Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Incio > Dissertaes e Teses > Cincias Sociais Aplicadas > Administrao > Programa de Ps-Graduao em Administrao

Ttulo [PT]: rea de influncia varejista : um estudo em uma rede de supermercados da cidade de Londrina
Autor(es): Henrique Ceciliato de Carvalho
Palavras-chave [PT]:

rea de influncia. Varejo. Supermercados. Londrina. Paran (Estado). Brasil.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Luiz Antonio Felix [Orientador] - UEL
Jos Carlos Dalmas - UEL
Mrio Nei Pacagnan - UEL
Resumo:
Resumo: Na administrao de uma rede varejista, as decises relativas localizao das lojas esto entre as mais importantes, pois a escolha inadequada dos pontos de venda pode significar o fracasso da organizao. A escolha de uma boa localizao para instalao de um varejo est intrinsecamente ligada identificao e anlise da rea de influncia, ou seja, a rea geogrfica da qual um varejista ou grupo de varejistas obtm seus consumidores. Assim, esta pesquisa procurou analisar o comportamento das reas de influncia de trs supermercados de uma rede da cidade de Londrina. O objetivo geral foi verificar se a dimenso da rea de influncia supermercadista depende de caractersticas das lojas e do comportamento de compra dos consumidores. Para a coleta de informaes sobre o comportamento de compra dos consumidores, foram realizadas 1105 entrevistas utilizando-se de um questionrio que identificou o gnero dos clientes, os locais onde estavam antes de irem ao supermercado, o tempo gasto no deslocamento, o meio de locomoo utilizado, a freqncia de compra e os valores gastos. Para a anlise dos dados, utilizou-se o teste estatstico no paramtrico do Qui-Quadrado, que permitiu verificar a existncia de relaes de dependncia entre a rea de influncia e as demais variveis. Aponta como principais resultados que quanto maior o tamanho do supermercado e o nmero de vagas de estacionamento disponveis, maiores so as dimenses da rea de influncia. Alm disso, verificou-se que o tamanho da rea de influncia apresenta relao de dependncia com a freqncia de compra dos consumidores. Conclui que a rea de influncia um construto terico pouco desenvolvido que carece de mais estudos, no sendo possvel a generalizao dos resultados alcanados nesta pesquisa.
Data da defesa: 13/08/2008
Cdigo: vtls000170354
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Londrina
Orientador: Prof. Dr. Luiz Antnio Felix
Instituio: Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao. Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 141. Henrique Ceciliato de Carvalho.pdf
Tamanho: 1344 Kb (1376614 bytes)
Criado: 15-04-2009 10:48
Atualizado: 15-04-2009 11:05
Visitas: 1334
Downloads: 95

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.