Resumo: Mais de um terço da população brasileira, atualmente, tem menos de dezoito anos de idade. De acordo com o último relatório da situação da criança e do adolescente, divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em agosto de 2007, cerca de 75% dessas crianças e adolescentes são oriundos de famílias de baixa renda. O mesmo relatório aponta para os riscos e problemas que os mesmos enfrentam, entre eles trabalho infantil, evasão escolar, marginalidade, drogas, prostituição, violência e mortalidade. Com isso, surgem muitas organizações não-governamentais (ONGs) que tentam contribuir, de alguma forma, com a melhoria de vida desses jovens. Segundo dados da Secretaria Nacional de Assistência Social, hoje existem no Brasil, devidamente cadastradas e documentadas, aproximadamente dezessete mil ONGs que atendem em torno de nove milhões de jovens. A constatação de que pouco se tem estudado sobre a leitura nessas instituições instigou-nos à pesquisa em uma entidade não-governamental, situada no noroeste do Paraná, que apresenta como missão a promoção do ser humano, tendo a leitura como uma de suas estratégias. Sabemos que para formar um indivíduo leitor são necessários empenho e organização de diferentes instâncias sociais. Dessa forma, justificamos nosso estudo pela necessidade e importância de se refletir e diagnosticar as práticas de leitura desenvolvidas por essa ONG. Escolhemos como percurso metodológico uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico e de natureza aplicada. Temos como objetivo investigar a recepção de textos literários por adolescentes atendidos pela entidade. Para tanto, realizamos uma análise sobre o trabalho de leitura já realizado e aplicamos uma Oficina como forma de oferecer mais uma proposta para trabalhar a leitura na entidade. O diagnóstico do trabalho desenvolvido com a leitura foi feito por meio de observações e de aplicação de questionários à Monitora da Biblioteca, à Monitora da Oficina de Comunicação e aos adolescentes. Nesse diagnóstico, verificamos que a entidade preocupasse com a promoção da leitura entre os adolescentes, no entanto necessita investir na valorização, na capacitação e na formação dos responsáveis pela mediação da leitura. A partir do diagnóstico e de posse das informações sobre o Horizonte de Expectativas dos adolescentes planejamos a Oficina de Leitura em conformidade com o método recepcional desenvolvido por Bordini e Aguiar (1988) mediante os pressupostos teóricos da Estética da Recepção. A Oficina foi aplicada em uma turma de dezesseis adolescentes entre onze e treze anos, os quais participaram ativamente das atividades propostas e, ao se manifestarem na etapa de questionamento do Horizonte de Expectativas, 100% deles afirmaram gostar de ler e demonstraram que a leitura do texto literário promoveu a reflexão e o posicionamento deles diante de uma situação representada no meio ficcional, mas que tem contato com o mundo real em que vivem. A leitura do texto literário, desse modo, evidenciou a função humanizadora da Literatura a que trata Antonio Candido (1972). Esse estudo sobre a leitura na entidade, sobretudo o diagnóstico, contribuiu para a reflexão de outras possibilidades de se trabalhar com a leitura e pela necessidade de melhoria do regime de trabalho dos monitores. Atualmente, a coordenadora empenha-se em firmar um convênio com o município para que este disponibilize alguns professores da rede municipal para prestarem serviços na Escola Oficina Cidadão do Amanhã.
Abstract: Nowadays, over one third of the Brazilian population is less than eighteen years of age. According to the last report on the children and adolescent situation, released by the United Nations Children's Fund (UNICEF) in August 2007 around 75% of these children and adolescents came from a poor family. The same report shows the risks and problems such as child labor, school dropout, marginalization, drugs, prostitution, violence and death that these people face. For this reason, there are many non-governmental organizations (NGOs) that somehow contribute, trying to improve these young people's lives. According to the National Secretariat for Social Assistance, currently there are in Brazil, around seventeen thousand NGOs duly registered and documented to assist approximately nine million young people. The fact that little has been studied about reading in these institutions encouraged us to make a research in a non-governmental organization located in the Northwestern of Paraná, the research has the objective of promoting the human being through reading strategies. It is known that in order to form a reader, both organization and commitment in several situations are required. Thus we can explain our study through the need and importance of diagnosing and reflecting upon the practice of reading developed by the NGOs. The methodology chosen was the qualitative research of ethnographic and applied nature. We have to consider how the literary texts will be accepted by the adolescent assisted by the organization. Therefore we carried out an analysis of the reading task which had been used followed by a Workshop on how to deal with reading in the organization. The diagnosis of the work on reading was made both by observation and questionnaires to be answered by the library assistant, by the Assistant of Communication of the Workshop and by the adolescents. In this diagnosis we realized that the organization is concerned with promoting reading among adolescents, however they need to invest on training and preparing those sponsible for applying reading. Based on the diagnosis and information on the Horizon Expectations of adolescents, we have planned a eading Workshop in accordance with the Receptional Method developed by Bordini and Aguiar (1988), following the theoretical assumptions concerning Reception Aesthetics. The workshop was implemented in a group of seventeen adolescents between eleven and thirteen years old, who participated actively in the activities proposed. Through the questionnaire about their Horizon Expectations, we found out that 100% of the adolescents enjoyed reading texts and declared that this kind of reading made them reflect upon their lives even though the reading was fiction. The reading of literary text then, highlighted the humanizing nature of the Literature that Antônio Candido (1972) deals with. This study on reading, mainly the diagnosis, contributed to considering other possibilities for working with reading, in addition, it contributed to improving the tutors' job. Currently, the coordinator is committed to signing an agreement with the city council so that they can provide some teachers from the regional administration to work at Escola Oficina Cidadão do Amanhã - _Workshop School Citizens of the Future. |