Resumo: O marketing, como fenômeno das ciências sociais e aplicadas, é o produto de uma construção social, teórica científica, ao longo de mais de um século no estudo do pensamento administrativo, sendo integrado no interesse de outras áreas da ciência na medida em que aumenta seu volume de influência social. Consideradas as circunstâncias de mercado, troca e relacionamento, o fenômeno pode ser identificado pelo estudo da civilização, desde sua existência. Com uma perspectiva acadêmica e científica emerge a partir das revoluções sociais transformadoras do século XVIII e tem evoluído seu arcabouço teórico até a atualidade, tendo passado por diversas fases interpretativas. O marketing global, como se entende na atualidade é produto de uma construção originária de diversas escolas de pensamento, especialmente de origem anglo-americana, e notadamente intensiva a partir dos Estados Unidos. Este trabalho, considerando essas circunstâncias originais e suas influências, estuda o fenômeno, desde seu surgimento nas academias de ensino superior no Brasil, até sua atualidade. A partir de fontes que revelam a produção acadêmica de marketing no Brasil, este estudo busca então identificar se há um marketing que possa ser tratado por brasileiro, ou se o que temos no país apenas reflete uma construção importada de outras culturas. Um método baseado na análise historiográfica, de eventos e publicações, editadas nos últimos 54 anos e uma pesquisa exploratória com docentes da área, constrói a base de informações para considerações conclusivas do questionamento proposto. A resposta final de tal questionamento é apontada a partir do cruzamento das informações tomadas, com o conceito de paradigmas prevalecentes para o marketing atual e se define conclusivamente nesse trabalho indicando que a maioria da produção brasileira de marketing na academia de ensino superior representa uma reprodução dos conceitos estabelecidos pelo paradigma transacional, com abordagem quantitativa, especialmente importados do exterior, onde se destacam principalmente os Estados Unidos e também a Europa.
Abstract: The marketing, as a phenomenon of social and applied sciences, is the product of a scientific-theoretical social construction for over a century in the administrative thought, being integrated in the interest of other areas of science insofar as it increases its volume of social influence. Considered the circumstances of the market such as exchange and relationship the phenomenon can be identified by the study of civilization since its existence. With an academic and scientific perspective, it emerges from the transformative social revolutions of the eighteenth century and has evolved its theoretical framework to the present, having passed through several interpretative phases. The global marketing as understood at present is the product of an original construction from several theoretical schools, especially of Anglo-American origin, notably intensive in the United States. This work, considering these original circumstances and their influences, studies the phenomenon since its emergence in the academies of higher education in Brazil until its present. From sources that reveal the academic production of marketing in Brazil, this paper researches if there is a marketing that can be identified as Brazilian or whether what we have in the country only reflects a construction imported from other cultures. One method based on historical analysis of events and publications, published in the last 54 years and an exploratory research with teachers in the area, build an information base for conclusive considerations of the proposed questioning. The final answer to this question is pointed from the information taken, crossed with the concept of prevailing paradigms for the current marketing and is defined in this work like a reproduction of american and european paradigms to studies of marketing. |