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Ttulo [PT]: Oficina de leirura e a formao do leitor : a recepo do texto literrio por adolescentes de uma instituio no governamental do noroeste do Paran
Autor(es): Andria Cristina Cruz
Palavras-chave [PT]:

Textos literrios. Recepo. Leitura. Formao do leitor. Oficina de leitura. Mtodo recepcional. Adolescentes. Instituio no governamental. ONGs. Brasil.
Palavras-chave [EN]:
Formation of the Reader. Workshop of Reading. Non-Governmental
Institution. Brazil.
rea de concentrao: Estudos Literrios
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Rosa Maria Graciotto Silva [Orientador] - UEM
Clarice Zamonaro Cortez - UEM
Jos Batista de Sales - UFMS
Resumo:
Resumo: Mais de um tero da populao brasileira, atualmente, tem menos de dezoito anos de idade. De acordo com o ltimo relatrio da situao da criana e do adolescente, divulgado pelo Fundo das Naes Unidas para a Infncia (UNICEF), em agosto de 2007, cerca de 75% dessas crianas e adolescentes so oriundos de famlias de baixa renda. O mesmo relatrio aponta para os riscos e problemas que os mesmos enfrentam, entre eles trabalho infantil, evaso escolar, marginalidade, drogas, prostituio, violncia e mortalidade. Com isso, surgem muitas organizaes no-governamentais (ONGs) que tentam contribuir, de alguma forma, com a melhoria de vida desses jovens. Segundo dados da Secretaria Nacional de Assistncia Social, hoje existem no Brasil, devidamente cadastradas e documentadas, aproximadamente dezessete mil ONGs que atendem em torno de nove milhes de jovens. A constatao de que pouco se tem estudado sobre a leitura nessas instituies instigou-nos pesquisa em uma entidade no-governamental, situada no noroeste do Paran, que apresenta como misso a promoo do ser humano, tendo a leitura como uma de suas estratgias. Sabemos que para formar um indivduo leitor so necessrios empenho e organizao de diferentes instncias sociais. Dessa forma, justificamos nosso estudo pela necessidade e importncia de se refletir e diagnosticar as prticas de leitura desenvolvidas por essa ONG. Escolhemos como percurso metodolgico uma pesquisa qualitativa de cunho etnogrfico e de natureza aplicada. Temos como objetivo investigar a recepo de textos literrios por adolescentes atendidos pela entidade. Para tanto, realizamos uma anlise sobre o trabalho de leitura j realizado e aplicamos uma Oficina como forma de oferecer mais uma proposta para trabalhar a leitura na entidade. O diagnstico do trabalho desenvolvido com a leitura foi feito por meio de observaes e de aplicao de questionrios Monitora da Biblioteca, Monitora da Oficina de Comunicao e aos adolescentes. Nesse diagnstico, verificamos que a entidade preocupasse com a promoo da leitura entre os adolescentes, no entanto necessita investir na valorizao, na capacitao e na formao dos responsveis pela mediao da leitura. A partir do diagnstico e de posse das informaes sobre o Horizonte de Expectativas dos adolescentes planejamos a Oficina de Leitura em conformidade com o mtodo recepcional desenvolvido por Bordini e Aguiar (1988) mediante os pressupostos tericos da Esttica da Recepo. A Oficina foi aplicada em uma turma de dezesseis adolescentes entre onze e treze anos, os quais participaram ativamente das atividades propostas e, ao se manifestarem na etapa de questionamento do Horizonte de Expectativas, 100% deles afirmaram gostar de ler e demonstraram que a leitura do texto literrio promoveu a reflexo e o posicionamento deles diante de uma situao representada no meio ficcional, mas que tem contato com o mundo real em que vivem. A leitura do texto literrio, desse modo, evidenciou a funo humanizadora da Literatura a que trata Antonio Candido (1972). Esse estudo sobre a leitura na entidade, sobretudo o diagnstico, contribuiu para a reflexo de outras possibilidades de se trabalhar com a leitura e pela necessidade de melhoria do regime de trabalho dos monitores. Atualmente, a coordenadora empenha-se em firmar um convnio com o municpio para que este disponibilize alguns professores da rede municipal para prestarem servios na Escola Oficina Cidado do Amanh.

Abstract: Nowadays, over one third of the Brazilian population is less than eighteen years of age. According to the last report on the children and adolescent situation, released by the United Nations Children's Fund (UNICEF) in August 2007 around 75% of these children and adolescents came from a poor family. The same report shows the risks and problems such as child labor, school dropout, marginalization, drugs, prostitution, violence and death that these people face. For this reason, there are many non-governmental organizations (NGOs) that somehow contribute, trying to improve these young people's lives. According to the National Secretariat for Social Assistance, currently there are in Brazil, around seventeen thousand NGOs duly registered and documented to assist approximately nine million young people. The fact that little has been studied about reading in these institutions encouraged us to make a research in a non-governmental organization located in the Northwestern of Paran, the research has the objective of promoting the human being through reading strategies. It is known that in order to form a reader, both organization and commitment in several situations are required. Thus we can explain our study through the need and importance of diagnosing and reflecting upon the practice of reading developed by the NGOs. The methodology chosen was the qualitative research of ethnographic and applied nature. We have to consider how the literary texts will be accepted by the adolescent assisted by the organization. Therefore we carried out an analysis of the reading task which had been used followed by a Workshop on how to deal with reading in the organization. The diagnosis of the work on reading was made both by observation and questionnaires to be answered by the library assistant, by the Assistant of Communication of the Workshop and by the adolescents. In this diagnosis we realized that the organization is concerned with promoting reading among adolescents, however they need to invest on training and preparing those sponsible for applying reading. Based on the diagnosis and information on the Horizon Expectations of adolescents, we have planned a eading Workshop in accordance with the Receptional Method developed by Bordini and Aguiar (1988), following the theoretical assumptions concerning Reception Aesthetics. The workshop was implemented in a group of seventeen adolescents between eleven and thirteen years old, who participated actively in the activities proposed. Through the questionnaire about their Horizon Expectations, we found out that 100% of the adolescents enjoyed reading texts and declared that this kind of reading made them reflect upon their lives even though the reading was fiction. The reading of literary text then, highlighted the humanizing nature of the Literature that Antnio Candido (1972) deals with. This study on reading, mainly the diagnosis, contributed to considering other possibilities for working with reading, in addition, it contributed to improving the tutors' job. Currently, the coordinator is committed to signing an agreement with the city council so that they can provide some teachers from the regional administration to work at Escola Oficina Cidado do Amanh - _Workshop School Citizens of the Future.
Data da defesa: 09/09/2008
Cdigo: vtls000170812
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2008
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Rosa Maria Graciotto Silva
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: accruz.pdf
Tamanho: 1168 Kb (1196541 bytes)
Criado: 18-06-2009 15:57
Atualizado: 18-06-2009 16:08
Visitas: 1641
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