Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Página Principal  Português   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentação | Objetivos | Instruções Autores | Estatísticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | versão 1.1  
Índice
Página principal
Documentos
Novidades
Usuários

Ações
Consultar
Procurar
Exibir estatísticas

Procurar por:
Procura avançada

Dúvidas e sugestões


Consultar: Programa de Pós-Graduação em Administração

Início > Dissertações e Teses > Ciências Sociais Aplicadas > Administração > Programa de Pós-Graduação em Administração

Título [PT]: Marketing social corporativo e empreendedorismo social : uma análise da atuação empresarial por meio de fundações e institutos
Autor(es): Kerla Mattiello
Palavras-chave [PT]:

Marketing social corporativo. Empreendedorismo social. Terceiro setor.
Institutos. Fundações.
Palavras-chave [EN]:
Corporate social marketing. Social entrepreneurship. Institutes. Foundations.
Área de concentração: Gestão de Negócios
Titulação: Mestre em Administração
Banca:
Francisco Giovanni David Vieira [Orientador] - UEM
Hilka Vier Machado - UEM
Isolde Terezinha Santos Previdelli - UEM
Resumo:
Resumo: Marketing social corporativo é entendido como um modo eficaz de construir a marca de uma empresa ou de seus produtos e serviços, reforçar, demonstrar e explicitar valores corporativos, bem como atuar socialmente através de investimento corporativo na comunidade, visível especialmente por meio de programas de ações sociais de longo prazo, associados à empresa e sua marca. Tais programas inicialmente foram implementados diretamente pelas próprias empresas. Não obstante, nos últimos anos um fenômeno de caráter relevante para o campo do empreendedorismo desperta a atenção: programas de ações sociais têm sido cada vez mais desenvolvidos por meio de institutos e fundações empresariais que são frutos de ações empreendedoras voltadas para a criação de novas organizações destinadas a atuarem socialmente no terceiro setor. O estudo buscou evidenciar as ações de marketing social corporativo (MSC) de grandes empresas brasileiras criadoras de institutos ou fundações empresariais através da análise e descrição dos programas de MSC e se esta prática pode influenciar a iniciativa de empreender institutos e fundações empresariais. Foi utilizado o método de pesquisa do tipo survey e como instrumento de coleta de dados o questionário. O trabalho trata desse fenômeno ainda inexplorado por pesquisadores de empreendedorismo e de marketing, cuja magnitude pode ser observada por meio de evidências empíricas encontradas no âmbito do GIFE - Grupo Fundação, Institutos e Empresas, grupo este escolhido como foco de pesquisa.

Abstract: Corporate social marketing is understood as an effective way of building the mark of a company or of their products and services, to reinforce, to demonstrate and to explicit corporate values, as well as to act socially through corporate investment in the community, visible especially through programs of social actions of long period, associates to the company and his/her mark. Such programs initially were implemented directly by the own companies. In spite of, in the last years a phenomenon of relevant character for the field of the entrepreneurship wakes up the attention: programs of social actions have been more and more developed through institutes and business foundations that are fruits of enterprising actions returned for the creation of new destined organizations her act socially in the third section. The study looked for to evidence the actions of corporate social marketing (MSC) of great companies Brazilian creators of institutes or business foundations through the analysis and description of the programs of MSC and if this practice can influence the initiative of undertaking institutes and business foundations. The method of research of the type survey was used and as instrument of collection of data the questionnaire. The work treats of that phenomenon still unexplored for entrepreneurship researchers and of marketing, whose magnitude can be observed through empiric evidences found in the extent of GIFE - Group Foundation, Institutes and Companies, group chosen as research focus.
Data da defesa: 29/09/2008
Código: vtls000170383
Informações adicionais:
Idioma: Português
Data de Publicação: 2008
Local de Publicação: Maringá
Orientador: Prof. Dr. Francisco Giovanni David Vieira
Instituição: Universidade Estadual de Maringá. Departamento de Administração. Universidade Estadual de Londrina. Departamento de Administração
Nível: Dissertação (mestrado em Administração)/
UEM: Programa de Pós-Graduação em Administração
UEL: Programa de Pós-Graduação em Administração

Responsavel: inez
Categoria: Aplicação
Formato: Documento PDF
Arquivo: 146. Kerla Mattiello.pdf
Tamanho: 1247 Kb (1276997 bytes)
Criado: 15-04-2009 13:19
Atualizado: 15-04-2009 13:27
Visitas: 1741
Downloads: 119

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponível neste sistema é de propriedade e responsabilidade de seus autores.