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Ttulo [PT]: Percurso dos gneros do narrar no ensino de lngua materna : um diagnstico com foco nos alunos
Autor(es): Masa Cardoso
Palavras-chave [PT]:

Narrativa. Ensino. Literatura e lingustica. Diagnstico. Lngua portuguesa.
Palavras-chave [EN]:
To narrate. Literature and linguistics. Diagnosis.
rea de concentrao: Estudos Lingusticos
Titulao: Mestre em Letras
Banca:
Sonia Aparecida Lopes Benites [Orientador] - UEM
Renilson Jos Menegassi - UEM
Vera Teixeira de Aguiar - PUCRS
Resumo:
Resumo: Embora o narrar seja uma capacidade desenvolvida desde a infncia, antes mesmo da fase escolar, diversos trabalhos acadmicos tm demonstrado a crescente apatia dos alunos quanto leitura e produo de textos pertencentes a gneros dessa tipologia. Alerta a essa contradio, a pesquisa objetiva mapear, a partir da perspectiva do educando, o percurso do texto narrativo nas aulas de Lngua Portuguesa do Ensino Bsico e sua repercusso nas atividades extraclasse. O contexto da pesquisa constitudo por escolas de Ensino Mdio e Fundamental da regio de Maring, nas quais os dados foram colhidos, por meio de questionrios, junto a alunos de quinta e oitava sries de Ensino Fundamental e terceiro ano de Ensino Mdio. Esta investigao fundamenta-se numa perspectiva de ensino-aprendizagem interacionista, na concepo de gnero bakhtiniana (BAKHTIN, 2003) e no conceito de tipologia de Adam (apud BRONCKART, 1999; BRANDO, 2000; BONINI 2005). Adotamos a proposta de Agrupamento de gneros feita por Dolz e Schneuwly (2004), e evidenciamos duas concepes de Tipo narrativo, na pesquisa: na primeira, mais ampla, se incluem tambm gneros do relatar (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004), caracterizados por seqncias de eventos, situados no tempo, mas sem conflito nem tratamento esttico; a segunda refere-se s seqncias de eventos, fundamentalmente marcadas pela presena de conflito e por um trabalho artstico com a palavra. Os gneros a abrangidos pertencem exclusivamente ordem do narrar (DOLZ E SCHNEUWLY, 2004). nesta ltima acepo que nossa anlise se fixa, devido relevncia da abordagem dos gneros narrativos literrios, em sala de aula e o papel da literatura na formao do homem (CANDIDO,1972). A pesquisa procura verificar: a) se os alunos reconhecem um texto narrativo e so capazes de apontar suas caractersticas e elementos principais; b) se os alunos gostam de ler e produzir/reproduzir textos narrativos; c) se a escola, no decorrer das sries, passa para segundo plano o trabalho com o texto narrativo; d) se os alunos lem e escrevem textos narrativos fora da escola por iniciativa prpria. A anlise dos dados demonstrou que os educandos revelaram-se mais aptos a reconhecer o Tipo narrativo - na acepo mais ampla - do que os diversos gneros narrativos (literrios). A capacidade de reconhecimento desses vai se aperfeioando, no decorrer da vida escolar. Em relao ao prazer em ler, os alunos revelaram gostar mais de ler do que produzir gneros narrativos na escola, que, por sua vez, paulatinamente, substitui a leitura dos gneros narrativos por outros, especialmente da ordem do argumentar. Nesse aspecto, a quinta a srie em que predomina o estudo e a leitura de narrativas; a oitava volta-se para textos argumentativos, predomnio que intensificado no Ensino Mdio, em que a leitura e a anlise da narrativa ficam restritas s indicaes do exame vestibular. Fora da sala de aula, os alunos afirmaram preferir ler principalmente os gneros narrativos, com destaque s histrias de humor, ao, suspense e aventura. Quanto produo, em contexto escolar, destacam-se, em todas as sries, a narrao, a dissertao, o resumo e a resenha, textos tradicionalmente escolares, cuja abordagem desvinculada das condies de produo textual. possvel perceber que, nas sries iniciais, a esses gneros somam-se outros, o que caracteriza uma maior diversidade textual. Contudo, a produo extraclasse contempla textos da ordem do narrar e do relatar, em "blogs" e dirios, com interlocutor determinado e estilo prprio. Os alunos revelaram ter tido experincias com narrativas orais na infncia e evidenciaram o prazer em contar histrias, piadas, casos e outras formas de narrativas orais, fora da escola.

