Biblioteca Digital da UEM: Sistema Nou-Rau
Pgina Principal  Portugus   English  Español   Aumentar Texto  Texto Normal  Diminuir Texto
  Principal | Apresentao | Objetivos | Instrues Autores | Estatsticas | Outras Bibliotecas Digitais
  Sistema Integrado de Bibliotecas - SIB / UEM
Entrar | acessos | verso 1.1  
ndice
Pgina principal
Documentos
Novidades
Usurios

Aes
Consultar
Procurar
Exibir estatsticas

Procurar por:
Procura avanada

Dvidas e sugestes


Consultar: Programa de Ps-Graduao em Letras

Incio > Dissertaes e Teses > Lingstica, Letras e Artes > Letras > Programa de Ps-Graduao em Letras

Ttulo [PT]: Mulheres em conflito com a lei : representaes sociais, identidades de gnero e letramento
Autor(es): Erika Patrcia Teixeira de Oliveira
Palavras-chave [PT]:

Letramento. Representao social. Identidade. Gnero. Priso feminina. Maring. Paran. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Social representation. Identity. Gender. Reading and writing. Maring. Paran. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Neiva Maria Jung [Orientador] - UEM
Sonia Aparecida Lopes Benites - UEM
Dbora de Carvalho Figueiredo - UNISUL
Resumo:
Resumo: Esta pesquisa investiga as representaes sociais de gnero apresentadas por mulheres encarceradas em um presdio feminino e as identidades sociais constitudas neste contexto especfico de aprisionamento. A partir desta investigao, este estudo reflete sobre possveis formas de trabalho com a escrita, que, de fato, possam contribuir com a reinsero dessas mulheres na sociedade. A perspectiva terica adotada fundamenta-se na Teoria das Representaes Sociais (MOSCOVICI, 1981; JODELET, 2001), nos estudos sobre Identidade Social (HALL, 2000, 2007; SILVA, 2007; MOITA LOPES, 2002), Gnero Social (LOURO, 1998) e Letramento (KLEIMAN, 1995; SIGNORINI, 1995, TFOUNI, 1995). Atravs de um vis qualitativo interpretativo do tipo etnogrfico (MAISON, 1996; ERICKSON, 1989; TRIVIOS, 1987), buscamos enfocar a viso mica das participantes; por isso, os dados que constituem o corpus so provenientes da tcnica de triangulao de dados, a partir da qual se privilegiou a entrevista semi-estruturada e a observao de campo. As anlises demonstram que, por um lado, as participantes da pesquisa revelam representaes sociais hegemnicas acerca do gnero feminino, sociedade e escrita, por outro, elas esto re-significando algumas representaes, como de presa, de priso e de tempo, a partir da sua insero na cultura prisional. Atravs de suas representaes, possvel identificar identidades negociadas, desejadas e/ou negadas por elas, at mesmo possveis conflitos de identidade gerados pela relao com suas realidades e culturas marcadas, por serem de classe baixa, oriundas de famlias desestruturadas, com pouca escolaridade e marcadas pelo estigma de presidirias. A anlise demonstrou tambm que as representaes e identidades reconstrudas neste ambiente prisional, principalmente as representaes de priso e sociedade, reforam a construo de estigmas que contribuem para a reincidncia prisional. Conclumos que a priso deve ser repensada como um espao para a aplicao da incluso, reabilitao e reinsero social atravs de projetos nos quais a escrita tambm possa ser includa, pois os dados apontam que a escrita adquiriu uma funo de libertao para algumas dessas mulheres. Acreditamos que, a partir de uma concepo de letramento em termos de prtica e eventos sociais, podem ser desenvolvidas atividades de leitura e escrita voltadas s representaes dessas mulheres e aos conflitos de identidade pelos quais esto passando. Por outro lado, seria interessante tambm pensar em programas que privilegiassem a profissionalizao das mulheres, a fim de que elas pudessem pleitear posteriormente um trabalho na sociedade e serem reinseridas social e dignamente .

Abstract: This research study investigates the social representations of gender provided by inmates of a prison for females and the social identities in this specific context. The analysis deals with possible types of activities, such as writing, which may contribute towards the women's reinsertion in society. The theoretical perspectives are grounded on the Theory of Social Representations (MOSCOVICI, 1981; JODELET, 2001), on studies on Social Identity (HALL, 2000, 2007; SILVA, 2007; MOITA LOPES, 2002), Gender (LOURO, 1998) and Reading and Writing (KLEIMAN, 1995; SIGNORINI, 1995, TFOUNI, 1995). Since study focuses on the participants' emic interpretation is focused through an ethnographic interpretative and qualitative stance (MAISON, 1996; ERICKSON, 1989; TRIVIOS, 1987), the data that comprise the research corpus were collected through a triangular technique including half-structured interviews and field observation. The analyses show that participants in current research reveal, on the one hand, hegemonic social representations on the female gender, society and writing, and, on the other hand, they re-signify certain representations, such as those involving prison inmates, prison and time, due to their insertion within the prison culture. Negotiated identities, wished and/or denied, and even possible identity conflicts with regard to their day-to-day lives, low-class culture, un-structured families, low literacy level and the jail stigma can be identified through their representations. The analysis also shows that representations and identities re-built in the prison environment, especially those of prison and society, reinforce the construction of stigmas which may contribute towards relapses. The prisons should be conceived as spaces for inclusion, re-habilitation and social re-insertion by means of projects involving the learning of reading and writing, among other subjects. The data show that writing turned up to be a freedom factor for some of the women under analysis. Reading and writing activities involving the representations of females prison inmates and their experienced identity conflicts may be developed through a concept of literacy as a social practice and event. This research results also indicate the need to offer prison inmates programs that gave priority to the professional upgrading of female prison inmates so that, at a later date, they may apply for jobs for their social and dignified insertion within society.
Data da defesa: 09/09/2008
Cdigo: vtls000170549
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Neiva Maria Jung
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: InteiraTudo1812.pdf
Tamanho: 1506 Kb (1542301 bytes)
Criado: 27-04-2010 11:31
Atualizado: 27-04-2010 11:45
Visitas: 1460
Downloads: 30

[Visualizar]  [Download]

Todo material disponvel neste sistema de propriedade e responsabilidade de seus autores.