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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Incio > Dissertaes e Teses > Multidisciplinar > Ensino > Programa de Ps-Graduao em Educao para Cincia e a Matemtica

Ttulo [PT]: Geometria na educao infantil : da manipulao empirista ao concreto piagetiano
Autor(es): Simone de Souza
Palavras-chave [PT]:

Geometria. Educao infantil. Matemtica. Ensino. Epistemologia gentica. Conduta metodolgica. Concepo pedaggica. Concepo epistemolgica. Paran (Estado). Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Geometry. Epistemological conception. Methodological conduct. Child education. Paran (Estado). Brazil.
rea de concentrao: Ensino de Cincias e Matemtica
Titulao: Mestre em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica
Banca:
Valdeni Soliani Franco [Orientador] - UEM
Fernando Becker - UFRGS
Rui Marcos de Oliveira Barros - UEM
Resumo:
Resumo: Refletir sobre os conhecimentos de geometria do professor de educao infantil e as concepes epistemolgicas que fundamentam suas condutas pedaggicas o objetivo de nossa pesquisa. Para tanto, recorremos pesquisa qualitativa e utilizamos a entrevista semi-estruturada e o relato escrito como recursos coleta dos discursos de seis professoras que atuam nas redes pblica e particular de ensino, de uma cidade ao norte do Paran. A anlise dos discursos indica boa vontade das professoras para o trabalho geomtrico, entretanto o desconhecimento da geometria enquanto teoria e a enraizada concepo epistemolgica empirista, reportam idia de que este conhecimento est nos objetos, bastando sua manipulao para que haja aprendizagem. Confirmou-se a supremacia da concepo empirista subjacente s condutas pedaggicas em que caberia s crianas, atravs do estmulo e da organizao dos materiais manipulativos pelos docentes, a descoberta das formas geomtricas presentes nos objetos e no mundo que as rodeia. No interior desta dinmica docente, buscamos na epistemologia gentica de Jean Piaget e na proposta de identificao de padres, as bases slidas para contribuies reflexo e atuao de professores. Na tentativa de fomentar discusses nesta rea, levantamos questionamentos, provocamos um olhar construtivista para as noes geomtricas na educao infantil e buscamos auxiliar mudanas na prtica pedaggica corrente. Neste contexto, dos relatos das professoras, selecionamos para proposio de trabalho com base construtivista os recursos: figuras geomtricas, slidos geomtricos, blocos lgicos, jogos, desenhos infantis e a observao de espaos geogrficos e a confeco de maquetes. Entendemos que estes recursos podem ser veculos de aprendizagem significativa e viabilizadores da construo de noes geomtricas infantis. Soma-se a eles um leque de possibilidades que amplia a necessidade de constantes pesquisas na rea.

Abstract: The aim of this study is to reflect on children's teachers geometry knowledge and the epistemological conception that characterize their educational conducts. Therefore, we had a qualitative research, semi-structured interview and a written report used as resources to get the private and public school six teachers' discourse collection in one city of Paran state. The discourses analysis shows us the good teachers' willing with the geometry study, however the non-acquaintance theory and the rooted epistemological empiricist conception indicate that the knowledge is in the objects and these objects manipulation is enough to achieve the learning. It was possible to confirm the empiricist conception supremacy through the educational conduct where the children discover the geometrical form in the objects and in the world by the stimulus and material organized by the teachers. According to the teacher's work, we used Jean Piaget genetic epistemology and the standard identification purpose as basis for teachers' performance reflection. At the attempt to cause discussion in this area, we raised some questions, we elicited a constructivist view for geometric idea for child education and we tried to help teachers with the learning practice changes. In this context, we selected some suggestions with constructivist approach: geometric illustrations, geometry solid, logical block, games, children's drawings, geographical space observation and scale model production. We can see that these resources are good ways to learn geometry. Besides that, there are other possibilities that require a constant research in this area.
Data da defesa: 05/03/2007
Cdigo: vtls000168973
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2007
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Valdeni Soliani Franco
Co-Orientador: Prof. Dr. Regina Maria Pavanello
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Centro de Cincias Exatas
Nvel: Dissertao (mestrado em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Educao para a Cincia e o Ensino de Matemtica

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 2007_SIMONE DE SOUZA.pdf
Tamanho: 652 Kb (667593 bytes)
Criado: 15-04-2009 14:51
Atualizado: 15-04-2009 15:01
Visitas: 2926
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