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Ttulo [PT]: A produo acadmica de Marketing no Brasil : uma anlise historiogrfica dos ltimos 50 anos
Autor(es): Csar Renato Ferreira da Costa
Palavras-chave [PT]:

Marketing brasileiro. Produo acadmica. Historiografia. Paradigmas. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Marketing. Brazilian marketing. Academic production. Paradigms. Brazil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Ariston Azevdo Mendes - UEPG
Mario Nei Pacagnan - UEL
Resumo:
Resumo: O marketing, como fenmeno das cincias sociais e aplicadas, o produto de uma construo social, terica cientfica, ao longo de mais de um sculo no estudo do pensamento administrativo, sendo integrado no interesse de outras reas da cincia na medida em que aumenta seu volume de influncia social. Consideradas as circunstncias de mercado, troca e relacionamento, o fenmeno pode ser identificado pelo estudo da civilizao, desde sua existncia. Com uma perspectiva acadmica e cientfica emerge a partir das revolues sociais transformadoras do sculo XVIII e tem evoludo seu arcabouo terico at a atualidade, tendo passado por diversas fases interpretativas. O marketing global, como se entende na atualidade produto de uma construo originria de diversas escolas de pensamento, especialmente de origem anglo-americana, e notadamente intensiva a partir dos Estados Unidos. Este trabalho, considerando essas circunstncias originais e suas influncias, estuda o fenmeno, desde seu surgimento nas academias de ensino superior no Brasil, at sua atualidade. A partir de fontes que revelam a produo acadmica de marketing no Brasil, este estudo busca ento identificar se h um marketing que possa ser tratado por brasileiro, ou se o que temos no pas apenas reflete uma construo importada de outras culturas. Um mtodo baseado na anlise historiogrfica, de eventos e publicaes, editadas nos ltimos 54 anos e uma pesquisa exploratria com docentes da rea, constri a base de informaes para consideraes conclusivas do questionamento proposto. A resposta final de tal questionamento apontada a partir do cruzamento das informaes tomadas, com o conceito de paradigmas prevalecentes para o marketing atual e se define conclusivamente nesse trabalho indicando que a maioria da produo brasileira de marketing na academia de ensino superior representa uma reproduo dos conceitos estabelecidos pelo paradigma transacional, com abordagem quantitativa, especialmente importados do exterior, onde se destacam principalmente os Estados Unidos e tambm a Europa.

Abstract: The marketing, as a phenomenon of social and applied sciences, is the product of a scientific-theoretical social construction for over a century in the administrative thought, being integrated in the interest of other areas of science insofar as it increases its volume of social influence. Considered the circumstances of the market such as exchange and relationship the phenomenon can be identified by the study of civilization since its existence. With an academic and scientific perspective, it emerges from the transformative social revolutions of the eighteenth century and has evolved its theoretical framework to the present, having passed through several interpretative phases. The global marketing as understood at present is the product of an original construction from several theoretical schools, especially of Anglo-American origin, notably intensive in the United States. This work, considering these original circumstances and their influences, studies the phenomenon since its emergence in the academies of higher education in Brazil until its present. From sources that reveal the academic production of marketing in Brazil, this paper researches if there is a marketing that can be identified as Brazilian or whether what we have in the country only reflects a construction imported from other cultures. One method based on historical analysis of events and publications, published in the last 54 years and an exploratory research with teachers in the area, build an information base for conclusive considerations of the proposed questioning. The final answer to this question is pointed from the information taken, crossed with the concept of prevailing paradigms for the current marketing and is defined in this work like a reproduction of american and european paradigms to studies of marketing.
Data da defesa: 2008
Cdigo: vtls000168771
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao, Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 143. Csar Renato Ferreira da Costa.pdf
Tamanho: 1594 Kb (1632112 bytes)
Criado: 03-12-2008 12:21
Atualizado: 11-12-2008 17:16
Visitas: 1372
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