves, in order to meet the new requirements and new demands of contemporary society. Therefore, currently, aspects such as organizational strategy, systems, technology, and information management - whether public or private - have received great attention in the media, in conferences and in specialized publications, thus requiring a constant updating on part of managers. Solutions, regarding information management cross paths and face their own obstacles in different types of organizations. In the private segment, it is observed that agile organizations appropriate themselves of solutions that align information and communication technologies to the management of workflow and documents, getting immediate reflex on operational efficiency and in creating differentials. However, in public organizations, difficulties, inherent to breaking old paradigms to meet new demands, emphasize the corporative fall and the degradation of services. In such organizations, the appeals for having a more favorable context live together with the shortage of resources, thus impelling the internal entrepreneurship to search for new alternatives. Based on such a scenario, the purpose of the present paper is to verify how the information management, guided by an integrated system of teaching information, may affect the strategies of an administrative unit of a public university. Aiming at achieving that purpose, theoretical reference was gathered, to focus three fundamental points: Information Management, Public Administration and Strategic Management, aligned with resources from Information Technology. Regarding the methodological approach, this research was characterized as a qualitative, descriptive research, developed through a case report. Data was collected through interviews and questionnaires applied in the administrative units of Universidade Estadual de Maringá. The presentation of results was preceded by a detailed G-Info system proposal (Integrated System of Information) and by alternatives on how to use them in the information management field. It was concluded that, besides presenting problems, which are common in Public Administration, a public university has other peculiarities that hinder an efficient and effective information management. Moreover, it was observed that G-Info system may be considered as a useful tool for providing IT alignment with the strategic and operational dimensions of the administrative units, which leads to think about the possibility of extending its applications to new institutional dimensions
Data da defesa: 24/09/2008
Código: vtls000168728
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Álvaro José Periotto
Co-Orientador:
Instituição: Universidade Estadual de Maringá . Departamento de Administração , Universidade Estadual de Londrina . Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: admin
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 144._João_Otávio_Montanha_Endrici.pdf
Tamanho: 838 Kb (857986 bytes)
Criado: 01-12-2008 12:43
Atualizado: 15-12-2008 11:51
Visitas: 2112
Downloads: 109

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.

Voltar