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Ttulo [PT]: Marketing social corporativo e empreendedorismo social : uma anlise da atuao empresarial por meio de fundaes e institutos
Autor(es): Kerla Mattiello
Palavras-chave [PT]:

Marketing social corporativo. Empreendedorismo social. Terceiro setor.
Institutos. Fundaes.
Palavras-chave [EN]:
Corporate social marketing. Social entrepreneurship. Institutes. Foundations.
rea de concentrao: Gesto de Negcios
Titulao: Mestre em Administrao
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Hilka Vier Machado - UEM
Isolde Terezinha Santos Previdelli - UEM
Resumo:
Resumo: Marketing social corporativo entendido como um modo eficaz de construir a marca de uma empresa ou de seus produtos e servios, reforar, demonstrar e explicitar valores corporativos, bem como atuar socialmente atravs de investimento corporativo na comunidade, visvel especialmente por meio de programas de aes sociais de longo prazo, associados empresa e sua marca. Tais programas inicialmente foram implementados diretamente pelas prprias empresas. No obstante, nos ltimos anos um fenmeno de carter relevante para o campo do empreendedorismo desperta a ateno: programas de aes sociais tm sido cada vez mais desenvolvidos por meio de institutos e fundaes empresariais que so frutos de aes empreendedoras voltadas para a criao de novas organizaes destinadas a atuarem socialmente no terceiro setor. O estudo buscou evidenciar as aes de marketing social corporativo (MSC) de grandes empresas brasileiras criadoras de institutos ou fundaes empresariais atravs da anlise e descrio dos programas de MSC e se esta prtica pode influenciar a iniciativa de empreender institutos e fundaes empresariais. Foi utilizado o mtodo de pesquisa do tipo survey e como instrumento de coleta de dados o questionrio. O trabalho trata desse fenmeno ainda inexplorado por pesquisadores de empreendedorismo e de marketing, cuja magnitude pode ser observada por meio de evidncias empricas encontradas no mbito do GIFE - Grupo Fundao, Institutos e Empresas, grupo este escolhido como foco de pesquisa.

Abstract: Corporate social marketing is understood as an effective way of building the mark of a company or of their products and services, to reinforce, to demonstrate and to explicit corporate values, as well as to act socially through corporate investment in the community, visible especially through programs of social actions of long period, associates to the company and his/her mark. Such programs initially were implemented directly by the own companies. In spite of, in the last years a phenomenon of relevant character for the field of the entrepreneurship wakes up the attention: programs of social actions have been more and more developed through institutes and business foundations that are fruits of enterprising actions returned for the creation of new destined organizations her act socially in the third section. The study looked for to evidence the actions of corporate social marketing (MSC) of great companies Brazilian creators of institutes or business foundations through the analysis and description of the programs of MSC and if this practice can influence the initiative of undertaking institutes and business foundations. The method of research of the type survey was used and as instrument of collection of data the questionnaire. The work treats of that phenomenon still unexplored for entrepreneurship researchers and of marketing, whose magnitude can be observed through empiric evidences found in the extent of GIFE - Group Foundation, Institutes and Companies, group chosen as research focus.
Data da defesa: 29/09/2008
Cdigo: vtls000170383
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituio: Universidade Estadual de Maring. Departamento de Administrao. Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administrao
Nvel: Dissertao (mestrado em Administrao)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Administrao
UEL: Programa de Ps-Graduao em Administrao

Responsavel: inez
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: 146. Kerla Mattiello.pdf
Tamanho: 1247 Kb (1276997 bytes)
Criado: 15-04-2009 13:19
Atualizado: 15-04-2009 13:27
Visitas: 1216
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