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Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

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Ttulo [PT]: Mdia e a produo discursiva de novas identidades femininas na ps-modernidade
Autor(es): Patrcia Duarte de Britto
Palavras-chave [PT]:

Anlise do discurso. Mdia impressa. Lingustica. Ps-modernidade. Identidade feminina. Processos identitrios. Anlise do discurso francesa. Novas identidades femininas. Governamentalidade.
Palavras-chave [EN]:
New feminine identities. Printed magazines. Post-modernity/net modernity. Governamentability.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos - Estudos do Texto e do Discurso
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Pedro Lus Navarro Barbosa [Orientador] - UEM
Ismara Eliane Vidal de Souza Tasso - UEM
Vanice Maria Oliveira Sargentini - UFSCar
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa dissertativa tematiza o processo de constituio identitria do sujeito feminino nas prticas discursivas em mass media contemporneos. Com o olhar voltado para a revista impressa diversional destinada ao pblico feminino, buscamos vislumbrar, na sociedade ps-moderna, o modo como saberes sobre a mulher so construdos, enquanto "verdades" necessrias para que novas identidades femininas sejam firmadas. Para tanto, nos debruamos ao estabelecimento de vrias relaes entre saberes, processos econmicos e sociais, formas de comportamento, sistemas de normas e tcnicas, os quais nos possibilitam compreender quem a nova mulher da ps-modernidade, quem ela diz ser e quem a mdia massiva diz que ela . O alicerce para nossas reflexes est no entrecruzamento entre linguagem, sociedade, histria e memria e, para tanto, lanamos mo, como embasamento terico-analtico, dos estudos referentes terceira poca da Anlise de Discurso erigida por Michel Pcheux, das formulaes discursivas de Jean-Jacques Courtine e, principalmente, das contribuies de Michel Foucault teoria do discurso. Tambm nos fundamentamos nas reflexes de pesquisadores da Teoria de Comunicao de Massa e dos Estudos Culturais, a partir de deslocamentos oriundos dos pressupostos ps-modernos. O mtodo arqueolgico, elaborado por Michel Foucault, o guia para nossas anlises, que so norteadas pelos seguintes conceitos-chave: enunciado, funo enunciativa, regularidade discursiva, arquivo, governamentalidade, memria discursiva, interdiscurso, trajeto temtico, comunicao de massa, identidade, diferena, ps-modernidade, modernidade lquida, mulher-elstico, fragmentao e flutuao. Nosso material analtico forma um arquivo de dez reportagens, retiradas de quatro exemplares da revista Veja Edio Especial Mulher, veiculados nas edies de 08/2002, 08/2003, 05/2006 e 06/2008. Esse material nos direciona a organizao de trs trajetos temticos, a partir dos quais possvel detectar a construo de novas identidades femininas na ps-modernidade: a) o trabalho, a mulher e seus mltiplos papis; b) a beleza esttica da mulher; c) o relacionamento amoroso entre homem e mulher. Em nosso arquivo, analisamos um conjunto de enunciados verbais, dispersos e heterogneos, efetivamente ditos por mulheres que se subjetivam a partir de uma relao com tipos particulares de governo e autocontrole, de modo a compreenderem aquilo que so e encontrarem para si uma identidade, constituindo-se em sujeitos de suas prprias existncias. Analisamos tambm enunciados formulados por detentores de saber de diferentes ordens. Tais enunciados, ao serem organizados pela revista, constroem imagens modelares, legitimam mltiplas identidades coletivas e determinam condutas, objetivando suas leitoras em sujeitos femininos. Nossa hiptese, confirmada em nossos resultados de pesquisa, a de que Veja no somente um aparelho institucional de controle que guia comportamentos, idias, condutas, servindo como um tipo de mentor que exerce certa autoridade no que se refere tentativa de controle dos papis de suas leitoras. Edio Especial Mulher , principalmente, espao para que a mulher contempornea, enquanto material vivo imprima em cada pgina sua cotidianidade, vivendo nela suas prprias prticas, tcnicas, programaes de conduta e disciplinas, ora se submetendo revista, ora dela se liberando, ao se construir como sujeito e tomar conscincia de si. Mediante tal hiptese, no procuramos respostas definitivas; diagnosticamos as tcnicas e os processos que movem a histria, constroem os discursos e constituem as novas identidades femininas em revistas impressas buscando alcanar um estado de reflexo, conscientes de que, uma vez analisado, o arquivo permanece para novas abordagens, no se esgotando em nossa interpretao.

Abstract: The theme of current research comprises the process of the identity status of the female subject in the discourses of contemporary social mass media. The printed past-time magazine published for the female population is highlighted. Research deals with the manner knowledge on the female population, or rather, the necessary "truths" for the formation of feminine identities, is built. The relationships between knowledge, economic and social processes, types of behavior, system of norms and techniques are established so that the new post-modern woman may be understood, coupled to what she says she is and what the social mass media say she is. The dissertation is foregrounded on the intercrossing between language, society, history and memory. The theoretical and analytic basis is made up of studies on the third wave of Michel Pcheux's Discourse Analysis, Jean-Jacques Courtine's discourse formulas and chiefly on Michel Foucault's contributions to the theory of discourse. It is also based on research on Mass Communication Theory and on Cultural Studies as from the displacements underlying the suppositions of post-modernism. Foucault's archeological method leads us on our analyses guided by the key concepts of enunciation, enunciation function, discursive regularity, archive, governmentability, discursive memory, interdiscourse, thematic path, mass communication, identity, difference and post-modernity/net modernity, elastic woman, fragmentation and fluctuation. Analytic material is composed of ten reports withdrawn of four numbers of the Brazilian magazine Veja Edio Especial Mulher, published in August 2002, August 2003, May 2006 and June 2008. The above-mentioned material was organized according to three thematic trajectories from which the construction of new feminine identities in post-modernity could be detected: a) jobs, women and their multiple roles; b) female aesthetic beauty; c) love relationships between the male and the female. A set of verbal enunciations, actually said by women, are analyzed. These women make themselves subjects through a relationship constituted by special types of agency and self-control by which they understand what they are and built up an identity of their own. As a matter of fact, they make themselves the subjects of their own existence. Verbal enunciations prepared by knowledge holders hailing from different stances are also investigated. The organization of the enunciations by the magazine editors favors the construction of model images, the legitimization of multiple collective identities and the determination of types of behavior with the aim at producing feminine subjects. The hypothesis of current dissertation, confirmed by results of research, is that the magazine Veja is not merely an institutional control tool that fabricates behavior, ideas and ways of thinking. Neither is it a merely mentor that exercises certain authority for the control of the female readers' roles. Actually, Edio Especial Mulher is mainly a place where the contemporary woman, as a living being, inscribes its day-to-day experience in each page, experiences her own practices, techniques, behavior and discipline programs. Whereas in certain instances she submits herself to the magazine's dictum, at others she frees herself from it when she makes herself a subject and is conscious of her own condition. Definite answers are not given. Techniques and the processes that make up history, construct discourses and constitute new feminine identities have been diagnosed in magazines. Current research, therefore, lies within the reflection condition, without any presumption of definitely solving the issue. In fact, the archive exists to be explored for new approaches.
Data da defesa: 05/09/2008
Cdigo: vtls000170359
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Pedro Lus Navarro Barbosa
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Patricia_Duarte_de_Brito.pdf
Tamanho: 5453 Kb (5583938 bytes)
Criado: 19-04-2010 13:24
Atualizado: 19-04-2010 13:47
Visitas: 1016
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