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Ttulo [PT]: A televiso na escola como objeto de leitura : uma proposta de letramento miditico televisivo
Autor(es): Letcia Afonso Rosa Garcia
Palavras-chave [PT]:

Leitura. Televiso e escola. Lngua portuguesa. Escola. Televiso. Interao.
Palavras-chave [EN]:
Reading. Television. School. Portuguese language. Interaction.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Renilson Jos Menegasse [Orientador] - UEM
Maria Clia Cortez Passetti - UEM
Ezequiel Theodoro da Silva - UNICAMP
Resumo:
Resumo: Nesta pesquisa investiga-se como ocorre a relao da escola, professores e alunos com a televiso enquanto veculo de comunicao de massa e de que forma ela utilizada no ambiente escolar. Para isso, utilizei como metodologia a aplicao de questionrios e entrevistas com os participantes do curso "TV e Leitura", que foi organizado para alcanar o objetivo geral deste trabalho: auxiliar na formao de professores capazes de trabalhar com a televiso em sala de aula, como objeto de leitura, visando formao de telespectadores crticos, capazes de ler de forma ativa o contedo da mdia. O curso foi ministrado em quatro mdulos de quatro horas cada para dezesseis professores de Lngua Portuguesa do Ensino Mdio da rede pblica da cidade de Cascavel (PR). Os pressupostos tericos esto respaldados pela concepo interacionista de leitura, que a compreende com um processo de construo de sentidos em que o leitor co-produtor e interage com o texto. Tal conceituao transposta para o ato de assistir televiso que, nesta pesquisa, considerado como ato de leitura. Por isso, defendo que se faz urgente que a escola inclua a televiso em sala de aula como objeto de leitura, capacitando os alunos a l-la de forma crtica, como leitores competentes. Atravs dos questionrios aplicados aos professores, foi possvel notar que a televiso no utilizada em sala como fonte de leitura, mas apenas como suporte tcnico para as aulas com vdeo. Outro aspecto observado que a maioria dos professores no compreende o ato de assistir televiso como um ato de leitura, o que foi alterado aps a participao no curso "TV e Leitura". Outro dado relevante que apesar de trabalharem em mdia quarenta horas semanais, os docentes assistem televiso diariamente, o que se caracteriza como um hbito, sem qualquer avaliao negativa em relao prtica. Os ndices revelam que, mesmo no assumindo, na maioria das vezes, os professores so telespectadores assduos, sendo que o gnero preferido por 100% deles o telejornalstico. O principal resultado obtido por esta pesquisa foi a aplicao da proposta de letramento miditico apresentada no curso "TV e Leitura" por uma das professoras participantes em suas aulas de Lngua Portuguesa. Por meio de uma atividade em sala de aula, os alunos produziram uma reportagem sobre a Gincana Ambiental desenvolvida anualmente pela escola, colocando em prtica conceitos que os ajudaram a conhecer como se d a produo da notcia na televiso e, assim, se constitussem como leitores de mdia crticos e ativos com as caractersticas de um leitor competente.

Abstract: In this research, it was investigated how schools,' teachers' and students interact with the television as a mass media vehicle, and how it is used in the educational environment. The methodology used included questionnaires and interviews with the members of the course "TV and Reading", which was organized in order to reach the general aim of this research: to assist the formation of teachers so that they could be able to work with the television in the classroom as a reading object, by forming critical expectators who could read the mass contents selectively. The course was composed by four modules of four hours each, and it was designed for sixteen Portuguese teachers in a public high school in Cascavel, Parana state. The theoretical framework was based on the conception of the interactionist reading view, which understands it as a process of a construction of meanings in which the reader is a co-producer and also interacts with the text. This concept is viewed when one is watching television, and when this is considered a reading act. That's why, I defend that it is urgent that schools include the television in the classrooms as a reading object, because this will make students critical and competent readers. Through the teachers` questionnaires, it was possible to observe that the television is not used in the classroom as a reading source, but just as a technical support for the video classes. Another aspect observed is that most teachers do not understand the act of watching television as a reading act. However this changed after their participation in the course "TV and Reading". Another relevant data is that, in spite of working about forty hours a week, teachers watch TV every day, which characterizes a habit, without any negative evaluation when related to their practice. The data revealed that, although most times they do not assume, teachers are frequent expectators, and a hundred percent of them prefer the news. The main result observed in this research was the real application of the media literacy which was showed in the course "TV and Reading" by one of the Portuguese teachers. During a class, students produced some news about an environmental game which is developed annually by their school. In this class, they practiced concepts that helped them to know how the TV news are produced, so they became critical readers of the media, and also selective when we consider the characteristics of a competent reader.
Data da defesa: 07/08/2008
Cdigo: vtls000170512
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Renilson Jos Menegassi
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Centro de Cincias Humanas Letras e Artes
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: largarcia.pdf
Tamanho: 1620 Kb (1658415 bytes)
Criado: 27-04-2010 10:15
Atualizado: 27-04-2010 10:25
Visitas: 826
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