Abstract: Despite narration is an ability developed in childhood, prior to school phase, various academic works have shown the increasing students' apathy in reading and text production in narrative genres. Bearing such contradiction in mind, this research aims to outline, from the student perspective, the course of narrative text in Portuguese Language classes of Basic Education and its repercussion in extra class activities. The research context is grounded in primary and secondary school in the region of Maring, from where the data were collected by means of questionnaires with students from the fifth and eighth grades of primary school, and third grade of secondary school. This investigation draws on an interactionist perspective, on Bakhtin's concept of genre (BAKHTIN, 2003), and on Adam's concept of typology (apud Bronckart, 1999; Brando, 2000; Bonini 2005). We adopted the model of genre grouping proposed by Dolz e Schneuwly (2004), and we highlighted two narrative type concepts: the first one includes the genre of reporting (Dolz e Schneuwly, 2004), characterized by the sequence of events, situated in time, but without conflict or aesthetic treatment; the second one concerns itself with the sequence of events, fundamentally marked by the presence of conflict and by an artistic work with the word. The genres aforementioned belong exclusively to the order of narration (Dolz e Schneuwly, 2004). It is in the latter concept that this study is grounded in, due to the relevance of approaching literary narrative genres in the classroom, and the role of literature in men's education (CANDIDO, 1972). The research looks at checking: a) if the students recognize a narrative text and are able to point out its characteristics and main elements; b) if the students like reading and produce/reproduce narrative texts; c) if the school, throughout grades, changes to second plan the work with narrative texts; d) if the students read and write narrative texts outside school by their own initiative. Data analysis showed that the students were more apt to recognize a narrative Type - in its wider concept - as compared to the various narrative genres (literary). Their recognition capacity improves throughout their school life. As regards pleasure in reading, the students showed to like reading better than producing narrative genres at school, which in turn gradually replaces the reading of narrative genres by others, especially the argumentative type ones. In this respect, it is in the fifth grade that the study of narratives predominates; the eighth grade is concerned with argumentative texts, whose predominance is intensified in secondary school, in which the reading and the narrative analysis are restricted to the exam of vestibular. Outside classroom, the students stated to prefer reading, mainly the narrative genres, highlighting comedy, action, thriller and adventure. As regards production, in school context, the genres which emerged in all grades were the narration, dissertation, summary, traditional school texts whose approach is not connected with the conditions of textual production. It is possible to notice that in initial grades, other genres are added to the aforementioned ones, which characterizes a major textual diversity. However, the extra class production contemplates texts of the narration and reporting order, in blogs and diaries, with a determined interlocutor and a proper style. The students reported having had experiences with oral narratives in childhood and showed pleasure in telling stories, jokes, cases and other forms of oral narrative outside school. The final conclusion is that, even when leaving school, narrative remains in the student life.
Data da defesa: 20/03/2009
Cdigo: vtls000171107
Informaes adicionais:
Idioma: Portugus
Data de Publicao: 2009
Local de Publicao: Maring
Orientador: Prof. Dr. Sonia Aparecida Lopes Benites
Instituio: Universidade Estadual de Maring . Departamento de Letras
Nvel: Dissertao (mestrado em Letras)/
UEM: Programa de Ps-Graduao em Letras

Responsavel: beth
Categoria: Aplicao
Formato: Documento PDF
Arquivo: Dissertao Masa Cardoso.pdf
Tamanho: 2883 Kb (2952575 bytes)
Criado: 22-04-2010 11:40
Atualizado: 22-04-2010 11:58
Visitas: 1529
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