Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

Início > Dissertações e Teses > Ciências Biológicas > Ecologia > Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

Título [PT]: Estudos e práticas colaborativas não-presenciais em educação ambiental : implantação de uma solução na Web para interação com as escolas da região de inundação do alto rio Paraná.
Título [EN]: Studies and non-presencial collaborative practices on Environmental Education : a Web solution for interaction with schools in the floodplain region of the upper river Paraná.
Autor(es): Tania Regina Corredato Periotto
Palavras-chave [PT]:

Educação ambiental. Educação para a responsabilidade social. Aspectos ambientais. Ensino a distância. Portal temático para a Educação ambiental. Formação continuada. Práticas colaborativas. Porto Rico (Município). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Environmental Education. Continuous training. Collaborative practices. Porto Rico (City). Brazil.
Área de concentração: Ciências Ambientais
Titulação: Doutor em Ciências Ambientais
Banca:
Eduardo Augusto Tomanik [Orientador] - Nupélia/UEM
Pedro Paulo Ayroza - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Dirceu Guazzi - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
Ana Tyomi Obara - UEM
Evanilde Benedito - Nupélia/UEM
Resumo:
Resumo: O projeto "A planície alagável do alto rio Paraná" integra as ações de três grupos de pesquisas da Universidade Estadual de Maringá e tem entre as atividades previstas, o monitoramento ambiental e a articulação com as comunidades locais, visando o encaminhamento de possíveis soluções de problemas ambientais. Alinhado com tais atividades foi estruturado o Programa de Estudo Continuado em Educação Ambiental - Pecea, trazendo como proposta um trabalho interdisciplinar e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs conjugadas com práticas de Educação Ambiental junto aos professores da Escola Municipal Porto Rico-PR. Os resultados acumulados no período de um ano de interações evidenciaram a inclusão digital dos participantes e demonstrações de compreensão das dimensões da Educação Ambiental, sob a ótica da vertente socioambiental. Com o estímulo desses resultados, foi organizada uma forma interativa de suporte e colaboração não-presencial, um portal temático na Web para estudos socioambientais. Os objetivos desse texto são dois: descrever o processo de construção, estruturação e funcionamento do portal temático e o de apresentar uma avaliação qualitativa dos resultados diante das demandas de seu público, sob às perspectivas de sua disseminação gradativa e as inter-relações entre sociedade e natureza alternadas com práticas que vislumbrem melhorias da qualidade de vida e exercício de cidadania. A opção metodológica para o desenvolvimento do portal contemplou dois momentos: sua estruturação e implantação, conduzida pela pesquisadora, e atividades com características de pesquisa-ação em razão da temática, possibilitar o engajamento simultâneo de pesquisador e participantes, exercendo diferentes papéis, porém com objetivos comuns.

Abstract: The project "The Floodplain of the Upper River Paraná" comprises both the activities of three research groups of the State University of Maringá and environmental monitoring coupled to articulations with local communities, among other activities, for possible solutions of environmental issues. The program for the Continuous Study on Environmental Education (PECEA) was planned according to the above-mentioned activities. An interdisciplinary work and the use of Information and Communication Technologies (ICTs) have been established supplemented with practical work on Environmental Education executed with teachers of the Municipal School of Porto Rico PR Brazil. During one year of interactivities results showed digital inclusion of participants and the understanding of several dimensions in Environmental Education from the social and environmental points of view. Results also triggered an interactive type of platform and non-presencial collaboration, or rather, a WEB thematic portal for social and environmental studies. The aims of current text are (1) the description of the construction, structuring and functioning process of the thematic portal and (2) the qualitative evaluation of results according to users' demands. This is done through gradual dissemination and inter-relationships between society and nature which may be alternated by practices that foreground improvement in life quality and in citizenship. The methodological option for the development of the portal was based on (1) structuring and establishment, conducted by the researcher and (2) on activities, characterized as research-activity according to the theme, to make possible the simultaneous engagement of the researcher and the participants, each according to their own roles, albeit with common aims.
Data da defesa: 18/08/2008
Código: vtls000168731
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Augusto Tomanik
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Biologia
Nível: Tese (doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais) / UEM. Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

Responsavel: salete
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: Periotto-Tania Regina Corredato-2008-DO.pdf
Tamanho: 230 Kb (235484 bytes)
Criado: 17-11-2008 18:29
Atualizado: 03-10-2011 18:59
Visitas: 1952
Downloads: 115

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.