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Título [PT]: Área de influência varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
Autor(es): Henrique Ceciliato de Carvalho
Palavras-chave [PT]:

Área de influência. Varejo. Supermercados. Londrina. Paraná (Estado). Brasil.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Luiz Antonio Felix [Orientador] - UEL
José Carlos Dalmas - UEL
Mário Nei Pacagnan - UEL
Resumo:
Resumo: Na administração de uma rede varejista, as decisões relativas à localização das lojas estão entre as mais importantes, pois a escolha inadequada dos pontos de venda pode significar o fracasso da organização. A escolha de uma boa localização para instalação de um varejo está intrinsecamente ligada à identificação e análise da área de influência, ou seja, a área geográfica da qual um varejista ou grupo de varejistas obtém seus consumidores. Assim, esta pesquisa procurou analisar o comportamento das áreas de influência de três supermercados de uma rede da cidade de Londrina. O objetivo geral foi verificar se a dimensão da área de influência supermercadista depende de características das lojas e do comportamento de compra dos consumidores. Para a coleta de informações sobre o comportamento de compra dos consumidores, foram realizadas 1105 entrevistas utilizando-se de um questionário que identificou o gênero dos clientes, os locais onde estavam antes de irem ao supermercado, o tempo gasto no deslocamento, o meio de locomoção utilizado, a freqüência de compra e os valores gastos. Para a análise dos dados, utilizou-se o teste estatístico não paramétrico do Qui-Quadrado, que permitiu verificar a existência de relações de dependência entre a área de influência e as demais variáveis. Aponta como principais resultados que quanto maior o tamanho do supermercado e o número de vagas de estacionamento disponíveis, maiores são as dimensões da área de influência. Além disso, verificou-se que o tamanho da área de influência apresenta relação de dependência com a freqüência de compra dos consumidores. Conclui que a área de influência é um construto teórico pouco desenvolvido que carece de mais estudos, não sendo possível a generalização dos resultados alcançados nesta pesquisa.
Data da defesa: 13/08/2008
Código: vtls000170354
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Londrina
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antônio Felix
Instituição: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração. Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 141. Henrique Ceciliato de Carvalho.pdf
Tamanho: 1344 Kb (1376614 bytes)
Criado: 15-04-2009 10:48
Atualizado: 15-04-2009 11:05
Visitas: 1850
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