Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Amoras sem espinhos : a recepo de Fbulas (1922), de Monteiro Lobato, por crianas do ensino fundamental
Autor(es): Adriana Paula dos Santos Silva
Palavras-chave [PT]:

Literatura infanto-juvenil. Fbulas de Monteiro Lobato. Crtica e interpretao. Literatura e Ensino. Literatura esttica.Traduo e interpretao. Recepo. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Literature and Teaching. Fbulas, Monteiro Lobato. Reception. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Vera Helena Gomes Wielewicki [Orientador] - UEM
Alice urea Penteado Martha - UEM
Lourdes Kaminski Alves - Unioeste
Resumo:
Resumo: Esta dissertao relata resultados obtidos a partir da anlise da recepo de textos literrios por crianas pertencentes ao primeiro ciclo do Ensino Fundamental, de uma escola privada da cidade de Maring - Paran. Os textos analisados so vinte e duas fbulas, retiradas do livro homnimo, do escritor brasileiro Monteiro Lobato (1882 - 1948). Desta forma, a primeira parte do trabalho aborda os recursos de adaptao e traduo literrias e pardia como instrumentos utilizados na reescrita lobatiana, verificando a influncia destes recursos na constituio do texto narrativo. Nesta perspectiva, a teoria da Esttica da Recepo abordada enquanto direcionamento terico que identifica a participao do leitor na recepo do texto literrio. No acompanhamento do universo de leitura resgatou-se, como sustentao terica, a estrutura e a histria do gnero fabular, como forma de entender as leituras apresentadas pelos leitores de Monteiro Lobato, na atividade de leitura em sala de aula.

Abstract: This dissertation relates results from the analysis of the reception of literary texts by students that belong to the first cycle of a private primary school, situated in the city of Maring - Paran. The analyzed texts are twenty-two fables, from the homonym book, by the Brazilian writer Monteiro Lobato (1992-1948). Thus, the first part of the research deals with the resources of literary adaptation, translation and parody as tools used in the lobatiana rewriting, verifying their influence in the constitution of the narrative text. In relation to the reading universe, it was read and used as theoretical support, the structure and history of fable genre, in order to understand the readings presented by the readers of Monteiro Lobato, in the reading activity in the classroom.
Data da defesa: 03/09/2008
Cdigo: vtls000170382
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr.Vera Helena Gomes Wielewicki
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: apssilva.pdf
Tamanho: 10922 Kb (11184320 bytes)
Criado: 22-04-2010 11:25
Atualizado: 22-04-2010 11:37
Visitas: 1252
Downloads: 16

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.