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Ttulo [PT]: Modalidade epistmica e evidencialidade : um exerccio de anlise funcionalista em textos acadmicos e em entrevistas com pesquisadores
Autor(es): Mrcia de Freitas Santos
Palavras-chave [PT]:

Textos orais e escritos. Lingustica. Gnero textual. Artigo cientfico. Entrevista. Descrio lingustica. Modalidade epistmica. Evidencialidade. Funcionalismo. Discurso cientfico.
Palavras-chave [EN]:
Epistemic modality. Evidentiality. Functional linguistics. Academic discourse. Oral Language. Written language.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Juliano Desiderato Antonio [Orientador] - UEM
Ana Cristina Jaeger Hintze - UEM
Marize Mattos Dall' Aglio Hattnher - UNESP
Resumo:
Resumo: Este trabalho investiga os efeitos comunicativos produzidos pelas categorias evidencialidade e modalidade epistmica na fala e na escrita. Para tanto, constituiu-se um corpus composto por dez artigos acadmicos e dez entrevistas orais concedidas pelos autores desses textos. Para a anlise, utilizaram-se os estudos sobre a tipologia dos evidenciais em lngua portuguesa desenvolvidos por Dall'Aglio-Hattnher (2007) e a estrutura da orao em camadas de orientao funcionalista holandesa (DIK 1989, 1997; HENGEVELD 1988, 1989). Tendo em vista que as diferentes condies de produo determinam as estratgias lingsticas que sero usadas, procurou-se verificar no corpus a indicao da fonte da informao (domnio evidencial) e a avaliao que o falante faz sobre o valor de verdade de sua afirmao (domnio modal). Considerando-se a orao como uma estrutura hierrquica constituda por vrias camadas, passou-se a analisar os modalizadores epistmicos que incidem sobre a predicao e a proposio. Ao qualificar epistemicamente uma proposio, "o falante toma a responsabilidade pessoal em relao ao contedo da proposio, e assinala o grau de sua certeza em relao verdade ou validao desse contedo" (NEVES, 2006). Por outro lado, no nvel da predicao, o falante avalia a realidade do estado de coisas designado pela predicao, independente de sua opinio pessoal. A anlise do corpus evidenciou que, nos textos acadmicos, a freqncia de modalizadores epistmicos no nvel da predicao foi bem mais alta que a freqncia de modalizadores no nvel da proposio devido s caractersticas do gnero analisado. O artigo acadmico deve transparecer objetividade e imparcialidade. Nas entrevistas orais, a anlise demonstrou uma situao inversa. A freqncia de ocorrncia de modalizadores epistmicos sobre a proposio foi maior, confirmando, assim, a hiptese de que discutir e avaliar as descobertas j publicadas favorece um grau de comprometimento maior por parte do falante. A anlise do corpus demonstrou ainda que a evidencialidade predominante no texto acadmico foi a relatada, uma vez que o autor do texto normalmente deve se ancorar na autoridade de uma fonte que goza de prestgio. Em contrapartida, nas entrevistas, houve uma maior freqncia de ocorrncias de evidencialidade inferida. Concluiu-se que, devido ao fato de o falante ser a fonte da informao, quando no tinha certeza a respeito da validade de suas afirmaes ou no dispunha de dados suficientes para uma afirmao categrica, preferia marcar a dvida como sua.

Abstract: This research work investigates the communicative effects produced by evidentiality and epistemic modality in spoken and written language. In order to make this research possible, a corpus was constituted with 10 academic papers and 10 oral interviews with the authors of these papers. The analyses were based on Dall'Aglio-Hattnher's studies about the typology of evidentials in Brazilian Portuguese and on the conception of clause structure as a layered organization as conceived by Functional Grammar (DIK 1989, 1997; HENGEVELD 1988, 1989). Considering that different production conditions set the linguistic strategies that will be used, we tried to verify the indication of the source of the information (evidential domain) and the evaluation made by the speaker about the truth value of his utterance (modal domain). Considering the layered organization of the clause, analysis took into account epistemic modals which affect predication level and epistemic modals which affect proposition level. When the speaker qualifies a proposition epistemically, "he takes personal responsibility for the statement of the proposition, and appoints the degree of his certainty regarding the truth or endorsement of that statement" (NEVES, 2006). On the other hand, at predication level, the speaker evaluates the reality of the state of affairs designated by predication regardless his personal opinion. The analysis of the corpus showed that in academic papers the frequency of epistemic modals at predication level was higher then the frequency of epistemic modals at proposition level because of the characteristics of the discourse genre that was analysed. Academic papers must be objective and impartial. The results were different in the oral interviews. The frequency of epistemic modals at proposition level was higher, confirming the hypothesis discussing and evaluating discoveries that have already been published promote a higher degree of commitment of the speaker. The analysis of the corpus also showed that cited evidentiality was the most used type of evidentiality in academic papers because authors usually search for the authority of respected sources. On the other hand, in the interviews, inferred evidentiality was more frequent. It was concluded that due to the fact that the speaker be the source of information, when it had no certainty about the validity of his statements or did not have sufficient data for a categorical statement, marked the doubt as his.
Data da defesa: 12/12/2008
Cdigo: vtls000170311
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Juliano Desiderato Antonio
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: dissertao.pdf
Tamanho: 768 Kb (786168 bytes)
Criado: 28-03-2009 14:44
Atualizado: 28-03-2009 14:53
Visitas: 1409
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